Benefícios corporativos: entenda como colocar em prática

Tempo de leitura: 8 minutos

Os benefícios corporativos são cada vez mais utilizados como uma ferramenta de sucesso pelas grandes empresas. Visto que esse fator é fundamental na promoção do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, o seu uso pode ajudar as empresas a manter boas equipes de trabalho, afinal, é valorizando o capital humano que as metas organizacionais são alcançadas mais facilmente.

Nesse sentido, o foco na avaliação dos colaboradores e em seu desenvolvimento deve ser uma prioridade na hora de compor um pacote de benefícios corporativos, tendo em mente que a escolha de tais facilidades deve ir sempre ao encontro dos objetivos e estratégias elaborados pela empresa.

Portanto, manter a competitividade e o sucesso de uma organização passa diretamente pela necessidade de oferecer um pacote de benefícios aos funcionários, de modo a garantir a sua permanência e promovendo, assim, a manutenção de equipes qualificadas e eficientes. Dessa forma, a retenção de bons profissionais representa, em muitos casos, a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Colocar em prática os benefícios corporativos para alcançar resultados satisfatórios exige um planejamento adequado e eficiente. Quer saber como implementar em sua empresa? Então, continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto!

Veja o que são benefícios corporativos

Benefícios corporativos são vantagens que uma empresa privada — que atua em sistema corporativo — disponibiliza para seu colaborador, como convênios médicos e odontológicos, auxílio-creche, descontos em academias, livrarias, mercados, farmácias, benefícios de assistência, ou seja, ajuda disponibilizada no cuidado com idosos ou crianças, entre outras possibilidades.

Esse retorno de valores e benefícios se dá por conta da modalidade democrática sob a qual a empresa opera. Dessa forma, todos os seus colaboradores recebem uma porcentagem justa e previamente estipulada dos ganhos gerais. A implementação de benefícios corporativos é também uma forma de reter pessoas que demonstram habilidade no trabalho.

A retenção de talentos é uma estratégia importante para o crescimento da empresa, afinal, esta acaba economizando em treinamento, rescisões de contrato e eventuais processos jurídicos, por exemplo.

A cada dia, as empresas vêm se dando conta de que existe muito mais vantagem em treinar bem e fidelizar um colaborador por meio de benefícios corporativos do que estar constantemente capacitando novos profissionais.

Entenda a importância dos benefícios corporativos dentro da empresa

Uma empresa que oferece um bom pacote de benefícios entende e valoriza a importância dos seus colaboradores para o bom desempenho de suas atividades. Ao colocar o bem-estar geral em evidência, é possível observar um aumento significativo da satisfação, além da lealdade à empresa.

O salário já não é o interesse principal dos profissionais. As maiores vantagens que a empresa pode ofertar estão entre os chamados benefícios corporativos. O exemplo mais eficiente se encontra na área da saúde.

Imagine que você precise se consultar com um médico. Por não ter um convênio, essa consulta pode sair cara; se você buscar os serviços públicos, ela pode demorar devido à longa lista de espera que existe. Sendo assim, uma empresa com convênio médico apresenta uma vantagem bem maior que aquelas que ofertam apenas o salário, ainda que este seja mais alto.

Nesse sentido, oferecer a oportunidade de ter acesso a médicos das mais diferentes especialidades pode gerar o conforto e tranquilidade nesses momentos de tensão, impactando o mínimo possível a produtividade desse colaborador. Além disso, você pode aplicar esse exemplo para consultas odontológicas, ortopédicas, psicológicas, entre outras; ou mesmo a serviços de descontos em academias, livrarias, restaurantes, lojas virtuais etc.

Conheça as vantagens que esses benefícios apresentam

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer os interesses dos colaboradores, saber mais ou menos quais são seus perfis, hobbies, rotinas de compras e momentos de lazer. Estando de posse dessas informações, fica mais fácil escolher um pacote de vantagens para aplicar na empresa.

Existem aqueles benefícios corporativos que trazem um impacto mais pessoal, ou seja, que englobam acompanhamentos médicos, odontológicos e serviços de desconto e fidelização, mais comuns.

Existem também aqueles que focam o aperfeiçoamento profissional com a elaboração de cursos internos, palestras e viagens direcionadas ao aperfeiçoamento.

Esse tipo de benefício costuma ser mais atrativo para aqueles colaboradores em início de carreira, que ainda estão em busca de sua área de interesse; ou mesmo para aqueles que querem sair de sua zona de conforto ou ganhar um salário melhor. As opções nessa área são abundantes.

Descubra os principais benefícios oferecidos pelas empresas

De modo geral, oportunidades para uma melhor qualidade de vida — incluindo vantagens em redes de academias, terapias especiais, ajuda na solução de problemas corriqueiros e ofertas de entretenimento — estão entre as opções que podem fazer parte de planos de benefícios oferecidos por grandes empresas.

Planos odontológicos, de seguro de vida, previdência privada, saúde e — no caso das mulheres grávidas — de acompanhamento ginecológico e psicológico também fazem parte das opções de benefícios que podem ser oferecidos a colaboradores, além de serviços disponibilizados pela web (incluindo a compra de artigos eletrônicos e livros, entre outros).

Facilidades para a execução de cursos de longa e curta duração em universidades e para o aprendizado de novas línguas em escolas também fazem sucesso nos pacotes de benefício corporativo, já que ajudam no desenvolvimento do funcionário e resultam no aprimoramento profissional, impactando positivamente o desempenho da empresa.

Avalie os melhores benefícios a serem oferecidos

Saber quais são os melhores benefícios é uma tarefa complicada. Cada colaborador tem suas próprias formas de lazer, suas rotinas e rituais diários. Pressupor que todos compartilhem o mesmo interesse é reduzir demasiadamente as características individuais a um todo simplificado.

Saber ouvir

O passo mais acertado nesse caso é envolver os próprios colaboradores na escolha de seus benefícios. Questionar, ouvir e aplicar são conceitos importantes em uma empresa verdadeiramente democrática, sendo assim, os integrantes principais devem fazer parte da tomada de decisões.

Pessoas que têm filhos e aqueles que contam com familiares adoecidos em casa terão uma perspectiva desses benefícios, assim como aquele colaborador solteiro que não tem a responsabilidade de sustentar os filhos terá uma outra. Ouvir todos é essencial, pois dar a voz a quem quer falar é o primeiro mandamento de um espaço em que todos são iguais.

Oferecer flexibilidade

Benefícios que englobam aqueles que preferem trabalhar na modalidade home office também estão se tornando muito populares. O trabalho que dispõe de certa autonomia está sendo cada vez mais valorizado, pois, além de permitir que o próprio trabalhador se sinta mais confortável ao se desenvolver profissionalmente no local de sua preferência, também possibilita uma economia substancial para a empresa.

Desta forma, os benefícios oferecidos podem ser também horários mais flexíveis, pausas para recarregar as energias, conforto no local de trabalho, entre outros. A prática do home office cresce com a diversificação do mercado de trabalho e, para que se entre em contato com bons profissionais, é necessário antes abrir espaço para que os mesmos apareçam.

Cuidar do ambiente de trabalho

Outra reclamação comum e que pode desaparecer se tratada com o benefício corporativo correto é o próprio espaço de trabalho. O estresse nos colaboradores pode se apresentar nas mais diversas roupagens, como o tédio por um ambiente desconfortável, a falta de cores nas paredes ou a pouca liberdade destinada aos processos criativos.

A criatividade é um elemento essencial na manutenção do interesse do indivíduo pela tarefa que ele desempenha, e isso deve ser usado na escolha dos benefícios. Não é novidade para ninguém que pessoas que trabalham felizes ou que estão contentes com o seu trabalho são mais produtivas e, consequentemente, auxiliam a sua empresa a atingir os seus objetivos.

Assim sendo, o sucesso dos benefícios corporativos pode ser explicado pela melhoria do desempenho dos funcionários, que passam a ter uma motivação maior no trabalho e, com isso, criam um vínculo maior com a organização. O resultado desse investimento é a garantia de poder contar com funcionários satisfeitos. Consequentemente, a diminuição da rotatividade de pessoal acontece.

O que achou das informações que apresentamos? Caso tenham sido úteis, aproveite e leia também nosso artigo sobre os erros mais comuns que são cometidos pelo RH quando o assunto é benefício corporativo!

Contrate plano de saúde com o Convenia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *