Saiba como formar uma equipe de alto desempenho

Saiba como formar uma equipe de alto desempenho

Saiba como formar uma equipe de alto desempenho

Equipes de alto desempenho no trabalho tem motivação, objetivos estabelecidos e paixão pela profissão como características de destaque

O alto desempenho no ambiente empresarial é o que define uma das grandes diferenças que estabelecem o potencial de crescimento de uma equipe ou profissional. Enquanto a competência já é tida como uma premissa básica, buscada em todos os perfis de trabalhadores, é a capacidade de manter um nível alto de performance que se apresenta como diferencial no mercado de hoje, e alguns fatores se destacam como primordiais para que esse nível de excelência seja atingido.

De acordo com o artigo de Eugênio Mussak, consultor da Sapiens Sapiens (empresa especializada no desenvolvimento de programas de liderança de equipes), publicado na VOCÊ S/A, a paixão pelo trabalho é um dos fatores mais importantes para se compor uma equipe de alto desempenho, tendo em vista que o nível de exigência e demanda de quem atinge esse patamar de performance são bastante altos.

Contar com objetivos claramente definidos é o primeiro passo para o alcance de um desempenho além do satisfatório, já que o profissional necessita de uma missão específica para a qual se dedicar, podendo elaborar a melhor estratégia e as ações mais apropriadas para a causa que defende.

Tendo isso estabelecido, é preciso que o time formado para a tarefa seja, não somente atraído por seu trabalho, mas também entrosado e confiante, vendo prazer em aceitar novos desafios. Profissionais que lidam bem com grandes riscos e que tem facilidade em ajudar e trabalhar em equipe estão entre os mais comuns em projetos que destacam alto desempenho.

De volta à questão da motivação (frequentemente abordada e tida como um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento de todos os setores de grandes corporações), contar com um líder inspirador é fundamental para criar uma equipe de performance excepcional, já que, somente com a gerência de um profissional em busca constante de melhorias e novas conquistas é que uma equipe se sente impulsionada para atingir os maiores níveis de desempenho e alcançar a excelência.

Imagem: reprodução

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post