O planejamento de uma campanha de incentivo de vendas

O planejamento de uma campanha de incentivo de vendas

Saiba em que fatores ficar de olho na hora de planejar uma campanha de incentivo de vendas precisa e eficiente

Seja voltada para o público consumidor ou para os colaboradores de uma empresa, a campanha de incentivo de vendas é uma ótima ferramenta para impulsionar o faturamento e marcar presença no mercado. No entanto, para que a oportunidade de realizar uma campanha desse tipo seja bem aproveitada e desenvolvida da melhor maneira, há uma série de fatores que não podem ser deixados de lado no planejamento da ação – aumentando a capacidade de motivar os participantes e facilitando o alcance de resultados satisfatórios.

Em primeiro lugar, para que possa ser feito o planejamento de uma campanha de incentivo de vendas é necessário que se descubra os motivos pelos quais os clientes não estão comprando o seu produto ou serviço – já que é a partir disso que um plano focado de vendas e motivação poderá ser desenvolvido.

Além disso, é preciso saber qual é a necessidade mais urgente da empresa que realiza essa campanha – podendo executar a ação dentro de períodos e metas que estejam de acordo com os resultados esperados.

É por meio da descoberta destes dois itens principais que uma boa campanha de incentivo de vendas será elaborada, oferecendo ao cliente as ofertas e produtos que lhe possam ser mais necessários e as opções e facilidades de compras que mais lhe forem adequadas.

Seguindo a execução de acordo com a demanda do consumidor, é possível tanto melhorar produtos ou serviços para que se apresentem de uma maneira mais acessível e atrativa como elaborar novas formas, facilidades ou prazos para pagamento – tendo em vista o fato de que, em muitos casos, a baixa nas vendas pode ser proveniente da falta de orçamento do consumidor.

Imagem: reprodução

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Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

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