Muitos gestores se deparam com a dúvida de contratar ou não uma consultoria de recrutamento e seleção, seja pelo desconhecimento de seu propósito ou dos benefícios propiciados pelo serviço.

A consultoria pode ser entendida como uma atividade profissional que analisa, propõe e formula soluções a problemas, ou que promove a melhoria de processos. Reformular procedimentos internos para impulsionar o desempenho de uma organização é outra atividade-chave desse tipo de serviço empresarial.

Você pode baixar gratuitamente a nossa Matriz de Avaliação de Candidatos

Mas será que realmente vale a pena contratar uma consultoria de recrutamento e seleção para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Veja as razões pelas quais você deve optar por uma consultoria de recrutamento e seleção

1. Corrigir problemas

O serviço de consultoria de recrutamento e seleção é capaz de avaliar a empresa como um todo, observando os processos internos do departamento de Recursos Humanos (RH) e a sua interação com os demais setores da organização.

Trata-se de uma ótima oportunidade para ter uma visão holística da empresa. A consultoria identifica falhas, que muitas vezes passam despercebidas pelos gestores. Dessa forma, ela consegue propor soluções assertivas e aperfeiçoar o trabalho.

2.  Atrair e recrutar os melhores talentos

Todos sabem que o capital humano é o maior patrimônio da empresa. No entanto, é necessário que a empresa consiga atrair e recrutar os melhores profissionais do mercado, que são as pessoas capazes de impulsionar o negócio. Para isso, a organização precisa se posicionar positivamente diante das outras.

A consultoria de recrutamento e seleção tem um papel fundamental na construção da marca empregadora (Employer Branding) de uma empresa, já que são adotadas medidas para atrair, selecionar e manter os melhores talentos em seu quadro. Por meio dela, o gestor consegue encontrar profissionais alinhados com a cultura organizacional do negócio.

3. Agilizar processos

Dentro do departamento de RH existem tarefas específicas que precisam ser realizadas diariamente, entretanto, é comum surgir outras demandas que exigem tempo e esforço para serem executadas.

Por isso, a consultoria pode ser extremamente útil para que os gestores aprendam a gerenciar melhor o seu tempo de trabalho e o de sua equipe.

Com maior expertise, os gestores conseguem simplificar os processos, reduzindo o tempo gasto na execução de tarefas. Dessa forma, a equipe de RH consegue dedicar mais tempo para desenvolver uma gestão estratégica.

4. Desenvolver estratégias inovadoras

Após avaliar o ambiente interno, a consultoria de recrutamento e seleção consegue compreender as necessidades da empresa. Para um gestor, é extremamente complicado acompanhar as tendências e inovações do mercado.

Por isso, é interessante contar com o apoio de uma consultoria para criar novas estratégias e adotar métodos de avaliação de resultados.

A consultoria de recrutamento e seleção também pode auxiliar no desenvolvimento de um plano de carreira moderno e mais atrativo, que motive e estimule os colaboradores, qualificando sua gestão.

5. Implantar novas tecnologias

Gerenciar uma empresa é uma tarefa complexa que demanda bastante tempo. Mas existem ferramentas que podem simplificar processos e otimizar o tempo da equipe.

A consultoria em recrutamento e seleção consegue identificar quais são os processos podem ser terceirizados ou sistematizados com a utilização de ferramentas e softwares, reduzindo a probabilidade de falhas e conferindo mais eficiência às empresas que ainda realizam tarefas importantes por meio de planilhas de Excel.

Assim, o gestor pode dedicar mais tempo para atuar de forma estratégica.

6. Resolver questões relacionadas à legislação

O Brasil possui uma legislação ampla e burocrática e é preciso conhecer bem as regras para evitar problemas. Com a implementação do eSocial, a tendência é que a fiscalização seja ainda maior. Por isso, a consultoria é essencial para orientar e treinar sua equipe de RH a respeito da legislação trabalhista brasileira.

Diante disso, ela deve ser encarada como um investimento que auxilia no processo de regularização das atividades da empresa, evitando sanções, multas e processos trabalhistas.

7. Realizar auditorias internas

A auditoria interna garante que os gestores tenham amplo controle da empresa, identificando problemas e criando estratégias de prevenção de possíveis irregularidades. Além de corrigir processos ineficazes, a consultoria em recrutamento e seleção avalia as praticas do departamento e valida ou não essas ações.

É, portanto, uma garantia de que os métodos de trabalho foram checados e aprovados por profissionais com ampla visão de mercado.

Lembre-se de que a auditoria interna é um dos principais processos que auxiliam a sua empresa a alcançar os seus objetivos e metas.

8. Reduzir custos

A consultoria de recrutamento e seleção deve ser vista com um investimento essencial para o desenvolvimento da empresa. Embora muitos a enxerguem como um custo extra, ela reorganiza os processos, e oferece benefícios como: redução de multas e retrabalho, otimização das atividades, menor turnover de colaboradores e implantação de sistemas de gerenciamento. E todos esses aspectos reduzem significativamente os gastos da empresa.

Além disso, apesar de precisar contratar um serviço terceirizado de consultoria, é fixado um valor para a prestação de serviço, assim a empresa contratante não precisa arcar com gastos como hora extra dos consultores.

Existem algumas situações que você pode observar para avaliar o momento ideal de contratar uma consultoria de recrutamento e seleção, são elas:

  • encontrar soluções para problemas e conflitos, que não podem ser resolvidos pela própria equipe;
  • escolher ferramentas adequadas de gestão;
  • identificar situações que estão impossibilitando o crescimento da empresa;
  • detectar novas oportunidades de mercado;
  • garantir a transparência das atividades;
  • reformular as rotinas e processos de trabalho;
  • adquirir uma visão mais ampla em relação à atuação da empresa;
  • alavancar sua empresa;
  • aumentar as vendas;
  • reduzir turnover de colaboradores;
  • validar um novo produto ou atividade;
  • aumentar os índices de produtividade.

Então, o que você está esperando para profissionalizar a gestão de RH da sua empresa? Invista numa consultoria de recrutamento e seleção e aprenda a simplificar processos burocráticos, atrair pessoas, posicionar positivamente a sua marca no mercado e engajar sua equipe.

Template Avaliação de Candidatos

Sobre o autor

admin

Deixe um comentário