9 aplicativos para RH que te ajudam a otimizar as demandas

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

Vivemos na era dos aplicativos: temos apps no computador ou no celular, que executam uma miríade de funções, desde identificar aquela música desconhecida tocando na sala de espera do dentista até dividir a conta da mesa na pizzaria. E, sim, existem aplicativos para RH que vão tornar a sua rotina mais produtiva.

Nem todos eles foram desenvolvidos pensando nas tarefas do RH em si, mas suas funções podem ser perfeitamente aplicadas ao dia a dia da área. Afinal, eficiência, segurança, redução de erros manuais e foco no ROI (retorno sobre o investimento) são mantras em quase qualquer departamento.

Confira a lista de 9 aplicativos que vão facilitar sua vida no RH!

Conheça os melhores aplicativos para RH

Como em todas as áreas, os apps realmente vieram para trazer comodidade e facilidade para todos. Na rotina de um departamento de RH a história não é diferente. Usar aplicativos para RH tem se tornado algo cada vez mais comum, pela facilidade e agilidade que eles trazem ao setor!

Falaremos agora sobre os principais deles.

1. Runrun.it

O Runrun.it é um aplicativo de gestão de projetos. Nele, você tem a possibilidade de mensurar o desempenho de cada colaborador envolvido nos trabalhos.

Denominado de RR-Ratings, esse sistema de medição de performance leva em consideração a quantidade de tarefas entregues, sua pontualidade, o esforço para entregar, o número de revisões necessárias, entre outros aspectos que conferem inteligência aos processos.

Além dessa vantagem, o Runrun.it premia os colaboradores com medalhas virtuais, conforme as notas conquistadas na ferramenta, apimentando a plataforma com a gamificação. Também é possível obter relatórios gerenciais em tempo real.

2. Evernote

Sabe o infame bloco de notas padrão do Windows? O Evernote é uma versão melhorada e ampliada dele.

Você cria notas categorizadas da maneira que bem entender, mantendo um catálogo inteligente e prático de artigos, fotos ou vídeos que encontrou na internet, mas que por algum motivo não teve tempo para ver (ou queira rever posteriormente).

Você consegue fazer anotações em forma de texto ou áudio sobre algo que lembrou ou viu na rua e que não quer esquecer. Um dos recursos mais úteis do Evernote é o seu mecanismo de pesquisa, que permite encontrar anotações que, por algum motivo, se perderam em meio à pilha de categorias criadas.

Então, se você se deparar com algum artigo interessante sobre recrutamento e seleção ou processos eficientes de controle de férias, mas não está com tempo para ler no momento, por que não salvar uma anotação no Evernote e apreciar a leitura mais tarde?

3. Reachr

Esse é o Tinder do RH. Já ouviu falar no Tinder? É um aplicativo de relacionamento no qual os perfis das pessoas vão sendo mostrados na tela principal do usuário para que ele escolha dar “like” ou “dislike”. Caso a outra pessoa também tenha dado “like” no perfil do usuário quando ele apareceu no feed dela, acontece uma combinação e o aplicativo abre um chat, para que os dois possam se conhecer melhor.

A premissa do Reachr é a mesma: caso haja uma combinação entre candidato e vaga, um chat é aberto para que o responsável por recrutamento possa conhecer melhor a pessoa do outro lado. O processo se torna mais lúdico, uma autêntica gamification.

Esse aplicativo surge como uma alternativa interessante a todos os sites de vagas ultrapopulados de anúncios de vagas e de currículos.

4. Trello

O Trello é outro aplicativo de gerenciamento de projetos. Em cada painel, o usuário cria boards com as categorias que quiser e, dentro delas, aloca as tarefas de cada projeto que devem ser realizadas. Você pode atribuir as tarefas a algum usuário específico da ferramenta e tem a possibilidade de colocar prazos.

A movimentação dos boards dentro de cada painel confere facilidade de uso, um dos maiores trunfos da ferramenta. Com o Trello, a condução dos projetos se torna fluída. A ferramenta é simples, gratuita e pode ser acessada na Web e em dispositivos Android e iOS.

5. Wunderlist

Criar uma lista de atividades para o dia é uma das práticas mais indicadas para aumentar a produtividade. O Wunderlist é um dos melhores aplicativos para RH dedicados a essa função.

Além de ser um planejador diário inteligente, a ferramenta permite adicionar lembretes, anexar arquivos, compartilhar listas ou tarefas para outros usuários. E o melhor: ela é sincronizada para Windows, Mac, Android, iOS e Web. O Wunderlist é gratuito e recursos adicionais podem ser adquiridos com a versão Pro.

6. Slack

Parte do trabalho de um profissional de RH consiste em se relacionar com a equipe, funcionários de outras áreas e fornecedores. O Slack é um aplicativo criado para facilitar a comunicação, permitindo a criação de canais separados por projetos ou equipes.

Assim, as informações ficam reunidas em um só lugar e os colaboradores não precisam usar o Whatsapp pessoal para assuntos profissionais. A ferramenta permite o envio de mensagens de texto, vídeo, áudio, arquivos, imagens e, ainda, chamadas de áudio e vídeo. Também é possível integrar outros aplicativos à plataforma, como Google Drive e Trello.

Com o Slack, é possível otimizar o processo de recrutamento e seleção, enviar comunicados para toda a empresa, integrar novos funcionários, tirar dúvidas, entre outras atividades. A versão gratuita disponibiliza apenas os recursos básicos e atende a pequenas equipes. Os planos pagos são indicados para pequenas, médias e grandes empresas.

7. Google Drive

O Google Drive é mais um serviço do Google criado para facilitar a rotina de trabalho. Ele permite criar e compartilhar arquivos em qualquer dispositivo, sendo necessário criar apenas uma conta do Google.

A ferramenta possibilita editar, visualizar e enviar qualquer tipo de arquivo para a sua equipe com apenas um clique, sem a necessidade de mandá-lo em anexo. Além disso, é possível adicionar aplicativos ao Drive para criar documentos, planilhas, apresentações e formulários rapidamente.

Com o Google Drive, é possível criar uma rede entre toda a equipe para compartilhar os arquivos mais importantes da área. Ele é disponível para uso pessoal, gratuitamente, ou para planos empresariais e pode ser acessado em dispositivos Android. iOS, PC e Mac.

8. IFTTT

Uma das maiores tendências do RH é a automação dos processos. Com o IFTTT é possível padronizar ações simples, diretamente do seu computador ou smartphone. A sigla da ferramenta significa “If this then that” (se isso, então aquilo, em uma tradução literal) e permite a integração com serviços do Google, redes sociais, Telegram, entre outros.

Ele possibilita a criação desde lembretes para beber água até incluir tarefas recorrentes de forma automática no Trello. Vale a pena dar uma olhada!

9. Convenia RH

É o mais específico para RH dos apps desta lista. A Convenia RH é um aplicativo de gestão e controle de Departamento Pessoal, que automatiza tarefas burocráticas, como controle de férias, gestão de benefícios, gestão de ponto eletrônico e horas extras, entre outras.

A ferramenta também conta com um mural eletrônico, a partir do qual RH e colaborador conseguem se comunicar de maneira eficiente e confidencial, com publicações fixas ou pontuais. Além de todos os ganhos de eficiência e produtividade, a Convenia RH promove a segurança de dados, tendo em vista que se trata de um software na nuvem que fica armazenado nos servidores da Amazon, portadora de mais de dez certificações internacionais de segurança.

Uso de aplicativos para RH chegou para ficar

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas, tanto pessoal, como profissional. O uso de aplicativos para RH facilita o dia a dia da equipe. Além do aumento da produtividade, essas ferramentas auxiliam na comunicação dos times, na organização dos projetos e na diminuição de erros manuais.

Que tal incluir os aplicativos na sua rotina? Realize agora um teste grátis de 7 dias da ferramenta Convenia RH.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!