Como contratar pelo LinkedIn: guia para anúncio e seleção

Como contratar pelo LinkedIn: guia para anúncio e seleção

Como contratar pelo LinkedIn: guia para anúncio e seleção

O LinkedIn tem se tornado uma das ferramentas mais utilizadas para a captação de candidatos. Essa rede social, antes muito conhecida e usada para a divulgação e captação de clientes, se tornou um meio comum para o recrutamento online.  Atualmente, uma nova tendência tem se ampliado em meio a pandemia. Muitas empresas passaram a utilizar o LinkedIn como fonte de recrutamento. Mas afinal, como contratar pelo LinkedIn? 

Neste guia, abordaremos as questões acerca de como utilizar tal ferramenta para a captação de candidatos. Continue acompanhando!

Como funciona a plataforma?

A plataforma tem diversas funcionalidades disponíveis para os recrutadores. Iremos abordar cada uma delas a seguir:

Anúncio de vagas

Com LinkedIn Jobs, a empresa pode anunciar suas vagas para os mais de 500 milhões de usuários da plataforma. Além disso, ela permite filtrar as candidaturas, facilitando a seleção de pessoas que possuam as experiências e competências certas. Com o gerenciador, é possível avaliar e entrar em contato com  os melhores candidatos e analisar em tempo real o desempenho de cada vaga.

Encontro de talentos

Quanto à captação de talentos, o LinkedIn possui três ferramentas: o Recruiter Lite, Recruiter e Pipeline Builder. Cada ferramenta é pensada a partir da necessidade de cada empresa. A plataforma possibilita que a organização realize especificações que ajudam na filtragem de acordo com suas necessidades, permitindo a categorização e diferenciação entre aquelas que:

  • fazem poucas contratações;
  • estão sempre em busca de novos talentos;
  • necessitam de talentos mais engajados.

Construção de Marca

Além das empresas terem acesso aos candidatos mais qualificados, o LinkedIn possui uma ferramenta chamada Career Pages, que busca promover sua marca empregadora, mediante a apresentação de uma visão ampla da cultura e características da empresa.

A plataforma conta com um serviço onde os funcionários criam conteúdos, contam suas histórias e experiências, e podem interagir com futuros candidatos. Além disso, também permite analisar o impacto como marca empregadora e seus objetivos de recrutamento.

Quais as vantagens de anunciar vagas de emprego no LinkedIn? 

Anunciar uma vaga por meio do LinkedIn possui muitas vantagens, entre elas podemos citar: 

  • O LinkedIn é a maior rede social profissional, conta com mais de 500 milhões de usuários;
  • Possibilita ter uma visão mais ampla dos candidatos, do que meramente um currículo simples apresenta;
  • Oferece ferramentas para uma filtragem e alcance eficiente de profissionais mais qualificados; 
  • Ferramenta de pesquisa fácil de ser manuseada, tendo acesso a um banco de talentos amplo;
  • O custo-benefício de anunciar uma vaga é atrativo, pois molda-se de acordo com a necessidade de cada empresa;
  • Plataforma que não permite somente a captação de funcionários, mas dá a empresa a oportunidade de apresentação e consolidação como marca empregadora.

Quais as ferramentas que o LinkedIn disponibiliza? 

Dentre as muitas ferramentas que o LinkedIn disponibilizada para os seus usuários, separamos aqui as principais oferecidas para os recrutadores, são elas:

  • Acesso ao Inmail com o qual o recrutador pode entrar em contato com os candidatos que se encaixam melhor nos requisitos procurados;
  • Serviço de gerenciamento não só dos candidatos, mas do desempenho dos anúncios;
  • Criação de páginas personalizadas para atrair o público ideal;
  • Recruiter System Connect, ferramenta que permite a visualização dos registros atualizados dos candidatos, que lhes dá acesso aos históricos de candidaturas e feedback de entrevistas.

Como anunciar uma vaga pelo LinkedIn?

Por meio de modelos intuitivos de anúncios, deve-se ter em mente as palavras chaves adequadas para a vaga em questão. Esta aparecerá aos candidatos que pesquisarem os termos relacionados e mediante ao envio da vaga por email.

Crie uma conta de acesso

Crie a sua conta na plataforma. Caso já tenha, entre na sua conta do LinkedIn pelo computador e clique em “Soluções”, no menu superior.

Clique em “Anunciar Vaga”

Ao clicar em “Anunciar Vaga” você será redirecionado para o LinkedIn Talent Solutions. O próximo passo é fazer o login (mesmo e-mail e senha do LinkedIn) e preencher os campos do processo seletivo.

Preencha as especificações da vaga

Após preencher os campos do processo seletivo: empresa, cargo, região e o tempo de permanência. Clique em “Iniciar anúncio de vaga”.

Continue preenchendo os campos obrigatórios. Para melhor desempenho, é necessário ser bem específico e definir, por exemplo, o tipo de trabalho (tempo integral, meio período, temporário, estágio), nível de experiência, função e setor.

Segmente o anúncio

Clique em “Adicionar competência”, esse recurso permite inserir até 10 palavras-chaves relacionadas à vaga. Com este filtro, o LinkedIn permite achar os candidatos mais adequados.

Escolha como você deseja receber as candidaturas

Nesse momento é possível especificar por qual meio avaliar os candidatos: pelo próprio LinkedIn, por um site externo ou recebendo currículos anexos além do perfil dos candidatos (selecione a caixa “Requerer que candidatos anexem um currículo”).

Adicione as perguntas de triagem

Elas servem para identificar os candidatos adequados. Nessa etapa é possível criar perguntas sobre formação acadêmica, idiomas e experiência com determinadas ferramentas. Além disso, há um meio de tornar as perguntas eliminatórias, para isso, basta marcar a caixa “Classifique automaticamente como inadequados os candidatos que não cumprirem seus requisitos obrigatórios”.

Defina seu orçamento e escolha a forma de pagamento

Defina o orçamento para a vaga, por quanto tempo ela ficará aberta e clique em “Fazer checkout”. Depois, selecione uma forma de pagamento, revise os detalhes, como as informações da vaga e orçamento. Acrescente informações adicionais, se tudo estiver certo, clique em “Anunciar vaga”.

Após o anúncio, acompanhe a publicação da vaga e gerencie os candidatos.

Como encontrar profissionais qualificados?

Ao nos debruçarmos acerca das questões de como encontrar profissionais qualificados, devemos ter em mente primeiramente o que esperamos de tal candidato e como este irá encaixar-se na empresa e na equipe. Além de conhecimentos específicos para a vaga, deve-se olhar a atitude e personalidade, avaliando se o candidato é compatível com os valores e cultura da empresa e, como este irá se adequar ao trabalho em equipe. Através das ferramentas específicas, o LinkedIn ajudará na triagem para a obtenção dos melhores candidatos.

Como contratar pelo LinkedIn?

Para ter sucesso na contratação, é necessário usufruir de todos os recursos que a ferramenta oferece. Para isso, siga algumas orientações:

1. Utilize bem as palavras-chave nos seus anúncios

É de grande importância que as palavras-chaves sejam preenchidas com aquilo que se espera para a vaga, pois através delas o anúncio chegará aos candidatos mais qualificados.

2. Use padrões de filtragem

Por meio de um gerenciador, é possível fazer uma filtragem eficaz dos candidatos. Selecionando os conhecimentos específicos que se adequam melhor para funções que tenham alta prioridade, volume grande ou que são difíceis de executar. 

3. Avalie portfólio e perfil de cada candidato

Através do LinkedIn Recruiter, pode-se compartilhar com toda a equipe de recrutamento os candidatos que mais adequam-se à vaga de uma forma simples e prática.

4. Busque as ferramentas certas de contato

Ao compartilhar seu perfil quanto marca empregadora, os candidatos têm a oportunidade de mostrar interesse em suas vagas, bem como os meios padrões como Inmail, fornecido pela plataforma, e notificações no perfil dos usuários mais qualificados.

Descubra qual é o perfil do profissional de hoje com uma pesquisa feita pelo LinkedIn

Como um meio para uma avaliação do perfil dos profissionais e ferramenta para o recrutamento, o LinkedIn realizou uma pesquisa, que pode ser utilizada para entender como pensam e se comportam os profissionais de hoje, assim, o que ajuda na busca por profissionais mais adequados que tenham os mesmos valores e cultura da empresa contratante. Confira os resultados dessa pesquisa e desvende o perfil do profissional de hoje.

Resultados da pesquisa

O perfil do profissional de hoje é um grande foco para os que atuam no setor de recursos humanos; tendo em vista que, ao longo da última década, este perfil passou por mutações consideráveis. Para desvendar os mistérios da força de trabalho atual, a rede social focada no mercado de trabalho LinkedIn realizou uma pesquisa especial, apontando os hábitos, desejos e o pensamento do profissional de hoje.

Confira, a seguir, os números coletados pela pesquisa realizada pelo LinkedIn e fique por dentro do perfil do profissional de hoje:

  • 53,6% dos profissionais não abandonariam a amizade de um colega de trabalho em função de uma promoção.
  • 40,6% dos brasileiros que participaram da entrevista afirmaram não sofrer influências em relação ao desempenho no trabalho por parte dos colegas de empresa.
  • 35,8% dos brasileiros entrevistados afirmaram se sentir mais motivados no trabalho por causa dos colegas.
  • 62,7% dos entrevistados do Brasil creem que a socialização com colegas de trabalho gera grandes melhoras no clima organizacional.
  • 38,3% dos trabalhadores brasileiros afirmaram encontrar e socializar com colegas de trabalho no seu tempo livre.
  • 53,3% dos brasileiros afirmam almoçar com colegas de trabalho na maioria dos dias úteis.
  • 54,9% dos entrevistados do Brasil dizem já ter confiado em colegas de trabalho (ao invés de amigos pessoais) para conselhos profissionais.
  • 26,6% dos brasileiros afirmaram já ter confiado em colegas de trabalho para conselhos relacionados a questões de saúde.
  • 51,6% dos entrevistados brasileiros afirmam adicionar seus gerentes e superiores diretos em redes sociais.
  • 29% dos participantes brasileiros da pesquisa alegaram ter conversas com superiores fora do trabalho sobre assuntos não relacionados ao serviço.
  • 12,6% dos brasileiros alegaram já ter acobertado algum erro feito por um colega no trabalho.

Agora que você descobriu como contratar pelo LinkedIn, confira mais sobre como contratar os profissionais mais adequados para sua empresa. Este eBook te dará uma visão ampla de como realizar a contratação e o que buscar no recrutamento de um candidato. Clique aqui para baixar!  

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Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

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