Ter uma empresa bem vista pelos consumidores, com um bom posicionamento e reconhecimento de marca é o sonho de qualquer dono. Para que isso se torne realidade, um bom time de marketing é necessário.

E um time de marketing campeão começa logo em sua estruturação. É preciso selecionar não só profissionais qualificados, mas pessoas que estejam dispostas a enfrentar desafios e manter-se no ritmo frenético do marketing da empresa.

Mas como montar o dream team?

Bom, esse é o assunto deste post! Vamos mostrar como o RH deve estruturar um time de marketing, quais características observar e valorizar na contratação e quais os profissionais de marketing essenciais para um time incrível.

Como estruturar um time de Marketing?

Identifique os objetivos da empresa

Entender os objetivos da empresa é o primeiro passo, pois só assim será possível buscar os profissionais necessários para concretizar esses objetivos.

Quais as necessidades do negócio? Quais são as metas de receita? Como o time de marketing pode ajudar a alcançá-las? Fazer essas perguntas é fundamental para delinear um plano de ação que será concretizado com a contratação de profissionais aptos.

Avalie o orçamento

O ideal seria contratar um time amplo e com funções mais específicas? Sim! Mas nem sempre o orçamento bate.

Bons profissionais de marketing estão sendo cada vez mais requisitados, e pode apostar que a escolha de uma empresa para trabalhar tem tudo a ver com a remuneração e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Por isso, avalie a disponibilidade de orçamento e o que pode ser feito para construir um time do tamanho certo e com a melhor dinâmica!

Identifique prioridades

Quais são as urgências da empresa e como um time de marketing pode ajudar a saná-las? Essa pergunta pode parecer bastante simples, mas ela indicará qual profissional você precisa naquele momento, além de suas atividades e características.

Tendo isso em mente, é possível estruturar a contratação em etapas, identificando em cada ciclo da empresa o que pode ser adicionado para que a estratégia funcione melhor.

O que procurar em um profissional de Marketing?

Antes de apontar características de um bom profissional de marketing, é importante salientar um ponto: o olhar humanizado da contratação. Essa dica não vale apenas para o time de marketing, aliás, e sim para todos os profissionais da empresa.

Avaliar currículo e portfólio é sim importante, mas isso não é tudo. Qualificações acadêmicas e profissionais não conseguem transmitir tudo que importa em um processo de contratação.

Por isso, olhe essas características, mas procure identificar nesses profissionais:

1. Interesse em aprender

Ok, talvez aquele candidato não seja o que tem mais qualificações. Mas você já parou para pensar onde ele quer chegar e os caminhos que ele quer trilhar?

Muitas pessoas ficam estagnadas em suas habilidades acadêmicas e se esquecem de aprender outras coisas. Por isso, uma recomendação é procurar entre os candidatos aqueles que têm vontade em aprender e se mostram curiosos. Eles têm grande potencial de desenvolvimento e crescimento dentro da empresa, além de trazerem novas visões.

2. Entender e analisar resultados

Todo profissional de marketing tem que lidar com métricas, KPIs e resultados. Um bom profissional precisa entender, escolher, mensurar e analisar toda a estratégia de marketing digital para conseguir estabelecer o que funciona e o que não funciona e encontrará as melhores soluções para a empresa.

3. Gostar do digital

Atualmente, não podemos falar em marketing sem falar em marketing digital. Essa inevitabilidade cada vez mais acentuada com a constante mistura entre mundo real e digital está presente no dia a dia de um marketeiro.

É preciso entender sobre as estratégias e como encantar o público nesse universo. Para isso, é interessante ter o mínimo de familiaridade com esse mundo!

4. Criatividade

Um time de marketing é feito de novas ideias: o tempo todo busca-se inovação!

Por isso, procurar profissionais criativos e dispostos a compartilhar suas ideias e colocá-las em prática é um grande adendo para o time. Novas ideias têm potencial de tirar da inércia uma estratégia e trazer insights para serem trabalhados em conjunto.

5. Proatividade

Sim! Essa característica, tão falada em várias entrevistas de emprego, realmente importa!

Um dos principais indicativos que um profissional tem um perfil ideal para trabalhar em um time de marketing é sua capacidade de ser independente e correr atrás do que acha relevante.

O profissional de marketing proativo tenta, procura, testa e, em algum momento, mostra resultados que beneficiarão toda a estratégia e serão ricas para o aprendizado coletivo.

Agora que já sabemos o que procurar em um profissional de marketing, vamos a última pergunta:

Quais profissionais contratar para ter um time de marketing incrível?

1. Analista de aquisição

Não é segredo que o Inbound Marketing deixou de ser uma novidade e já tornou-se necessário para a estratégia de uma empresa com seu potencial de atrair clientes com menor custo através do relacionamento mais próximo com o cliente.

Um fator muito importante para o Inbound dar certo é a atratividade dos canais de aquisição. Posto em outras palavras: quanto de tráfego (e, principalmente, tráfego valioso), o blog, as landing pages e outros canais estão recebendo.

O Analista de aquisição é o profissional adequado para compreender e analisar esses canais e coordenar com todo o time estratégias para aumentar os canais de aquisição.

2. Analista de conteúdo

O Analista de Conteúdo é o profissional que se dedica a estabelecer uma estratégia de produção de conteúdo que funcione para a empresa, pensando na linguagem a ser usada, na persona e sua jornada através do funil de vendas.

Sua rotina consiste em planejar e executar de forma consistente um calendário editorial de qualidade que contribua tanto para a estratégia de aquisição quanto para a geração de leads.

3. Analista de redes sociais

Segundo a Content Trends 2017, 85,3% das empresas usam as redes sociais em suas táticas de marketing de conteúdo. Dá para perceber a importância de se estar nesses canais, não é mesmo?

Mas não basta simplesmente criar perfis em todas as redes: é necessário planejar uma linguagem comum e um posicionamento de marca em todas aquelas que você decidir estar presente.

Para isso, um Analista de redes sociais é fundamental! Ele vai entender em quais redes sua empresa precisa estar e fazer um planejamento para cada uma delas.

4. Analista de email marketing

Não subestime o poder do email marketing: ele é um contato muito próximo com seus clientes e leads. Afinal, você está entrando (literalmente) na caixa de email deles, né?

Essa oportunidade não pode ser desperdiçada. Por isso, um Analista de Email Marketing é fundamental. Ele vai fazer a segmentação da base de emails, criar as melhores campanhas, conteúdos e newsletter e estabelecer fluxos de nutrição.

5. Designer

O designer gráfico é essencial para sua empresa. O aspecto visual é muito relevante atualmente e boas estratégias de identidade visual e branding são fundamentais.

O designer é peça-chave nesses processos, além de ser essencial para a estratégia de conteúdo visual da sua empresa, criando infográficos e ebooks, por exemplo.

6. Analista de UX

A experiência do usuário, que é ao que se refere a sigla UX em inglês, se refere às interações que o usuário estabelece com seu produto ou serviço através de algum canal e como essa interação impacta suas percepções acerca da marca.

O Analista de UX se dedica a entender e melhorar essas interações de forma a gerar cada vez mais um impacto positivo na experiência do usuário. A importância desse profissional consiste em tornar seus canais, produtos e serviços mais palatáveis e apontar pontos de melhoria para criar um relacionamento mais próximo com o usuário.

7. Analista de otimização das conversões

A otimização da taxa de conversão, ou CRO (Conversion Rate Optimization), é uma métrica que todo negócio quer ver aumentar. Ela indica, basicamente, a progressão da lead no funil de vendas, até se tornar cliente.

O Analista de Otimização das Conversões é um profissional que busca entender como essa taxa pode crescer. Mas como isso é feito?

De forma simples, ele vai identificar pontos de melhoria em uma página e testá-los para entender o que tem mais potencial de conversão. Para isso, todo um método precisa ser seguido. Ele parte de uma hipótese e realiza testes A/B. Os resultados obtidos são analisados e a versão com maior conversão é a mantida.

Dá para entender o quanto esse profissional é importante para a geração de leads valiosas para uma empresa, certo?

8. Analista de audiovisual

Você sabia que os vídeos são um formato de conteúdo que cada vez mais atrai as pessoas? A Content Trends 2017 mostrou que eles são o segundo formato mais consumido, segundo 67,1% dos respondentes, ficando atrás apenas dos posts para redes sociais.

O Analista de audiovisual é o profissional que vai cuidar da estratégia de vídeos da sua empresa, entendendo como esse formato pode agregar para a sua marca, sua estratégia de divulgação e mesmo sua produção de conteúdo.

Com esse conteúdo, com certeza será muito mais fácil para o time de Recursos Humanos entender como estruturar um time de Marketing.

Aliás, essas duas equipes tem grande potencial de trabalhar de maneira integrada e orientada para o crescimento saudável da empresa. Quer saber como? Faça o download do ebook gratuito Recursos Humanos e Marketing: como esses times estão trabalhando cada vez mais juntos!

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Equipe Convenia

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