[Guia] Gestão de Pessoas: tudo o que você precisa saber para alcançar resultados

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  28 min. de leitura

A gestão de pessoas é um dos processos empresariais que mais sofreu transformações nas últimas décadas. Isso aconteceu em razão da mudança no perfil dos profissionais e do desenvolvimento de tecnologias voltadas para essa prática. Já o que não mudou foi a sua importância para a evolução das organizações.

Nesse contexto, os modelos tradicionais têm sido atualizados com uma visão mais ampla do papel do profissional de RH.

Com isso, a área passa a se aproximar não só do departamento pessoal e das atividades de administração de pessoal, mas também começa a repensar a experiência do colaborador dentro da organização, agora entendido muito mais como parceiro do negócio.

Neste artigo, explicaremos o que é a gestão de pessoas. Falaremos também sobre a sua importância, melhores práticas e estratégias, bem como a melhor maneira de implantá-la na empresa. 

Avance para os próximos tópicos!

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas, ou gestão de recursos humanos, é o processo de administrar e liderar o capital humano de uma organização com o intuito de maximizar o desempenho, o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores.

Isso envolve atividades como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração, motivação, comunicação e outras práticas que visam gerenciar e potencializar o capital humano da empresa para atingir seus objetivos e metas.

Em resumo, a gestão de pessoas trata de cuidar das pessoas que compõem uma organização para alcançar o sucesso coletivo.

Ela deve ser conduzida tanto pelo RH quanto pelos líderes do negócio, uma vez que exige habilidades de liderança e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e a colaboração, resultando no crescimento tanto da empresa quanto dos próprios profissionais.

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Como e quando surgiu a gestão de pessoas no Brasil? 

A história da gestão de pessoas no Brasil começou por volta da década de 1930. Esse início foi muito influenciado pelos conceitos ligados ao relacionamento com os profissionais que foram criados na época da revolução industrial (fim do século 19 e início do século 20).

Após o fim da segunda guerra mundial, assim como nos países estrangeiros, as empresas brasileiras começaram a se preocupar com a condição social e o bem-estar dos colaboradores.

Algo que reforçou esse foco, na década de 40, foi a aprovação da primeira Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que aconteceu em 1 de maio de 1943.  A partir de então, a área de recursos humanos implementou muitas políticas importantes, como os benefícios corporativos.

Foi a partir da década de 50 que o RH deu início aos programas de treinamento de colaboradores, cargos e salários, além de estratégias para tornar o recrutamento e seleção mais eficiente.

Porém, uma das maiores revoluções da área de recursos humanos aconteceu com a chegada da transformação digital e o conceito do RH 4.0. Essa fase se iniciou na primeira década dos anos 2000, e segue em ritmo intenso até os dias de hoje.

Por meio de novas tecnologias, a área de recursos humanos está remodelando processos, práticas internas, políticas e o gerenciamento de dados. Olhando para o futuro, não há como dissociar o RH das ferramentas digitais. Sim, a era digital chegou para ficar.

Quais são os 6 pilares da Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas é algo complexo, por isso ter bases para seu desenvolvimento e manutenção é algo de grande importância. Vamos mostrar agora quais são os 6 pilares desse processo.

1. Treinamento e Desenvolvimento

As palavras “treinamento” e “desenvolvimento” estão intimamente ligadas à capacitação dos funcionários, mas não representam conceitos idênticos. É fundamental que um gestor compreenda as nuances distintas entre esses processos.

O treinamento, como sugere o próprio termo, foca na preparação dos colaboradores para atividades específicas. O resultado esperado é um desempenho aprimorado em áreas bem definidas.

Por outro lado, o desenvolvimento abrange um leque mais amplo de habilidades e competências adquiridas ao longo de um treinamento abrangente que abarca diversos tópicos. A meta é enriquecer o perfil do funcionário, preparando-o para assumir novas responsabilidades além de seu papel atual.

O estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores tem se destacado cada vez mais nas empresas, pois esse processo não apenas aprimora as competências, mas também eleva a motivação dos funcionários. A abordagem mais eficaz para investir nesse aspecto é por meio de programas de treinamento.

Para controlar adequadamente essa demanda, utiliza-se a chamada gestão de desempenho, que avalia as respostas dos funcionários diante das novas exigências, levando em consideração seus perfis de capacitação. Como resultado, é natural observar um aumento na produtividade empresarial nos relatórios após a implementação desses programas de capacitação.

2. Comunicação

A comunicação é uma demanda essencial quando se trata da gestão de pessoas, pois melhora a interpretação correta de ordens, planejamentos estratégicos, interações entre funcionários.

Nesse cenário, é importante que o discurso seja o mesmo e que a linguagem siga um padrão adequado e alinhado à cultura, missão, visão e valores empresariais. Dessa forma, a organização tende a transmitir um mesmo pensamento e identidade para a sociedade como um todo.

Uma via de comunicação bilateral é fundamental para a manutenção de um ambiente favorável de trabalho, além de permitir que os demais pilares sejam colocados em prática. 

Todos devem estar cientes do objetivo e dos processos internos para que desempenhem suas atividades da melhor forma possível, além de se sentirem livres para expressar opiniões, apontar problemas e propor soluções.

Outro valor fundamental da comunicação é percebido na administração de conflitos. Nesse caso, soluções mais rápidas e eficazes são aplicadas, evitando a quebra de produtividade e mantendo a sinergia da equipe.

3. Liderança

A liderança é uma função de suma importância no ambiente empresarial. Ainda que o funcionário não ocupe exatamente esse tipo de cargo, é válido que ele apresente essa competência para enriquecer o nível do time de funcionários.

A captação e retenção de talentos contribui para identificar perfis como esse e auxilia na gestão mais precisa das pessoas que a empresa tem. Além disso, esse perfil tem potencial para substituir uma ausência importante e manter o nível de excelência de um setor.

Ter um líder é fundamental para a gestão de pessoas, uma vez que essa figura gera motivação na equipe. Mas uma liderança vai além disso. Saber ouvir, resolver conflitos, orientar, ser flexível e atuar como um mentor são habilidades necessárias para gerenciar pessoas e fazer com que a empresa tenha êxito.

4. Competência e Conhecimento

Os processos compõem a rotina de trabalho do empreendimento. Devem ser claros e bem-definidos, obedecendo a um cronograma rígido e atendendo a uma hierarquia de trabalho determinada.

Para que os processos sejam efetivamente administrados, é importante realizar uma boa gestão de fluxo de trabalho. Nesse caso, o gestor analisa o andamento do serviço e compara com o desempenho apresentado pelos funcionários.

Ter processos claros e definidos também é importante para gerenciar pessoas de maneira estratégica, uma vez que atividades de diferentes setores se relacionam e impactam uns aos outros. 

Por isso, elaborar processos de acordo com as expectativas, definir metas e responsáveis por cada etapa e acompanhar a execução de tudo isso é muito importante.

5. Trabalho em equipe

Como mostramos nos pilares anteriores, a empresa é composta por diferentes setores que embora não trabalhem diretamente entre si, atuam de maneira conjunta em prol de um objetivo comum.

O trabalho em equipe favorece uma performance maior. Esse pensamento entende que um conjunto pode entregar um valor muito mais forte do que a individualidade. 

Nesse cenário, é importante que o gestor incentive o engajamento dos funcionários com as metas e objetivos empresariais. Então, essa harmonia retornará resultados mais expressivos.

6. Motivação

Uma equipe motivada e comprometida com as metas da empresa é a base para uma gestão de pessoas eficaz. Nesse sentido, a motivação desempenha um papel fundamental como um dos pilares essenciais desse tipo de gerenciamento.

Mas como produzir esse sentimento nos colaboradores? Vale lembrar que o que motiva um profissional pode não ter o mesmo efeito em outro.

Sendo assim, a melhor estratégia é adotar diferentes métodos e conectá-los a uma política de employee experience (experiência do colaborador). Entre esses métodos, podemos citar:

  • Benefícios corporativos;
  • Meritocracia;
  • Flexibilidade de horários ou de estação de trabalho etc.

Qual a importância da Gestão de Pessoas nas organizações?

A gestão de pessoas está entre os maiores desafios para o RH de uma empresa. Embora a captação e a retenção de novos talentos ainda seja tida como uma das funções principais deste segmento, a maior relevância da gestão de pessoas está no fato de conseguir manter uma equipe engajada e motivada.

As empresas são formadas de pessoas, que são ativos importantes e que precisam de motivação. Isso pode ocorrer tanto por um bom clima organizacional quanto por estratégias eficientes de gestão.

Nesse cenário, o RH precisa ter a capacidade de enxergar a desmotivação nas equipes. Também é papel de um setor de RH eficiente traçar objetivos que auxiliem no desenvolvimento de carreiras.

É possível oferecer estímulos como um plano de carreira personalizado, bonificações por metas ou mesmo promover uma cultura de feedback clara.

Avaliações de performance, satisfação e engajamento não podem ser desprezadas em momento algum, uma vez que é a partir destes resultados que o RH poderá traçar um planejamento concreto e coerente com as necessidades de cada setor.

Essas análises oferecem dados para que possam ser planejados programas de treinamento específicos dentro da corporação. 

Como consequência, isso possibilita a melhoria de desempenhos particulares e coletivos, além da identificação de novos talentos dentro da empresa, permitindo a combinação de estratégias para aumentar o nível de performance e conhecimento coletivos.

A possibilidade de desenvolver habilidades e aumentar o repertório profissional dentro do ambiente de trabalho é um dos grandes motivos para manter a motivação.

Ao se ter em mente que o líder de uma equipe deve priorizar tanto a gestão de pessoas, quanto a de processos e políticas da empresa, cabe aos profissionais de RH oferecer as ferramentas adequadas para que o líder possa gerenciar seu time da melhor forma possível.

Qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas?

Não é incomum que as pessoas encarem a área de recursos humanos e o processo de gestão de pessoas como sendo a mesma coisa. No entanto, há diferenças. Na verdade, a gestão de pessoas é a principal prática exercida pelo setor de RH.

Por meio desse tipo de gerenciamento, os recursos humanos elevam a eficiência e o desenvolvimento do capital humano. Se separarmos os objetivos do RH e da gestão de pessoas, fica desta forma:

Área de recursos humanos

  • Proporcionar um bom ambiente de trabalho;
  • Seleção e contratação de colaboradores;
  • Exigir comprometimento na realização dos serviços;
  • Assegurar a qualidade dos setores do negócio;
  • Garantir que as regras sejam aplicadas;
  • Fazer com que a empresa seja competitiva.

Conceito de gestão de pessoas

  • Maximizar o potencial dos colaboradores;
  • Manter o foco em atingir bons resultados; 
  • Priorizar a retenção dos talentos na empresa;
  • Investir na satisfação dos colaboradores e no aumento da produtividade interna.

Como implementar gestão de pessoas na sua empresa?

Depois de compreender que ir além da simples execução de processos e que o RH está diretamente ligado à gestão de pessoas, veja algumas dicas de como tornar esse processo mais eficiente.

Invista em análise de dados

A análise de dados é muito importante no processo de gestão de pessoas, uma vez que para quantificar sua eficiência é necessário medir dados. Sendo assim, é importante atuar em duas vertentes de análise de dados.

A primeira delas é a coleta de indicadores, que são capazes de trazer resultados sobre o próprio trabalho do RH e sobre aspectos gerais, como produtividade e satisfação dos colaboradores.

A outra forma de atuação é uma tendência mais recente e visa cruzar dados sobre o comportamento e o desempenho das pessoas, permitindo que se trace padrões e tomadas de decisões mais assertivas. Essa prática é conhecida como People Analytics.

Analise o comportamento humano

Outra maneira de tornar a gestão de pessoas eficiente se dá através do mapeamento e análise do comportamento humano. Para isso, a melhor opção é investir em mapeamento comportamental baseado em metodologia DISC com acurácia garantida.

Esse teste permite coletar mais de 50 informações sobre o comportamento de cada colaborador ou candidato e ainda serve de base para o People Analytics. Os benefícios de se avaliar o comportamento humano são inúmeros e geram muito valor ao RH e consequentemente à empresa.

Compreenda o negócio

Conhecer sua empresa de maneira global é muito importante. Como você vai ter capacidade de opinar sobre decisões de negócio e ser ouvido se não conhece a fundo a atividade da empresa? Como vai executar a gestão de pessoas de diferentes áreas sem conhecer os objetivos e metas dos diferentes setores?

Por isso, buscar conhecimento interno é importante. Conversas com lideranças, colaboradores e com a alta direção são algumas opções. Além disso, conhecimentos de fontes externas também são bem-vindos para otimizar a gestão de pessoas e manter a empresa caminhando nos trilhos.

Busque constantemente a melhoria da performance

Com base na análise comportamental e na gestão de competências dos colaboradores, o RH consegue criar uma cultura de desenvolvimento do desempenho profissional

Essa prática funciona como uma “trilha” personalizada para a otimização do progresso dos membros do time interno. Dependendo das características pessoais e profissionais de cada colaborador, o RH pode utilizar estratégias, como:

  • Mentoring ou coaching;
  • Programa de desenvolvimento para líderes;
  • Treinamento para desenvolvimento de habilidades e competências.

Não podemos esquecer da importância dos indicadores de desempenho (KPIs) que irão apontar o nível de desempenho alcançado por cada profissional.

Conquiste um clima organizacional positivo

Após a pandemia, muito se fala sobre a saúde mental, emocional e ergonômica dos profissionais. Esse assunto é de grande importância, pois afeta diretamente os resultados dos colaboradores e também da empresa. Mesmo com parte do time em home office, é possível melhorar o clima organizacional por:

  • Investir em eventos descontraídos, como os happy hours ou breaks durante o expediente;
  • Estimular a comunicação entre os times por meio de canais internos de interação; Valorizar e desenvolver as soft skills dos colaboradores;
  • Elogiar os bons serviços executados.

Coloque a gestão de talentos em prática

Outra estratégia ligada à gestão de pessoas é o gerenciamento dos talentos. De nada adianta ter colaboradores de alto desempenho se o potencial deles não é explorado corretamente.

Para evitar isso, os gestores podem criar um plano de carreira com base no perfil dos profissionais. Dessa forma, eles serão alocados nas funções e cargos compatíveis com as suas habilidades e competências. 

Faça contratações certas

Comece buscando os perfis adequados e com potencial para oferecer alta performance. Isso envolve técnicas de recrutamento que ampliam a precisão da escolha e fazem o gestor escolher os colaboradores que a empresa precisa.

Então, um processo seletivo mais eficiente deve ser buscado constantemente pelo setor de RH a fim de evitar problemas como alta rotatividade e retrabalhos — além de contribuir com o orçamento com uma redução significativa na contratação de pessoal.

Busque constantemente a melhoria da performance

Fala-se muito em cursos para capacitar e treinar a equipe, mas a verdade é que o ideal é estabelecer uma cultura voltada para a atualização contínua e isso envolverá um programa de capacitação.

Todos esses treinamentos devem seguir uma linha estratégica, ou seja, não basta capacitar por capacitar, é preciso observar as demandas e as necessidades do negócio para estabelecer um alinhamento rígido entre capacitação e evolução estratégica.

Nesse cenário, uma atitude fundamental é mensurar em relatórios e números precisos o antes e depois das capacitações para avaliar a eficácia e identificar os pontos que merecem maior atenção.

Saiba como a análise de dados pode te ajudar no processo 

Como você pôde ver nos tópicos sobre a implementação da gestão de pessoas, o People Analytics tem um papel central no seu planejamento estratégico.

Afinal, a análise de dados garante uma abordagem baseada em evidências sobre a situação, performance e desenvolvimento dos colaboradores. Assim, você consegue tomar decisões ágeis, assertivas e estratégicas. 

O conceito de People Analytics envolve coletar, analisar e interpretar informações relacionadas aos talentos. Isso inclui indicadores sobre desempenho, satisfação, absenteísmo, turnover, entre muitos outros. 

A partir dessas informações, o RH garante: 

  • Decisões assertivas: com dados concretos, os gestores podem tomar decisões de contratação, promoção, retenção e desenvolvimento sempre bem embasadas. Isso garante um maior alinhamento do RH às metas da organização;
  • Monitoramento de indicadores: a análise precisa permite monitorar indicadores como turnover, absenteísmo, ROI de treinamentos, eNPS, produtividade, índice de reclamações trabalhistas, entre outros essenciais para promover melhorias contínuas;
  • Redução de custos: ao entender os processos e a jornada dos colaboradores, é possível identificar falhas, gargalos e erros de planejamento. Com correções ágeis e precisas, os recursos são otimizados;
  • Aumento de produtividade: graças à otimização de etapas, os profissionais de RH ganham tempo e assertividade para se concentrar em estratégias mais relevantes para o desenvolvimento dos colaboradores.
  • Controle e monitoramento de processos: com a análise precisa e intuitiva dos aspectos mais relevantes do RH, o People Analytics permite um controle completo, ágil e eficiente sobre todas as áreas monitoradas.

Portanto, ao compreender melhor o seu time, é possível tomar decisões informadas e que impactam diretamente nos resultados organizacionais. 

Ao promover estratégias mais assertivas, uma gestão eficaz, o aumento de produtividade e a otimização de processos, o People Analytics é a chave para alcançar melhores progressos junto aos colaboradores. 

Como fazer isso de forma estratégica?

Todos os processos vistos compõem a base para uma gestão de pessoas de excelência. Na escalada dessa demanda, o ápice da pirâmide se encontra nas estratégias utilizadas. É possível transitar entre a gestão eficiente e estratégica. Algumas características contribuem para esse aprimoramento. Veja agora algumas delas.

Defina os objetivos esperados com a gestão de pessoas

Essa inteligência está em ampliar a visão de resultados e realizar uma avaliação mais completa e focada. Estabelecer índices mais desafiantes e competitivos é uma excelente forma de motivar a equipe para voos mais altos.

É preciso pensar no potencial de chegada e como oferecer meios sólidos para que o time atinja esses objetivos mais fortes. A partir disso, acompanhe o desempenho e auxilie a construir uma cultura de superação de expectativas.

Avalie recursos e competências necessárias

Os meios para alcançar os fins são essenciais nesse caso. É possível ter perda de performance por falta de equipamentos ou capacitações. Nesse sentido, uma atitude importante é avaliar o capital intelectual atual da organização e estabelecer novas capacitações compatíveis com o objetivo a que se pretende chegar.

Descubra a verba necessária e o parceiro ideal para desenvolver essa parte e aplique para aprimorar os resultados. Além disso, estabeleça um tempo próximo do ideal para esse alcance.

Faça a previsibilidade das necessidades da empresa

Falando exclusivamente sobre tempo, é muito essencial ter uma inteligência de previsibilidade de implementações. De nada adianta vislumbrar uma alta performance em um espaço impossível de tempo.

Lembre-se de que as competências e habilidades passam por um período de maturação e somente após a prática é que a equipe perceberá os ganhos obtidos no sistema de capacitação. Logo, é preciso equilibrar o tempo necessário para o atendimento das necessidades da empresa e o ideal para a capacitação e preparação do corpo de funcionários para superar essas expectativas.

Implemente softwares desenvolvidos especialmente para a gestão de pessoas

Um carro-chefe nessa implementação de gestão estratégica de pessoas é se adequar à transformação digital e implementar ferramentas tecnológicas especiais nessa demanda. No mercado, há soluções digitais robustas e essa escolha é essencial para gerar um diferencial ao gestor e à empresa em que ele trabalha, trazendo mais valor estratégico.

Essa cultura digital deve ser retransmitida para o corpo de funcionários, fazendo com que toda a organização tenha uma mentalidade para digitalizar ações, procedimentos e rotinas mais mecânicas. 

Tudo isso contribui para otimizar tempo e recursos financeiros para ações mais estratégicas de crescimento. O gestor tem a responsabilidade de assumir o papel de iniciativa em novas tecnologias para que as pessoas sigam essa linha.

Crie uma cultura colaborativa

Desperte um espírito de colaboração entre líderes e demais profissionais. Faça-os entender que o alcance de resultados passa por um cenário de colaboração em direção às metas e objetivos empresariais.

Esse entendimento é muito importante para fortalecer a harmonia e a sinergia de equipe. Dessa forma, eventuais problemas que podem surgir interna ou externamente são facilmente superados. 

Incentive as lideranças a participarem ativamente dos projetos e, caso você seja o principal gestor, assuma a responsabilidade de dar andamento ao fluxo de trabalho com ação e iniciativa.

Aposte na avaliação por meio de feedbacks constantes

Os feedbacks são ferramentas valiosas para a melhoria do desempenho dos profissionais. Além disso, mostram o interesse da empresa no progresso deles, bem como os aproximam dos gestores.

Para terem um efeito sólido, os feedbacks devem ser registrados em um histórico de cada colaborador. Isso é importante para que os gestores avaliem o quanto o profissional progrediu desde a última conversa e se aplicou as sugestões oferecidas.

5 dicas para melhorar as práticas de gestão de pessoas nas empresas

Quanto mais suave e correta for a gestão de pessoas, mais positivos serão os resultados. Por isso, adotar boas práticas para realização desse processo também é importante. Confira as dicas principais para isso.

1. Otimize o diálogo

O diálogo dentro de qualquer empresa é uma importante ferramenta, capaz de manter todos os funcionários informados e alinhados. Contudo, infelizmente, alguns gestores e empreendedores ainda não dão a devida atenção ao assunto.

Muitos conflitos acontecem simplesmente por falta de comunicação. Para melhorar a comunicação, é importante que todos estejam comprometidos com o assunto, especialmente as lideranças, uma vez que a comunicação é vista como algo crucial para alcançar grandes resultados.

O diálogo, seja ele presencial ou através de canais de comunicação como mural de recados, intranet, e-mails corporativos, softwares ou aplicativos é fundamental nesse processo.

2. Aprimore o processo de atração de talentos

A atração de talentos é fundamental para qualquer organização que deseja se destacar. Para atrair gente talentosa, é necessário otimizar o processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais ágil, simples, eficiente e menos dispendioso.

As melhores formas de aprimorar esse processo são:

  • estabelecer presença nas redes sociais;
  • criar uma página de carreiras;
  • utilizar os colaboradores como embaixadores da sua marca;
  • respeitar todos os candidatos à vaga de emprego.

3. Recompense as conquistas dos profissionais

Quando um profissional é recompensado por suas conquistas, cria-se o senso de meritocracia, fazendo com que colaboradores vislumbrem que podem ser recompensados por fazer mais.

Quando os trabalhadores entendem essa mensagem, passam a produzir mais e melhor, e de modo automático, resultados ainda melhores virão.

4. Mantenha o time treinado

Quando um colaborador está treinado, ele consegue desempenhar suas tarefas diárias com mais agilidade e eficácia.

Além disso, se torna capaz de atender melhor aos clientes da empresa e solucionar problemas que surgem ao longo do dia. Mas antes de começar qualquer tipo de treinamento, é necessário saber qual é o processo de capacitação que o funcionário ou equipe precisam.

Para isso, recomenda-se pesquisar os conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser aprimorados.

5. Use a tecnologia a seu favor

O processo de gestão de pessoas possui a tecnologia como grande aliada. Nos dias de hoje, por meio do uso de softwares, é possível facilitar todo o processo de RH, automatizando uma série de processos burocráticos.

Dessa forma, é possível ter mais tempo para cuidar das atividades estratégicas da empresa, como atrair e reter talentos, treinar equipes, além de ter acesso a uma série de outros dados relevantes em tempo real.

Veja 3 desafios na gestão de pessoas e como solucioná-los

Enquanto as tendências de gestão de pessoas continuam evoluindo, novos desafios surgem na área, exigindo uma postura proativa dos profissionais de RH. Conheça os principais deles e os caminhos para solucioná-los:

Comunicação Interna

A qualidade na comunicação interna sempre esteve entre os principais desafios da gestão de pessoas. Contudo, na medida em que os fluxos de trabalho se digitalizam e as interações à distância se popularizam, novas dificuldades podem surgir.

Isso porque, a falta de domínio sobre as novas ferramentas e a própria distância física entre os colaboradores podem dificultar a troca de informações, o alinhamento dos processos e a própria humanização das relações.

Nesse contexto, o papel do RH é mapear os recursos de troca mais adequados ao perfil da sua equipe, qualificá-la para utilizar essas ferramentas, monitorar seus resultados e sanar qualquer eventual ruído.

Adoção de novas políticas e modelos de trabalho

Por falar na digitalização, ela também está motivando a adoção de novos modelos de trabalho. O home office, o trabalho híbrido e os horários flexíveis, por exemplo, já são realidade em diversas empresas. 

Sem a devida adaptação a essa nova realidade, a gestão de pessoas pode se tornar um problema no negócio. Enquanto é preciso atender às novas preferências dos profissionais, também é essencial garantir que a sua performance e engajamento sejam mantidos. 

Portanto, cabe ao RH aliar-se aos gestores para traçar novos fluxos, investir em boas plataformas de RH para administrar cada processo, definir novos meios para monitorar os resultados e adaptar a equipe para que cumpra suas metas independentemente do momento ou local. 

Desenvolvimento de lideranças

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Soap, o desenvolvimento de lideranças é um desafio para 26,6% das empresas. Ele fica atrás apenas dos já citados novos modelos de trabalho (67%) e da comunicação interna (35,4%). 

Isso não é por acaso. Como você viu ao longo deste artigo, os coordenadores da organização têm um papel central na gestão de pessoas. Contudo, capacitá-los adequadamente é um desafio. Afinal, cada pessoa tem seu próprio perfil, habilidades, visão estratégica, pontos fortes e áreas de melhoria.

Aqui, a função do RH é analisar as competências de cada liderança. A partir disso, é importante investir em treinamentos específicos para potencializar as suas habilidades e abordagens. Em alguns casos, também é válido identificar talentos com potencial de administrar equipes e investir neles. 

Coloque a gestão de talentos em prática

Pessoas representam um ativo muito valioso no ambiente organizacional. Uma visão mais atualizada sobre colaboradores envolve o desenvolvimento de talentos. Nesse sentido, é preciso aprimorar capacidades e despertar habilidades em potenciais líderes ou funcionários de alta performance. 

A gerência de talentos compreende desde a captação até a manutenção de funcionários. 

Além disso, a imagem e a reputação da empresa perante os concorrentes e o mercado são muito ampliadas. Essa visibilidade positiva atrai a atenção de concorrentes e favorece uma disseminação espontânea do valor da marca para a sociedade.

O que significa o termo outsourcing em gestão de pessoas? 

Por se tratar de uma prática cada vez mais popular no mercado, muitos profissionais de RH se perguntam o que significa o termo outsourcing em gestão de pessoas.

Em tradução livre, ele quer dizer “fonte externa”. Basicamente, trata-se de uma alternativa de administração baseada na contratação de empresas externas. O foco é sempre em negócios com ampla qualificação, experiência e conhecimento na área em questão. 

Ao contrário da terceirização, que geralmente é voltada às atividades mais práticas e gerais, o outsourcing é sempre pautado em serviços altamente especializados. 

Na coordenação de profissionais, o objetivo é contratar empresas de referência em RH para lidar com toda a sua parte burocrática. 

Isso inclui desde a geração das folha de pagamento, até as rescisões de contratos, práticas de recrutamento, programas de treinamento, administração de benefícios, avaliações, entre outras demandas operacionais.

Em primeiro lugar, o apoio do outsourcing agrega mais qualidade e eficiência na administração. Nesse processo, sua produtividade e seus custos também são otimizados.

Mais importante do que isso, é o fato de que a equipe interna de Recursos Humanos ganha mais tempo, disponibilidade e melhores condições para focar em suas principais competências. Assim, ela consegue se concentrar mais nas questões estratégicas do negócio.

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Ao longo deste artigo, você percebeu que a gestão de pessoas é uma área bastante ampla e repleta de particularidades. Isso sem falar que suas tendências estão evoluindo a todo momento.

Portanto, procure sempre ir além das dicas que compartilhamos aqui. Ao se aprofundar no assunto e atualizar-se continuamente, você consegue agregar mais valor aos talentos e à sua empresa. 

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Cada conteúdo é desenvolvido pelos principais especialistas da área. Assim, você pode acessar os conhecimentos de quem é referência no assunto onde estiver.

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Conclusão

É simples notar que as práticas citadas neste artigo são excelentes para a gestão de pessoas. Ao serem aplicadas, a produtividade dos funcionários e do negócio aumentará, tornando-o mais sólido, próspero e saudável.

Por isso, essa administração precisa ser implementada nas empresas. Absorver as demandas estratégicas será de grande ajuda no aumento da performance e da produtividade do time.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como realizar uma eficiente gestão de pessoas? Então, não pare de aprender por aqui. Baixe agora mesmo o nosso E-book “Conquiste resultados na sua gestão de pessoas online.”

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