Entenda o que evitar no LinkedIn para que o mercado profissional lhe reconheça e você não perca boas e atrativas oportunidades de emprego e sucesso na carreira

o que evitar no linkedinQuem busca uma posição ou a recolocação no mercado de trabalho nos dias de hoje precisa estar ligado em todas as formas de divulgar suas habilidades e qualificações, e a rede virtual profissional LinkedIn já é, há algum tempo, uma das melhores ferramentas para essa tarefa. Dito isso, fica claro que, assim como nas demais redes sociais (como Facebook e Twitter), é preciso saber o que evitar no LinkedIn para não perder boas e valiosas oportunidades profissionais.

Com o poder de impulsionar ou acabar com as suas chances profissionais, o perfil no LinkedIn deve ser elaborado com cautela e os seus posts devem ser direcionados com planejamento; possibilitando, assim, mais reconhecimento e destaque no mercado de trabalho. Com isso em mente, confira na lista abaixo o que evitar no LinkedIn para que o uso dessa ferramenta seja o melhor para a evolução da sua carreira.

  • Não adicione pessoas desconhecidas
    Procure ter na sua rede apenas os profissionais da sua área e com quem já teve algum tipo de contato profissional.
  • Não persiga empresas
    Perseguir e importunar empresas e seus recrutadores em busca de uma oportunidade é uma ótima forma de acabar com suas chances de ser chamado para uma entrevista e pode lhe fazer parecer desesperado.
  • Não trate a rede como um site de relacionamentos amorosos
    O LinkedIn deve ser usado exclusivamente como uma ferramenta profissional, e tratar a rede como uma forma de encontrar parceiros amorosos pode queimar suas chances.
  • Não indique pessoas por qualificações que elas não têm
    Pode parecer engraçado, mas isso lhe faz parecer um profissional de pouca (ou nenhuma) credibilidade.
  • Não diga ter qualificações que não possui
    Assim como no currículo, o LinkedIn não deve ter informações erradas, já que isso também pode fazer com que você perca credibilidade.
  • Não fique de fora do LinkedIn
    Participar dessa poderosa rede profissional ´fundamental nos dias de hoje, pois além de poder projetar suas qualificações, também pode gerar boas oportunidades profissionais espontâneas.

Imagem: reprodução

template-manual-normas-politicas-internas

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.