A entrevista de emprego é, invariavelmente, um momento de tensão e apreensão para os profissionais que buscam uma nova posição ou oportunidade no mercado de trabalho. Portanto, estar bem preparado para enfrentar as surpresas que podem ocorrer é uma ótima forma de aumentar as chances de abocanhar uma vaga — e saber como evitar clichês e gafes na hora de expor suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego é fundamental para passar uma boa impressão.

Você pode baixar nossa planilha com Matriz de Avaliação de Candidatos

Mesmo que reais, algumas alegações de defeito podem ser mal vistas pelos responsáveis pela seleção de profissionais, e evitar respostas como “sou um perfeccionista” é um bom começo para não cair na armadilha de se queimar por tentar passar uma imagem boa demais, porém irreal.

Pensando nisso, selecionamos alguns pontos importantes a se levar em consideração na hora de expor suas qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego.

Confira, a seguir, o que ter em mente na hora de responder quais são as suas maiores qualidades e defeitos a ser questionado numa seleção de trabalho:

1. Tente não enumerar qualidades demais na entrevista. Resuma seus pontos fortes em poucos e poderosos itens, evidenciando o que você realmente tem de melhor de forma pontual e objetiva. Lembre-se de correlacionar suas qualidades com as características mais necessárias para a vaga em questão.

2. Jamais cite defeitos como irresponsabilidade, insegurança, falta de comprometimento, resistência à subordinação, falta de controle emocional ou falta de pontualidade para o seu entrevistador. Fatores como esses podem acabar com suas chances.

3. Evite os maiores clichês durante a conversa de seleção – tanto para qualidades como para defeitos. O entrevistador pode lhe considerar pouco sincero ou autêntico em função disso.

Template Avaliação de Candidatos

Sobre o autor

Equipe Convenia