Conheça o trabalho do profissional de recursos humanos e de que formas ele ajuda a organizar e desenvolver uma empresa

Profissional de Recursos HumanosO profissional de recursos humanos é uma ferramenta de extrema importância para o bom funcionamento e o desenvolvimento de qualquer grande empresa nos dias de hoje. Tendo como parte de seu trabalho desde a atração e retenção de talentos até a identificação de líderes dentro do quadro de funcionários de uma corporação, esse profissional é um dos grandes responsáveis pelo bom andamento das relações entre colaboradores e gerentes.

Para ser capaz de exercer sua função da maneira mais eficiente possível, o profissional de recursos humanos deve, primordialmente, conhecer e entender adequadamente o setor e o mercado do negócio em que atua.

Tendo como objetivos principais entre suas funções as de atrair, reter, engajar e desenvolver os funcionários e colaboradores de uma empresa, somente por meio do entendimento lógico e claro de um mercado é que o profissional do setor de recursos humanos poderá identificar os candidatos e os perfis mais qualificado para ocupar uma posição e, consequentemente, ajudar a corporação a crescer em todos os sentidos.

Tendo em mente que nos dias de hoje um bom salário pode atrair um colaborador – em um primeiro momento – mais que a oferta de uma carreira sólida construída a longo prazo, o setor de recursos humanos deve, também, se atentar ao fato de que funcionários que se comprometem com uma empresa por questões relacionadas à bonificação não trarão, necessáriamente, resultados positivos.

Em meio a uma guerra implacável por talentos, as empresas acabam (em muitos casos) optando por pagar mais para garantir novos colaboradores quando, na realidade, essa oferta poderia ser muito melhor aproveitada se direcionada para especialistas, que já contam com experiência e sabedoria de mercado e podem, de uma forma concreta, acrescentar e desenvolver o ambiente de trabalho de uma corporação.

O profissional de recursos humanos, no mercado da atualidade, precisa recorrer a ferramentas e metodologias de forma integrada para que possa identificar e gerenciar da melhor forma os colaboradores, tanto no processo de contratação como de gestão de pessoas, onde exerce uma de suas tarefas mais delicadas e desafiadoras: prover ferramentas para que os líderes de uma empresa possam gerenciar suas equipes da melhor maneira.

Acompanhe, no nosso próximo artigo, um pouco mais sobre o trabalho do profissional de rh em relação ao gerenciamento de pessoas.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.

Deixe um comentário