Conheça técnicas de motivação para promover o engajamento de funcionários no ambiente de trabalho

Técnicas de Motivação 02Técnicas de motivação são elaboradas pela grande maioria das empresas em busca de engajamento e aumento de produtividade entre seus funcionários. No entanto, para que tragam resultados palpáveis e positivos, tais ações devem levar em consideração a opinião, a vontade e o conforto dos empregados no ambiente de trabalho: o que nem sempre é feito.

Tendo o trabalho de Tom Gardner, CEO da The Motley Fool (empresa do ramo de aconselhamento financeiro para investidores que é considerada top no quesito satisfação de funcionários), como exemplo, juntamos alguns dos pontos mais importantes para que o desenvolvimento de técnicas de motivação seja eficaz na sua empresa.

De acordo com Gardner, alguns itens principais devem ser levados em consideração para que se determinem ações que promovam o engajamento de colaboradores. Salários que cubram confortavelmente as necessidades dos funcionários, a conexão dos empregados com os valores e missões da empresa e a oportunidade de trabalhar com uma equipe onde haja pessoas agradáveis estão entre os fatores de maior relevância para a satisfação de uma equipe.

Defendendo a proposta constante de novos desafios e a flexibilidade de horários para funcionários, as técnicas de motivação destacadas pelo CEO da The Motley Fool deixam os bônus financeiros entre as ações de menor importância da lista, o que pode explicar diversos equívocos de planejamento em grandes empresas – que acabam priorizando o benefício financeiro acima de outros fatores que tem uma relevância muito maior sobre os empregados no dia-a-dia.

A análise individual de cada funcionário e cada equipe da empresa deve ser feita para que os pontos acima possam ser aplicados de maneira eficiente, juntando as técnicas propostas para criar um ambiente de trabalho que motive e incentive o aumento de produção entre empregados.

Confira, na nossa próxima publicação, todos os itens que devem fazer parte do planejamento e foram abordados nesse texto (explicados detalhadamente), para que sua empresa atinja o nível máximo de satisfação entre seus colaboradores.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

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