salario-remuneracaoEntenda a diferença entre salário e remuneração para manter a saúde financeira e o bem-estar da sua empresa sempre em dia

Embora os termos salário e remuneração sejam usados pelos brasileiros para indicar a mesma coisa, há diferenças significativas entre estes termos tão importantes no mercado de trabalho, e entendê-las é fundamental para qualquer empresa ou trabalhador nos dias de hoje – já que a confusão destas palavras pode acabar gerando problemas e prejuízos para quem ignora os seus reais significados.

Para esclarecer a diferença entre salário e remuneração, portanto, explicamos que a remuneração é conjunto de tudo o que é dado pelo empregador ao empregado pela execução do seu trabalho, incluindo o seu salário. Dito isso, é possível entender um ponto importante da diferença abordada neste artigo: salário é sempre remuneração, mas remuneração nem sempre é salário!

A definição de salário é bastante similar à da remuneração, e consiste na recompensa paga ao empregado pela sua prestação de serviços em um período determinado, sendo dividido em diferentes tipos: salário base (definido por contrato); salário mínimo (fixado por lei); piso salarial (definido, geralmente, por sindicatos da classe); salário profissional (regulamentado por categorias de profissionais); salário líquido (valor recebido pelo empregado após o desconto das diversas taxas trabalhistas devidas); e salário bruto (valor recebido pelo empregado antes dos descontos de impostos).

Tudo o que é oferecido ao trabalhador além do seu salário é, portanto, uma remuneração, e nesta classificação podemos citar itens como ajudas de custo, horas extras, benefícios corporativos, participação acionária, adicionais noturnos, adicionais de periculosidade ou insalubridade, premiações, gratificações, comissões, gorjetas, hospedagem em viagens e diferentes alternativas que podem ser criadas pela empresa que remunera o trabalhador.

Vale lembrar que todas as remunerações recebidas pelo empregado compõem a base para o cálculo do 13º salário, férias e rescisões.

Imagem: reprodução

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Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.