Características de um líder, quais são?

Marcelo Furtado
Liderança
  7 min. de leitura

A atuação e as características de um líder são pautas constantes em departamentos de recursos humanos. Com o poder de satisfazer funcionários e impulsionar empresas inteiras em quesitos como produtividade e sucesso, o trabalho de um líder requer principalmente atenção e dedicação para não gerar problemas ao invés de soluções. 

Precisa liderar equipes Home Office, mas não sabe como? Está com dificuldades com a gestão de equipes externas? Baixe o eBook GRATUITO e saiba o que precisa ser feito!

Se você quer ser um bom líder, ou busca alguém para liderar times em sua empresa, então esse conteúdo foi produzido para você. Confira quais são as características de um líder!

O que é liderança?

Liderança é a arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciar de maneira  positiva mentalidades e comportamentos ao redor. 

A liderança pode surgir de maneira natural, quando uma pessoa se destaca como líder, sem possuir um cargo de liderança, nessa situação, ela é chamada de  liderança informal. Já quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, ele exerce uma liderança formal.

Um líder é uma pessoa que dirige um grupo. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo ou da empresa, por exemplo. Um bom líder, tem a função de unir os elementos do time, para que juntos possam alcançar objetivos em comum. 

New call-to-action

A importância da liderança

Empresas que possuem ou desenvolvem bons líderes, normalmente alcançam sucesso. O líder possui um papel de grande importância nos processos de qualquer empresa. Ele é alguém que veste a camisa da empresa tornando-se a organização em pessoa.

Líderes são de grande importância, pois eles gerenciam as pessoas e são responsáveis por repassar a cultura da empresa e engajar sua equipe, para que missão, visão e valores da organização estejam alinhados aos objetivos da equipe.

Embora um bom líder possa não trabalhar diretamente dentro de determinados setores, é muito importante que ele saiba como funcionam e o que ocorre neles, uma vez que isso proporciona à empresa um constante feedback de como está o desenvolvimento dos objetivos, assim como um contato otimizado e direto com os funcionários. 

Principais características de um líder

Muitas pessoas desejam ser líderes, no entanto, para cumprir essa função, é necessário estudar e desenvolver algumas características específicas, que permitam o ato de liderar. Entretanto, é possível citar algumas características necessárias para ser um bom líder. As principais delas estão dispostas logo a seguir.

1. Passar segurança aos subordinados

Ao invés de intimidar  sua equipe, um bom líder deve incentivar, ou seja, encorajar seus liderados na busca pela realização de  um bom trabalho. Isso pode ser feito através da passagem de segurança na hora de delegar e gerir grupos. 

A segurança passada por um bom líder, está intimamente relacionada à confiança e carisma. 

2. Tomar decisões 

Outro fator de grande importância que envolve bons líderes é a capacidade de tomada de decisões. 

A habilidade de saber como se deve tomar decisões rápidas e certeiras, é fundamental no perfil de qualquer líder. A boa notícia é que essa capacidade pode e deve ser trabalhadas e aperfeiçoadas de maneira constante, promovendo assim, evolução e sucesso constantes. 

3. Ser claro quanto às expectativas 

Toda e qualquer equipe liderada deve ter ciência do que se espera delas, além de sua área na empresa e cabe ao líder avisá-los disso.

Um bom líder deve ser claro quanto às suas expectativas, e dessa forma, situar seus colaboradores em relação à importância e o impacto que o trabalho executados por eles pode ter dentro a empresa como um todo. 

4. Desafiar a equipe

Subordinados desmotivados ou entediados não são capazes de executar bons trabalhos, tampouco impulsionam áreas em direção ao sucesso, por isso, cabe ao líder desafiá-los.

Um bom líder é capaz de promover o aumento do interesse e até mesmo a satisfação profissional na realização de tarefas bem elaboradoras. Líderes e equipes presos em zonas de conforto são lesivos à empresa inteira.

5. Dar bom exemplo

Pouco adianta cobrar de colaboradores, atitudes que não partem de si mesmo. Por isso, é importante que um bom líder dê bom exemplo. 

Dar bons exemplos é uma forma um tanto quanto eficaz no que diz respeito à influência de times e consequente sucesso de uma empresa, uma vez que faz com que seus subordinados se espelhem e também desejem exercer um bom papel.

6. Reconhecer e recompensar bom desempenho

Vive-se hoje um momento onde a recompensa por bons desempenhos se tornaram totalmente naturais dentro do ambiente da maioria das empresas. Além da diretoria e do departamento de recursos humanos reconhecerem os bons desempenhos, o líder também deve fazê-lo.

E mais do que apenas reconhecer um bom desempenho, o bom líder é aquele que recompensa que fez um trabalho. Essa recompensa pode vir em forma de bônus financeiro, viagens, folgas ou flexibilidade de horários, por exemplo

7. Dar feedback

Essa é outra característica muito presente em um bom líder, afinal, a cultura de feedback é fundamental para o processo de melhoria constante e consequente motivação e aumento do sucesso das equipes.

Dar um feedback positivo, faz com que a equipe se sinta reconhecida pelas tarefas realizadas, podendo encontrar melhores formas de realizá-la. Em outras palavras, pode-se definir o processo de feedback de um líder, como o ato de remar de maneira conjunta à equipe, rumo a um objetivo de todos.

8. Saber usar o talento de seus colaboradores

Todo bom líder tem amplo conhecimento de sua equipe. Conhecer o perfil de seus colaboradores, é essencial para qualquer líder, uma vez que isso permite a identificação dos pontos fortes e fracos de cada membro, podendo delegar tarefas de maneira sistemática, otimizando seu processo de realização, de modo a alcançar um excelente resultado final.

Quais as qualidades de um bom líder?

Como se sabe, o mundo corporativo está sempre buscando profissionais eficientes para ocupar lideranças, no entanto, encontrar quem reúna as características de um líder não é uma tarefa fácil como pode parecer para muitos, uma vez que tais qualidades podem fazer toda a diferença no que se refere a funcionários satisfeitos e equipes produtivas e motivadas.

É por conta disso, que as características de liderança são incentivadas em muitos profissionais que acabam de entrar no mercado de trabalho. No entanto, líderes natos contam com qualidades que muitos não são capazes de adquirir, mesmo com uma série de cursos e treinamentos.

Com isso em mente, separamos algumas características que um bom líder possui:

  • Influência nas pessoas ao seu redor;
  • Falta de medo de se expor diante dos outros;
  • Iniciativa de tomar decisões;
  • Capacidades de comunicação;
  • Possui disponibilidade;
  • Tem capacidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo;
  • Possui curiosidade natural e sempre está em busca de novidades;
  • Assume a responsabilidade de seus atos;
  • Sabe como encontrar a solução diante de situações ou problemas inesperados;
  • É determinado no que diz respeito à geração de confiança;
  • Inspira confiança;
  • Diz não quando é necessário;
  • É autêntico e carismático;
  • Sabe delegar;
  • É respeitoso;
  • Cobra resultados sem hostilidade.

Se gostou deste conteúdo e deseja acompanhar nossas postagens, curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso perfil no Instagram! 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!