Retenção de talentos é um assunto em voga na atualidade.
Mas o que exatamente são talentos? Estamos falando do profissional que apresenta alta produtividade e alta aderência com o perfil da empresa onde trabalha. Uma pepita de ouro para qualquer empregador, tão procurada e raramente encontrada.
Sendo assim, atrair, contratar e reter talentos se configuram como ações essenciais nas organizações. E foi com a intenção de pavimentar esse caminho para as empresa — ou pelo menos iniciar o processo — que o Convenia, em parceria com a 99jobs, desenvolveu um eBook que aborda o tema da retenção de talentos, focando em ações que vão além do aumento salarial.
E por que indo além do salário? Pois depender dele para reter talentos é perigoso.
Por que é ruim depender de salário para a Retenção de Talentos
Depender de aumentos salariais para manter os profissionais mais preciosos da empresa é arriscado. Os efeitos da prática são curtos e frágeis, ao contrário do que se pensou durante décadas na administração empresarial.
Você sabe qual é a correlação entre salário e satisfação no trabalho? Era essa pergunta que Tymothy Judge — professor da Universidade da Florida — e seus colegas buscavam responder após revisarem 92 pesquisas que tratavam do tema. A conclusão foi surpreendente: a relação entre as duas variáveis é muito fraca, de menos de 2%.
Não estamos falando de uma condição regional, tendo em vista que os resultados de estudos semelhantes conduzidos em outros países, como Índia, Inglaterra, Austrália e Taiwan, apontaram para a mesma direção.
Por mais que uma correlação de apenas 2% possa parecer baixa demais, é fato que salário só motiva até certo ponto. Um estudo famoso elaborado pelos pesquisadores Daniel Kanheman e Angus Deaton concluiu que o trabalhador norteamericano só sente acréscimos em sua satisfação no trabalho com aumentos até a faixa dos U$ 6.250 mensais. A partir desse teto, sua felicidade estaciona e ofertas salariais maiores não são suficientes para deixá-lo mais motivado.
O que você vai descobrir sobre Retenção de Talentos
Os fatos mencionados acima não são óbvios. Mas fazem grande diferença no dia-a-dia da empresa — uma diferença que impacta nos resultados reais das organizações, já que estão diretamente relacionados à produtividade do colaborador.
Como já desmistificamos o poder do aumento salarial na retenção de funcionários, você deve estar se perguntando agora quais são, então, os mecanismos mais eficazes para promovê-la.
Nesse eBook, você vai descobrir com mais detalhes:
- Por que aumento salarial é uma medida inócua para reter talentos
- Quais são os fatores mais poderosos na retenção de talentos
- Como aplicar esses fatores na sua empresa
- Casos de sucesso de retenção de talentos em multinacionais
Você pode baixar gratuitamente o eBook clicando aqui embaixo: