Retenção de talentos é um assunto em voga na atualidade.

Mas o que exatamente são talentos? Estamos falando do profissional que apresenta alta produtividade e alta aderência com o perfil da empresa onde trabalha. Uma pepita de ouro para qualquer empregador, tão procurada e raramente encontrada.

Sendo assim, atrair, contratar e reter talentos se configuram como ações essenciais nas organizações. E foi com a intenção de pavimentar esse caminho para as empresa — ou pelo menos iniciar o processo — que o Convenia, em parceria com a 99jobs, desenvolveu um eBook que aborda o tema da retenção de talentos, focando em ações que vão além do aumento salarial.

E por que indo além do salário? Pois depender dele para reter talentos é perigoso.

Por que é ruim depender de salário para a Retenção de Talentos

Depender de aumentos salariais para manter os profissionais mais preciosos da empresa é arriscado. Os efeitos da prática são curtos e frágeis, ao contrário do que se pensou durante décadas na administração empresarial.

Você sabe qual é a correlação entre salário e satisfação no trabalho? Era essa pergunta que Tymothy Judge — professor da Universidade da Florida — e seus colegas buscavam responder após revisarem 92 pesquisas que tratavam do tema. A conclusão foi surpreendente: a relação entre as duas variáveis é muito fraca, de menos de 2%.

Não estamos falando de uma condição regional, tendo em vista que os resultados de estudos semelhantes conduzidos em outros países, como Índia, Inglaterra, Austrália e Taiwan, apontaram para a mesma direção.

Por mais que uma correlação de apenas 2% possa parecer baixa demais, é fato que salário só motiva até certo ponto. Um estudo famoso elaborado pelos pesquisadores Daniel Kanheman e Angus Deaton concluiu que o trabalhador norteamericano só sente acréscimos em sua satisfação no trabalho com aumentos até a faixa dos U$ 6.250 mensais. A partir desse teto, sua felicidade estaciona e ofertas salariais maiores não são suficientes para deixá-lo mais motivado.

O que você vai descobrir sobre Retenção de Talentos

Os fatos mencionados acima não são óbvios. Mas fazem grande diferença no dia-a-dia da empresa — uma diferença que impacta nos resultados reais das organizações, já que estão diretamente relacionados à produtividade do colaborador.

Como já desmistificamos o poder do aumento salarial na retenção de funcionários, você deve estar se perguntando agora quais são, então, os mecanismos mais eficazes para promovê-la.

Nesse eBook, você vai descobrir com mais detalhes:

  • Por que aumento salarial é uma medida inócua para reter talentos
  • Quais são os fatores mais poderosos na retenção de talentos
  • Como aplicar esses fatores na sua empresa
  • Casos de sucesso de retenção de talentos em multinacionais

Você pode baixar gratuitamente o eBook clicando aqui embaixo:

banner_post_retencao_de_talentos

 

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas pela ESPM de São Paulo em 2014, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.