Como criar uma política de desenvolvimento de pessoas nas organizações?

Como criar uma política de desenvolvimento de pessoas nas organizações?

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Empresários de sucesso sabem da importância do desenvolvimento de pessoas nas organizações, porque entendem que os funcionários representam o seu principal ativo e, portanto, é a partir deles que o negócio atinge o desempenho desejado para o crescimento sustentável.

Atualmente, é observado um alto grau de dinamismo entre os mercados, o que torna ainda mais urgente a necessidade de transformações que envolvam a capacidade de gerenciar pessoas e desenvolvê-las em vários aspectos para o rendimento esperado.

Separamos algumas dicas para que você crie uma política de desenvolvimento de pessoas em sua empresa. Acompanhe!

Como criar política de desenvolvimento de pessoas?

Para criar as políticas é importante utilizar os métodos de desenvolvimento de pessoas, para isso:

1. Comece com reuniões constantes

Faça reuniões com as equipes pelo menos uma vez por semana. Nesses encontros, em vez de dizer o que eles devem fazer, apenas escute. Deixe que a equipe relate e analise o que realizou na semana anterior, as questões enfrentadas, e o que precisa ainda ser realizado.

Evite ao máximo tomar decisões por outras pessoas. Em vez disso, leve-as a assumir as responsabilidades necessárias para o desenvolvimento da organização. Ao final, incentive-as a traçar planos e estratégias para a semana seguinte.

2. Defina objetivos individuais

Você precisa deixar claras quais são as responsabilidades individuais e como será medido o seu desempenho. Para isso, é importante que as principais áreas de responsabilidade e os respectivos padrões de desempenho estejam anotados em uma única folha de papel, de preferência com até 250 palavras.

Dessa forma, a pessoa poderá consultar com frequência seus objetivos, revê-los e comparar com o seu desempenho. Ademais, cada funcionário saberá claramente o que é esperado dele.

3. Forneça feedback 

Será mais fácil que as pessoas aumentem seus rendimentos se receberem feedback acerca de seu desempenho de forma totalmente transparente. Para tanto, é preciso que você, como gestor, diga ao colaborador o que espera dele, quais os resultados a serem alcançados, e como ele está se saindo até então. Incentive-o a pensar no que pode melhorar (essa reflexão deve partir dele, e não ser uma imposição sua).

No início, essa ação pode não ser muito agradável para nenhuma das partes envolvidas, já que a maioria dos empresários não agem assim, e que as pessoas não estão habituadas com tal abertura. Mas o feedback é crucial para o desenvolvimento individual de cada membro da equipe. Lembre-se: elogie em público e corrija em particular.

4. Incentive a participação em cursos e seminários

A participação em cursos e seminários continua sendo uma das formas mais eficientes de capacitar e desenvolver profissionais das mais variadas áreas e hierarquias.

Nos tempos atuais temos também a possibilidade de utilizar a tecnologia a favor do ensino. Aulas onlines estão aí para as organizações que não desejar arcar com altos custos e para profissionais que tenham dificuldade de locomoção para as localidades dos cursos.

O mais importante (apesar de negligenciado por 99% das pessoas) é que o conteúdo visto em sala de aula — ou na tela do computador — seja exercitado de forma ativa pelo aluno, de modo a concretizar o aprendizado. Caso contrário, tudo que é falado pelo professor cairá na vala do esquecimento.

5. Invista na comunicação dentro da empresa

Para solidificar a cultura de treinamento e desenvolvimento dentro da sua empresa, aposte em uma comunicação interna aberta e eficiente. Crie canais para expor tudo o que de mais importante está acontecendo dentro da organização, como metas, conquistas e indicadores.

Numa pequena empresa, você pode designar alguém para manter um quadro de avisos atualizado com os conteúdos relevantes. Aposte também na comunicação por e-mail e tête-à-tête. Além de manter o público interno informado sobre os acontecimentos-chave empresa, você também aproxima as pessoas aos objetivos empresariais deixando as informações transparentes.

6. Respeite as diferenças e valorize as competências

Uma empresa homogênea tem menos potencial de crescimento do que uma empresa heterogênea. Ou seja: a diversidade é uma grande aliada das organizações. Entretanto, sabemos que ambientes repletos de culturas, etnias, nacionalidades e personalidades distintas podem ser palco de atritos caso haja pessoas mal-intencionadas.

Portanto, é preciso ficar atento para sinais de discriminação, como assédio moral ou bullying. Condutas do tipo são nocivas ao desenvolvimento humano, além de desfavorecem a produtividade da empresa e minarem o clima organizacional.

7. Faça rodízio entre os postos de trabalho

Promover a rotação de áreas (também conhecida como job rotation) significa desafiar o profissional a sair de sua zona de conforto, aprender habilidades novas, conhecer colegas de trabalho com os quais nunca havia interagido e executar atividades que extrapolam o same old stuff.

Tudo isso faz com que o colaborador adquira uma visão macro do negócio, e, por conseguinte, aprimore o desempenho em sua função de sempre — afinal, ele entenderá melhor o impacto que seus resultados disencadeiam nos outros departamentos.

Benefícios da política de desenvolvimento de pessoas nas organizações

Entre os diversos benefícios da política de desenvolvimento de pessoas nas organizações estão:

Atração de talentos

A empresa que investe no desenvolvimento de seus funcionários dispõe de uma vantagem em relação às demais, que é a a robustez de seus processos de atração e retenção de talentos. Na prática, isso significa redução de custos com recrutamento e seleção, de encargos pesados para rescisões de contrato, e de treinamento de novos funcionários.

Resultados cada vez melhores

Quando o trabalho de desenvolvimento de pessoas é colocado em prática, as atividades cotidianas se tornam mais complexas e passam a atingir níveis mais altos de sofisticação, aumentando, assim, a produtividade e o desempenho esperado pela organização.

As pessoas que fazem parte do negócio adquirem novos conhecimentos e desenvolvem suas habilidades. A empresa alcança o reconhecimento com uma força de trabalho mais capacitada, podendo se posicionar de forma mais competitiva e renomada no mercado.

O desenvolvimento humano é um dos principais recursos que promovem o crescimento de uma empresa. A inexistência de incentivos em aprendizado aumenta as possibilidades de acomodação e evita que os processos de trabalho sejam otimizados da maneira que o mercado espera.

Por isso, as pessoas devem ser vistas como o principal elemento de uma estratégia empresarial, pois todos os processos e rotinas dependem dos funcionários. A preparação, a qualificação e a competência das equipes são variáveis que influenciam fortemente no desempenho da organização, principalmente na pequena e média empresa.

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