Conheça dicas e maneiras de realizar a capacitação e o treinamento de funcionários sem gastar

Treinamento

Imersas em um mercado que destaca a falta de mão-de-obra qualificada em todo tipo de área de atuação, as empresas dos dias de hoje apostam cada vez mais no treinamento de funcionários para capacitar seus profissionais e contar com equipes mais eficientes e produtivas. Tendo em vista que, na maioria das vezes, esse tipo de capacitação exige investimentos altos; algumas corporações deixam de apostar em técnicas de melhora profissional para economizar dinheiro, promovendo um grande grupo de funcionários e empresas estagnados.

No entanto, empesas de diferentes portes já podem promover melhoras na capacitação de seus funcionários sem que tenham que gastar rios de dinheiro – bastando, apenas, ter uma estratégia concisa e bem planejada. De acordo com publicações da revista EXAME, o treinamento de funcionários deve, em primeiro lugar, ter objetivos claros e precisos, possibilitando que um plano seja traçado para atingir os objetivos desejados – que também devem ser bem definidos antes que uma estratégia seja definida.

Embora o dinheiro não seja necessário na proposta desse tipo de treinamento, sua definição exata não se torna menos importante; já que muito tempo (tanto de empregados como de gestores) será investido na capacitação, e isso deve ser bem administrado para que não haja o desperdício de horas valiosas para a empresa.

Confira, abaixo, algumas dicas para realizar o treinamento de funcionários de uma empresa – promovendo mais conhecimento e entendimento – sem gastar dinheiro:

  • Rotação de funções
    A empresa pode fazer o rodízio de funcionários em diferentes áreas para gerar mais conhecimento aos empregados que exercem funções variadas.
  • Palestras de funcionários
    Funcionários de destaque e experiência podem compartilhar conhecimento com os demais.
  • Grupos de estudo
    Formar grupos para debater temas e questões importantes de suas áreas de atuação pode ser uma ótima forma de gerar mais entendimento aos profissionais.
  • Programa de mentores
    Os profissionais mais experientes podem passar muita informação e conhecimento aos novatos por meio da orientação constante.
  • Treinamentos com parceiros
    Boa parte dos parceiros de empresas se dispõem a oferecer treinamentos específicos e rápidos para os funcionários da empresa parceira. Tire proveito disso!
  • Visitas a empresas
    Neste quesito, vale a mesma regra do item anterior: tire proveito do conhecimento que uma empresa parceira pode oferecer aos seus funcionários.

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário