Confira algumas dicas especiais de profissionais de RH para os recém-formados que buscam a sua primeira oportunidade profissional

Confira algumas dicas especiais de profissionais de RH para os recém-formados que buscam a sua primeira oportunidade profissional

recemformados

O mundo profissional pode parecer um verdadeiro bicho-de-sete-cabeças para quem ainda não o conhece, e os recém-formados frequentemente fazem parte do grupo dos que ficam ansiosos ao pensar no que os espera depois de conseguir o diploma. Embora alguns morram de medo ao imaginar como será a sua entrada no mercado, também há quem tenha os níveis de confiança nas alturas ao se jogar no cenário profissional, arriscando-se nas mais variadas e ambiciosas oportunidades.

De uma forma ou de outra, certos tipos de atitude e pensamentos podem prejudicar bastante os recém-formados – que não devem se lançar no mercado crendo no fracasso nem acreditando ser ‘a última bolacha do pacote’; já que o ideal é que seja encontrado um meio-termo entre o temor e a confiança nesse primeiro momento.

Para que essa tarefa seja um pouco mais fácil, separamos algumas dicas especiais para os novos profissionais, dadas por quem trabalha no setor de recursos humanos e sabe, de fato, o que o mercado procura nos dias de hoje. Confira e prepare-se:

  • Não aposte todas as suas fichas no diploma
    Ter uma faculdade completa no currículo é importante, mas não é tudo – e o mais importante é que, seja qual for o curso realizado, ele lhe traga habilidades que são importantes e valorizadas pelo mercado.
  • Aprenda a pensar de forma analítica
    Entender o funcionamento das coisas é fundamental nos dias de hoje, pois, o mercado carece muito desse tipo de habilidade. O pensamento analítico, a criatividade e o pensamento lógico são a combinação ideal para quem busca destaque profissional no mercado de hoje.
  • Especificar suas habilidades é fundamental
    Não se deve ser vago em currículos ou entrevistas, e especificar as suas principais habilidades e capacidades é um fator decisivo para quem busca sucesso na carreira – expondo tanto seus pontos fortes como os fracos.
  • Não invente ou seja confuso ao expor informações
    Deixar claro o caminho que faz o seu pensamento ao contar uma história é importante, já que os recrutadores prestam bastante atenção na capacidade de um candidato em explicar de forma clara e coesa o que quer que seja.

 

Imagem: reprodução

Onboarding de Funcionários

Sobre o autor

Equipe Convenia