Confira o que são Benefícios Flexíveis e suas principais vantagens para o RH

Convidados da Convenia
Employer Branding
  9 min. de leitura

É fato que em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que se limitam a oferecer os benefícios tradicionais aos colaboradores podem ter dificuldades em atrair talentos. Entretanto, àquelas que desejam fazer mais, os benefícios flexíveis se apresentam como uma ótima opção.

“Mas o que é isso?”, você pode estar se questionando. De antemão, saiba que são benefícios corporativos pensados para a realidade de cada colaborador e não para o todo da corporação.

E se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que essa é uma das maiores tendências dos últimos e próximos anos para o RH. Por isso, acompanhe no texto a explicação do que é e das principais vantagens de adotar uma política de benefícios flexíveis em sua empresa.

O que são benefícios flexíveis?

Imagine-se na seguinte situação: mesmo trabalhando oito horas por dia, você é uma pessoa fitness e gosta de praticar esportes diariamente, além de se atentar também a sua vida social. Com uma agenda dessas, acaba sendo complicado para você arrumar tempo para ir ao mercado, selecionar os produtos e prepará-los para cozinhar, o que te torna um usuário frequente de aplicativos de delivery.

Em contrapartida, seu colega de trabalho precisa fazer comida para os filhos após seu expediente e, em seu tempo livre, suas atividades se resumem a acompanhar os melhores lançamentos de filmes e séries nos streamings. Após criar esse cenário em sua cabeça, responda: você e seu colega iriam utilizar seus benefícios corporativos da mesma forma?

É provável que não, certo? E até por isso que existem os benefícios flexíveis, que basicamente são uma forma de personalizar a distribuição de saldo de benefícios de acordo com a necessidade específica de cada colaborador.

Com eles, você poderia requisitar um saldo maior no seu vale refeição e no seu gympass, já que faria mais sentido para sua realidade. Já seu colega de trabalho provavelmente iria optar por mais saldo em seu vale alimentação e até mesmo por um plano de saúde mais caro e que abranja os seus dependentes.

E caso essa personalização ainda não seja suficiente para te convencer, conheça as diferenças entre os benefícios flexíveis e os tradicionais.

Benefícios flexíveis e benefícios ‘tradicionais’: principais diferenças

Os benefícios tradicionais podem ser compreendidos como aqueles que são previstos por lei ou que são optativos, mas que grande parte das organizações oferecem. São exemplos de benefícios tradicionais o vale alimentação, vale refeição, seguro de vida, planos de saúde e plano odontológico, além do vale transporte — que é o único entre esses que as empresas são obrigadas a oferecer.

Ainda segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as empresas devem dar aos colaboradores férias, FGTS e o décimo terceiro salário. Entretanto, mesmo que oferecer todos os benefícios obrigatórios e os mais convencionais já seja um diferencial, empresas modernas já estão com o pensamento que não podem mais se limitar ao comum.

Há algum tempo, inclusive, todos os colaboradores das companhias tinham que se contentar com esse pacote que era oferecido para todos, independentemente de seu contexto. Mas desde que o RH tornou-se mais ativo no planejamento estratégico das organizações, a solução dos benefícios flexíveis surgiu como uma ferramenta de atração de talentos e engajamento de funcionários.

E um motivo ótimo, apesar de óbvio, para você ao menos considerar oferecer um cartão beneflex para seus colaboradores é: porque o seu concorrente está oferecendo. E há poucas coisas piores que ter funcionários de sua organização almejando os benefícios, salário ou condições de trabalho que a concorrência oferece, não é?

Leia agora outras vantagens de adotar uma política de benefícios flexíveis.

Quais as vantagens de adotar uma política de benefícios flexíveis?

Se os cartões de benefícios flexíveis — também chamados de beneflex — estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas, é porque cada vez mais colaboradores, líderes e profissionais do RH estão tomando consciência das várias vantagens desse sistema.

Acompanhe algumas delas abaixo:

Tudo em um só lugar

Com o RH tornando-se um setor cada vez mais ligado à parte estratégica da empresa, os profissionais já não têm tempo disponível para lidar com a gestão de cada benefício oferecido em plataformas diferentes. Os beneflex têm a solução, e com eles você tem a praticidade de lançar todos os seus benefícios por uma única plataforma.

Fora a agilidade, isso também evita que o profissional cometa um dos maiores medos do RH: o lançamento incorreto dos valores que os colaboradores devem receber. 

Colaboradores mais felizes

Pode parecer óbvio, mas um estudo da Universidade de Warwick comprovou o que muitos gestores já sabiam: funcionários felizes são 12% mais produtivos, enquanto os infelizes têm um decréscimo de 10% em sua produtividade. Pensando nisso, reformular sua política de benefícios pode ser uma ótima pedida para dar um up na moral de sua equipe.

E caso você esteja se perguntando o que uma coisa tem haver com a outra, pergunte a si mesmo: você não se sentiria mais feliz se a empresa na qual você trabalha te permitisse escolher como e onde gastar seu saldo de benefícios? Isso também não te daria uma motivação a mais para alcançar bons resultados?

Plataformas simplificadas

Uma das maiores vantagens que as HR Techs de benefícios oferecem são os aplicativos e dashboards simplificados para gestão de benefícios. Assim, com alguns poucos cliques é possível realizar a recarga dos beneflex de todos os funcionários de forma prática.

Além disso, os aplicativos ainda permitem o envio de notificações push que podem auxiliar na comunicação. Os colaboradores também saem ganhando, já que podem ter acesso ao seu extrato, saldo e resumo de gastos do mês em um app seguro e fácil de usar.

Redução nas taxas de turnover

A alta rotatividade de pessoal tem sido uma grande dor de cabeça para os profissionais de Recursos Humanos. Para lidar com esse problema, uma das melhores soluções tem sido repensar os benefícios que sua empresa oferece.

Vale lembrar que uma pesquisa realizada pelo Glassdoor relatou que 80% dos funcionários preferem mais benefícios ao invés do aumento salarial. Por isso, considere que essa pode ser uma das melhores estratégias para melhorar sua retenção de talentos.

Reembolso de despesas no cartão de benefícios? É possível!

Se você já teve que viajar para outro lugar para fazer um curso ou uma reunião em outra filial, você já deve saber que essas viagens envolvem gastos com gasolina ou transporte, hotel e alimentação.

Por isso, com um beneflex, uma das grandes vantagens é permitir que o colaborador use apenas o beneflex para abater todos os custos. E caso tenha que reembolsar algum valor que o colaborador teve que tirar do próprio bolso, não há problemas, já que é possível compensar os gastos no próprio cartão de benefícios

Ampla aceitação

E aquele medo de comer em um restaurante e depois descobrir que eles não aceitam a bandeira do seu VR ou VA? Pode esquecer dele! Com os cartões beneflex — que possuem bandeiras universais como Mastercard e Visa — você não terá mais que se preocupar com isso.

Assim, a empresa aumenta a gama de estabelecimentos em que os colaboradores poderão consumir os benefícios, além de garantir possibilidades mais amplas de usos para o cartão. Sem falar que eles podem ser utilizados até em outros lugares do mundo!

Fortalecimento da imagem empregadora

Como já foi revelado em uma outra pesquisa do Glassdoor, 63% das pessoas que procuram emprego avaliam os benefícios antes de decidirem onde irão trabalhar. E é claro que as empresas que oferecem benefícios mais atrativos estão sempre entre as mais desejadas, não é mesmo?

Então, pense no impacto que adotar um cartão beneflex — que funciona quase como um cartão de crédito — pode ter na imagem empregadora de sua organização. Além de serem cada vez mais comuns, eles também são cada vez mais desejados pelos profissionais que buscam mais customização em termos de benefícios corporativos.

Como adotar um cartão beneflex?

O primeiro passo é compreender a necessidade de seus colaboradores. Para esse propósito, existem poucas alternativas melhores do que a pesquisa eNPS.

Com ela, você entenderá melhor as dores e particularidades dos funcionários, para assim entender como reformular seu pacote de benefícios pode ser — ou não — uma alternativa para aumentar a satisfação, retenção de talentos e a produtividade da sua empresa.

Feito isso, você já estará preparado para avaliar as melhores opções de cartões beneflex do mercado.

Sobre a Eva Benefícios

Se estamos falando de cartão de benefícios flexíveis, não há como deixar de falar da Eva Benefícios. A Eva é uma HR Tech que surgiu com a proposta de facilitar a vida dos RHs desburocratizando e simplificando a gestão de benefícios.

 A ausência de taxas de emissão, envio, anuidade ou mensalidade está entre os principais diferenciais da Eva. Ah! O aplicativo para os colaboradores também possibilita a transferência de saldo entre categorias e até mesmo entre funcionários da mesma empresa. 

Então não perca tempo. Entre em contato com a Eva Benefícios caso precise de ajuda para flexibilizar seus benefícios corporativos!

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!