O turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal, é uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. E não é pra menos: o ele onera as empresas em tempo e dinheiro.

O que é Turnover

O turnover é um índice que exprime o volume de admissões e desligamentos de uma empresa. Em outras palavras, ele expressa o quanto o quadro de funcionários de uma organização muda em um período de tempo, tanto em virtude de pessoas novas que entraram como em função de funcionários antigos que saíram.

A fórmula mais comum de calcular o turnover, conhecida por turnover clássico,  é:

[(número de admissões + número de desligamentos)/2] / número total de funcionários

Os números de admissões e de desligamentos dependem do período considerado: pode ser um mês; um bimestre; um trimestre; um semestre; um ano; e por aí vai.

Existem, entretanto, outras formas de calcular rotatividade de pessoal, dependendo do que se pretende extrair do índice. Você pode, por exemplo, calcular o turnover baseado somente no número de desligamentos voluntários, caso esteja buscando averiguar o nível de satisfação dos funcionários com a organização; ou no número de desligamentos involuntários, para medir a eficácia do RH e dos gestores em selecionar os candidatos certos em processos de recrutamento e seleção.

Como reduzir o turnover

Como a rotatividade de pessoal é um ônus para as organizações, é importante saber quais ações podemos tomar para reduzi-la.

Em parceria com a Eadbox, o Convenia produziu um eBook que aborda exatamente essa dúvida que ronda a cabeça de muitos donos de empresa, gestores e profissionais de RH: como reduzir turnover de pequenas e média empresas?

Nesse material, você vai entender a fundo:

  • Principais causas do turnover
  • 5 ações matadoras para você reduzir o turnover na sua empresa
  • 2 cases de empresas que foram bem-sucedidas ao reduzir o turnover
  • muito mais

Para baixar gratuitamente o material, basta clicar no botão abaixo:

ebook_reduzir_turnover_pmes

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas pela ESPM de São Paulo em 2014, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.