Conheça quatro passos essenciais para definir a premiação de funcionários e motivar suas equipes cada vez mais

premiacao-funcionarios 3

Sejam pequenas ou grandes, as empresas dos dias de hoje necessitam de ações que garantam a motivação e o empenho constante de seus funcionários – podendo impulsionar suas equipes à alcançar níveis altos de produtividade e, com isso, cada vez mais sucesso no mercado. Para que esse tipo de estratégia dê certo, incluir a premiação de funcionários em meios às demais práticas de reconhecimento de uma organização pode ser algo decisivo, ajudando para que a motivação dos profissionais seja real – assim como os resultados da corporação.

Com isso em mente, confira, a seguir, os quatro passos essenciais para elaborar um plano de premiação de funcionários que lhe traga produtividade, motivação e sucesso:

  1. Desenvolva seu plano de ação
    Para definir um plano de ação que culmine na premiação de funcionários, três pontos são fundamentais:
    – O melhor desempenho deve ser premiado, e os colaboradores devem saber quais são os itens considerados em um desempenho de excelência para a companhia.
    – A ação deve motivar todos – incluindo os colaboradores que, normalmente, não apresentam níveis altos de produtividade.
    – A comunicação deve ser clara durante todo o processo – possibilitando que os participantes se sintam motivados e que entendam que a premiação depende dos resultados alcançados por eles mesmos.
  2.     Use a criatividade para definir a premiação
    Oportunidades de horas de trabalho flexíveis, dias de folga, viagens ou prêmios em dinheiro podem fazer parte dos prêmios, e cada empresa deve avaliar o que pode ser mais benéfico antes de definir as recompensas de quem executou um bom trabalho – levando em conta o que pode ser bom para a empresa e para o colaborador de forma conjunta.

  3. Personalize os prêmios
    Prepare um evento personalizado para apresentar os resultados ou dê toques especiais e mais pessoais aos prêmios – esse tipo de ação pode contribuir ainda mais para incentivar e motivar equipes, além de diminuir a distância entre subordinados e superiores, melhorando a comunicação.
  4. Avalie conquistas individuais e de grupo
    Iniciativas individuais não podem ser deixadas de lado, e as premiações devem contar com esse tipo de premiação também – evitando a premiação de grupos em função de poucos indivíduos mais esforçados presentes neles.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário