reconhecimento profissional

Reconhecer um profissional por um trabalho bem feito é uma forma eficiente de manter o seu time motivado e produtivo. Neste post, vamos abordar quatro formas práticas, rápidas e acessíveis para se reconhecer um profissional por um trabalho bem feito. Reconhecimento deve ser prioridade dos líderes da sua organização.um profissional por um trabalho bem feito é uma forma eficiente de manter o seu time motivado e produtivo. Parece óbvio mas muitas vezes a correria do dia-a-dia nos faz esquecer de pequenos gestos que podem fazer a diferença na motivação e produtividade da sua equipe.

Veja abaixo quatro formas imediatas, eficientes e acessíveis para reconhecer um talento do seu time.

1) Convide para um almoço particular

Uma boa forma de reconhecer e ainda estreitar o relacionamento com o seu time é convidar para um almoço particular com a pessoa. Leve para um lugar onde esta pessoa não vai rotineiramente. Aproveite a oportunidade para comentar sobre as ações que levaram você a reconhecê-lo.

2) Deixe-o fazer meio período em um dia a sua escolha

Quer reconhecimento melhor do que permitir que seu funcionário passe um tempo a mais com a sua família, saia mais cedo para uma viagem ou tire um tempo para resolver seus problemas pessoais sem complicação? Dê um período livre para ele fazer as atividades que ele escolher e tenha certeza de que seu reconhecimento será bem recebido.

3) Peça para superiores de vários níveis passarem por sua mesa e agradecerem pelo trabalho

Pode parecer simples, porém, é altamente eficiente fazer com que superiores de diversos níveis acima do funcionários agradeçam por um trabalho específico. Isso mostra que a notícia se espalhou e as pessoas que decidem a estratégia da organização valorizaram o desempenho. Além de tudo, é uma ótima oportunidade para abrir o canal de comunicação entre níveis diferentes de cargos.

4) Dê pequenos mimos

Que tal oferecer dois ingressos de cinema? Ou então, lavar o carro do seu funcionário enquanto ele trabalha. Quem não gosta de receber pequenos mimos? Oferecer recompensas baratas mas que demonstram apreço funciona bastante e você ainda garante que o funcionário se lembrará por bastante tempo do que foi feito por ele.

Estas são formas rápidas e eficientes de se reconhecer profissionalmente, porém, é importante que o feedback e a comunicação aberta seja parte da cultura da empresa. Caso queira saber mais, temos excelentes materiais educativos com mais ações de reconhecimento, como nosso ebook “5 Práticas para motivar“. Não deixe de baixar gratuitamente.

 

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

Deixe um comentário