O que é BENEFLEX? Entenda melhor o benefício flexível

Tempo de leitura: 3 minutos

Beneflex! Quer saber se os benefícios da sua empresa precisam de melhorias? Faça o dowload GRATUITO da matriz de avaliação e analise de forma rápida e objetiva. Clique aqui!

 

A cultura organizacional vem se atualizando ao longo do tempo. O modo como as empresas oferecem benefícios aos seus colaboradores também acompanha este cenário.

O plano de benefícios corporativo atua como um atrativo na busca de profissionais qualificados. Sendo primordial na procura de retenção de grandes talentos

O Beneflex surge nesse cenário. Quer saber mais? Continue lendo!

O que é BENEFLEX?

Beneflex é um sistema que possibilita às empresas oferecerem aos seus profissionais benefícios flexíveis, considerando pontos pré-determinados. Isso, de forma simples, prática e que melhor se adequam às necessidades.

Distribuição de pontos dentro do beneflex

A pontuação destinada a cada colaborador será definida de acordo com as políticas da empresa. Assim como cabe a ela definir o período de eleição. No qual será possível realizar a troca ou escolha de um novo benefício. Os pontos funcionam como crédito e sempre haverá um pacote mínimo definido pela empresa. Que, nesse caso, deverá ser adquirido pelo colaborador.

O desconto em folha de pagamento, ocorrerá apenas em situações onde a escolha dos benefícios ultrapasse a pontuação pré-determinada pela empresa.

Confira abaixo, uma tabela exemplo, para distribuição de 1.000 pontos do Beneflex de uma empresa. Nesse caso, cada ponto é equivalente a R$ 1,00 descontado:

Exemplo 1

Benefício Pontuação Saldo do funcionário
Vale alimentação 400.00 400.00
Vale Refeição 0.00 400.00
Academia 150.00 550.00
Plano de saúde 450.00 1000.00
Estacionamento 150.00 1150.00

De acordo com o exemplo acima, a escolha dos benefícios ultrapassou sua pontuação inicial. Sendo assim, seu desconto em folha será no valor de R$150,00 correspondente aos créditos utilizados.

Exemplo 2

Benefício Pontuação Saldo do funcionário
Vale alimentação 0.00 0.00
Vale Refeição 400.00 400.00
Academia 0,00 400.00
Plano de saúde 450,00 450.00
Estacionamento 150,00 1.000

No exemplo 2, não haverá débitos na folha de pagamento do colaborador. Pois, a pontuação utilizada corresponde ao crédito total.

E quais são as vantagens de contratar o Beneflex para sua empresa?

Além de oferecer maior autonomia aos seus profissionais. O Beneflex possibilita às empresas o aumento do pacote de benefícios sem a necessidade de maiores investimentos.

Benefícios flexíveis: como implantar?

A contratação dessa nova funcionalidade é feita por uma equipe de profissionais especializada em benefícios. Estes, precisam estar focados em entender a realidade e necessidade da empresa. Desse modo, juntos poderão estruturar um pacote de benefícios ideal para seus colaboradores.

O que diz a previsão legal?

Uma das maiores dúvidas, quanto a contratação do Beneflex, é se há algum tipo de previsão legal na legislação brasileira. Vejamos o que diz o artigo 468, da CLT:

Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Ou seja, desde que haja anuência do empregado, e que não sofra nenhum tipo de prejuízo em relação a nova política de distribuição dos benefícios da empresa. A CLT não estabelece nenhum impedimento para essa alteração.

Vale salientar que as empresas que optarem pela utilização do Beneflex: é importante, antes de sua implantação, consultar o sindicato da categoria. Caso haja alguma especificação por eles determinada, o plano de benefícios deverá ser definido respeitando as suas exigências.  

Se gostou do post, não deixe de assinar nossa newsletter para mais conteúdos e novidades!

Comunique seus benefícios e tenha ganhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *