Saiba como definir suas potencialidades e fragilidades para ganhar destaque e sucesso no mercado de trabalho

potencialidades e fragilidades

Potencialidades e fragilidades são itens presentes na vida de qualquer profissional, e saber como identificar tais fatores pode fazer toda a diferença na hora de buscar uma nova posição ou crescer no mercado de trabalho. Embora a maioria das pessoas seja condicionada a esconder seus pontos fracos – mostrando ao mundo, apenas, seus pontos fortes – saber identificar suas próprias dificuldades e limitações é essencial para obter sucesso profissional.

Além de poder lhe indicar um caminho acertado e por onde se pode evoluir, ter em mente quais sãos as suas potencialidades e fragilidades também pode ser uma ótima pedida para descobrir oportunidades de crescimento e aprendizado – ajudando-lhe a construir uma carreira cada vez mais promissora e cheia de experiências variadas.

Dito isso, fica claro que, por meio da identificação de seus pontos fracos, é possível se colocar melhor no mercado – avaliando que tipo de informação e ação deve ser aperfeiçoado para crescer. Junto com isso, devem ser analisados, também, os seus pontos fortes – permitindo um posicionamento confiante na hora de se lançar para novos desafios no mercado de trabalho.

Assim como no caso da identificação dos pontos fracos, saber quais são suas maiores potencialidades é fundamental para se tronar um profissional mais completo – já que, por meio dessa consciência, é possível se aperfeiçoar ainda mais e usar essa experiência como um grande diferencial de talento.

Em ambos os casos, cabe ao profissional fazer uma análise criteriosa e honesta de si, deixando de lado o orgulho e mantendo o foco na sua lista de dificuldades para saber o que precisa ser melhorado, e nos itens em que já se tem sucesso para que seja possível planejar cursos e maneiras variadas de aperfeiçoamento.

Imagem: reprodução

 

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário