Muitas empresas possuem normas e códigos de conduta no que diz respeito ao namoro entre seus funcionários. Porém, segundo a lei trabalhista brasileira, não é permitido que a organização restrinja liberdades e direitos individuais a cada um de seus empregados, principalmente fora da jornada de trabalho. Por outro lado, o empregador possui o direito de evitar comportamentos inadequados durante o expediente e ter assegurado o bom andamentos dos negócios. Portanto, algumas medidas devem ser tomadas tanto pelo empregado como pelo empregador para garantir um ambiente de trabalho propício e respeito a individualidade de cada um.

Confira abaixo algumas condutas importantes de se estabelecer no ambiente de trabalho:

Empresa:

Respeitar: como foge do controle da empresa, aceitar e respeitar a relação é essencial.

Conversar: os superiores diretos devem conversar com o casal envolvido e reforçar os cuidados a serem tomados, principalmente em relação à descrição e a continuidade das tarefas designadas a cada um.

Evitar medidas drásticas: demissões, por exemplo, devem ser evitadas. Caso o relacionamento esteja interferindo na rotina de trabalho, uma mudança de setor pode ser uma boa solução.


Funcionários:

Não esconder: o relacionamento não deve ser um segredo. Uma conversa franca com o superior imediato eleva o nível de confiança entre vocês e evita que o casal se torne alvo de “fofocas de corredor” dentro da empresa.

Respeitar: tanto o ambiente de trabalho como os colegas devem ser respeitados. Demostrações de afeto e carinho devem ser evitadas durante o expediente.

Evitar distrações: o relacionamento não pode interferir no desempenho individual do casal. É necessário separar a relação profissional da pessoal ainda mais se os envolvidos trabalharem na mesma área ou setor.
Além disso, as ferramentas de comunicação da empresa são para o bom andamento do negócio. Evite conversar amorosas por e-mail e por outros meios.

Perguntar: se houver dúvida em como agir em alguma situação, sempre opte pela opção mais formal e discreta. Caso ainda tenha alguma dúvida, tente levar a questão para o departamento pessoal da sua empresa para que não evitar situações desconfortáveis.

template-manual-normas-politicas-internas

Sobre o autor

Equipe Convenia