Cada vez mais conectadas, redes sociais e carreira devem ser administradas de perto para evitar problemasRedes sociais

As redes sociais estão entre os tópicos mais abordados na atualidade e são cada vez mais presentes na vida pessoal e empresarial da força de trabalho do mercado de hoje. Expondo informações de todos os tipos, a internet pode tanto ajudar como prejudicar (e muito) uma pessoa interessada em dar grandes passos na carreira e, pensando nisso, já há, hoje, um mercado específico dedicado ao gerenciamento de reputação online.

Embora se trate de algo impensável há até pouco tempo, esse tipo de serviço vem ganhando mais e mais espaço entre os que buscam desenvolver um marketing pessoal bem estruturado e admirável, já que as empresas de hoje e os responsáveis pelo setor de recursos humanos nas corporações da era digital em que vivemos se utilizam cada vez mais das redes sociais para descobrir possíveis falhas e características de personalidade de candidatos.

Embora essa prática não seja bem vista por boa parte dos trabalhadores (e mesmo por parte dos que atuam no RH de grandes corporações), é preciso se ter atenção na hora de interagir por meio de redes sociais, já que tudo o que é exposto hoje no mundo virtual pode ser visto amanhã por pessoas que estejam lhe considerando para uma vaga de trabalho.

Criados a partir de 2006, dois dos maiores sites de serviços do gênero – Reputation.com e BrandYourself – estão entre os mais procurados nos Estados Unidos, e realizam ações para protejer a imagem de seus clientes, fazendo com que buscas em algumas das ferramentas mais utilizadas no mundo mostrem somente as informações benéficas a respeito do contratante.

Com cada vez mais adeptos, os sites que oferecem esse tipo de serviço também não são bem vistos por muitos, que acabam optando por fazer um tipo de controle de imagem online por si. Para tal, os interessados fazem o uso de alguns itens valiosos e simples como: ativar alertas do Google para receber informações publicadas com seu nome; completar as informações de seus perfis nas redes sociais (já que com poucos dados você pode ser confundido com outras pessoas e ganhar uma má reputação); criar e publicar conteúdos positivos na web (para que possam ser vistos em buscas feitas a seu respeito); e apresentar-se no mundo virtual da mesma maneira que gostaria de ser visto por possíveis superiores.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário