O turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal, é uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. E não é pra menos: o ele onera as empresas em tempo e dinheiro.

O que é Turnover

O turnover é um índice que exprime o volume de admissões e desligamentos de uma empresa. Em outras palavras, ele expressa o quanto o quadro de funcionários de uma organização muda em um período de tempo, tanto em virtude de pessoas novas que entraram como em função de funcionários antigos que saíram.

A fórmula mais comum de calcular o turnover, conhecida por turnover clássico,  é:

[(número de admissões + número de desligamentos)/2] / número total de funcionários

Os números de admissões e de desligamentos dependem do período considerado: pode ser um mês; um bimestre; um trimestre; um semestre; um ano; e por aí vai.

Existem, entretanto, outras formas de calcular rotatividade de pessoal, dependendo do que se pretende extrair do índice. Você pode, por exemplo, calcular o turnover baseado somente no número de desligamentos voluntários, caso esteja buscando averiguar o nível de satisfação dos funcionários com a organização; ou no número de desligamentos involuntários, para medir a eficácia do RH e dos gestores em selecionar os candidatos certos em processos de recrutamento e seleção.

Como reduzir o turnover

Como a rotatividade de pessoal é um ônus para as organizações, é importante saber quais ações podemos tomar para reduzi-la.

Em parceria com a Eadbox, o Convenia produziu um eBook que aborda exatamente essa dúvida que ronda a cabeça de muitos donos de empresa, gestores e profissionais de RH: como reduzir turnover de pequenas e média empresas?

Nesse material, você vai entender a fundo:

  • Principais causas do turnover
  • 5 ações matadoras para você reduzir o turnover na sua empresa
  • 2 cases de empresas que foram bem-sucedidas ao reduzir o turnover
  • muito mais

Para baixar gratuitamente o material, basta clicar no botão abaixo:

ebook_reduzir_turnover_pmes

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.