A baixa taxa de desemprego no Brasil provoca um interesse cada vez menor por vagas temporárias

Vagas temporárias

 

A época de festas no Brasil costuma provocar níveis altíssimos de vagas temporárias, fazendo com que profissionais desempregados tenham a chance de faturar bem no fim de ano – por meio das comissões gordas que podem surgir nesse período. No entanto, a diminuição dos níveis de desemprego no País forma, hoje, um cenário bastante atípico por aqui, onde o interesse por esse tipo de trabalho temporário se apresenta cada vez menor.

De acordo com uma pesquisa realizada pela VAGAS Tecnologia – empresa de consultoria e informatização de processos seletivos – o interesse de profissionais desempregados na chance de abocanhar uma das muitas vagas temporárias no País diminuiu consideravelmente, tendo caído seis pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os resultados do levantamento, além da queda do desemprego, também entra na lista de motivações para tal desinteresse o fato de que o controle do endividamento dos brasileiros está elevado – formando um cenário onde os desempregados preferem aguardar por uma boa oportunidade de emprego fixo do que aceitar uma vaga pontual.

No estudo realizado – que mostra que o interesse dos desempregados por este tipo de vaga caiu de 66% (em 2012) para 60% (em 2013) – também pode ser notado que, entre os entrevistados, o número de profissionais que desejam uma vaga temporária para poder saldar dívidas diminuiu em dois pontos percentuais (de 24% para 22%) – ao passo que o número de pessoas com empregos formais aumentou, passando de 51% no ano passado para 53% neste ano.

Segundo os resultados da pesquisa, os principais motivos para o desinteresse dos profissionais em vagas temporárias também incluem:

  • Dificuldade em conciliar um emprego temporário com outras atividades (38%)
  • Simplesmente, não têm interesse (27%)
  • Se consideram satisfeitos com a carga horária atual de seus trabalhos (23%)
  • Motivos não identificados (12%)

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário