Como elaborar um plano de carreira?

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma empresa eficiente e atualizada entende que é importante saber como elaborar um plano de carreira para seus funcionários. Com a competitividade atual, é necessário que as organizações mantenham seus colaboradores motivados e em desenvolvimento. Nesse sentido, o plano de carreira colabora não só com o crescimento do funcionário, mas também com a solidificação da marca.

Muitas empresas não sabem como elaborar um plano de carreira. Com a inconstância do mercado, os colaboradores estão ficando cada vez menos tempo na organização.

Afinal, todos buscam satisfação, e, ainda que esta não seja encontrada no dinheiro, tenha em mente que sua empresa deve respeitar e reconhecer o funcionário, pois isso é fundamental para que ele queira continuar.

Quer saber como elaborar um plano de carreira para seus colaboradores? Continue a leitura do texto e entenda a importância dessa prática para o desenvolvimento de seus funcionários e sua organização.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um planejamento completo, com metas e caminhos para o crescimento profissional de seus colaboradores. Esse planejamento serve como um guia para a carreira e pode incluir diversas diretrizes — promoções de cargos, aumento de salário e de responsabilidade, treinamentos, mudanças de departamento. É interessante que tudo isso seja estipulado no plano.

Mas de nada adianta apenas desenvolver o planejamento e não o apresentar para seus colaboradores. Todo funcionário deve ter consciência do caminho que pode seguir dentro da empresa em que trabalha.

O plano de carreira pode até funcionar como um benefício, sendo de extrema importância para a motivação de sua equipe, como um mapa do desenvolvimento.

Além disso, é importante ressaltar que ele pode ser decisivo na tomada de decisão dos funcionários, pois planejamento oferece segurança, estabilidade e reconhecimento pelo trabalho de cada um.

Quais benefícios o plano de carreira traz para a empresa?

Esse planejamento ajuda a empresa a manter seu fluxograma organizado. Funciona também para aproximar os gestores de seus subordinados, já que tem caráter integrador. O plano de carreira ainda pode auxiliar a empresa na hora de preencher uma nova vaga. Tendo um planejamento para cada funcionário, fica fácil identificar quem deve ser treinado para ocupar uma nova posição.

Isso significa economia com treinamento e seleção. O plano de carreira também evita que ocorram demissões desnecessárias, uma vez que o funcionário conhece o caminho que deve seguir, e o fluxo de crescimento da empresa é mantido em ordem. O planejamento, igualmente, permite que a organização compreenda seus setores de forma separada.

E para o funcionário?

O plano de carreira é essencial para o crescimento de seus funcionários. Com perspectiva de futuro, eles se sentem motivados e comprometidos a sempre trazer os melhores resultados.

Isso ocorre porque, conhecendo como será a carreira, o colaborador se esforça para conquistar etapas fundamentais para a evolução. Os profissionais se sentem capacitados sabendo que estão sendo treinados para ocupar cargos melhores em um futuro próximo.

Como elaborar um plano de carreira?

Já vimos que saber como elaborar um plano de carreira pode trazer benefícios para a empresa e seus funcionários. Agora chegou o momento de analisar a estrutura de sua organização.

Reconheça os pontos fracos e fortes de cada departamento e estabeleça metas para seus colaboradores. Eles vão se sentir motivados se entenderem que as metas criadas são para o desenvolvimento de todos.

Entenda a importância dos líderes

Os líderes de cada equipe precisam acompanhar o crescimento de seus subordinados. Isso faz parte do plano de carreira, oferecendo apoio e procurando entender o que impede que um colaborador se desenvolva, por exemplo. Também é papel do líder conversar com sua equipe e identificar o que cada funcionário tem em mente para o futuro.

Desenvolva forças e minimize fraquezas

Reconheça qual colaborador tem mais o perfil de cada vaga. A partir disso, desenvolva essa pessoa para que ela cresça no caminho certo, treinando a principal habilidade de cada um de seus funcionários. Da mesma forma, entenda qual a fraqueza de sua equipe e desenvolva um processo para que ela seja minimizada.

Faça avaliações regulares

De tempos em tempos, é preciso que o planejamento seja revisto. Isso faz parte do plano de carreira. Avalie se cada colaborador está sendo treinado e apoiado da melhor maneira e entenda se modificações precisarem ser feitas. Às vezes, um funcionário pode acabar se mostrando mais habilidoso para outra função, por exemplo. Por isso, é importante que você saiba adequar seu planejamento.

Motive sua equipe

O funcionário que enxerga um planejamento para sua carreira se sente motivado. A motivação é incrementada com a cultura do feedback, que ajuda a empresa na elaboração do plano. Além disso, com metas e o feedback, o colaborador vai se sentir apoiado. Assim, sua produtividade e qualidade aumentam significativamente — todos vão querer se tornar o profissional que a organização estima.

Diminua a rotatividade

O plano de carreira traz transparência à empresa. O funcionário entende o que é esperado de seu trabalho e se sente seguro. Isso diminui as intrigas sobre promoção, por exemplo. Assim, o colaborador sabe o que precisa fazer para atingir suas metas.

Dessa forma, o planejamento diminui a rotatividade dos funcionários, e a organização economiza tanto com as demissões quanto com novas contratações.

Já conhece os softwares de Gestão de RH?

Já ouviu falar nos softwares desenvolvidos especialmente para a Gestão de Recursos Humanos? Esse tipo de plataforma pode auxiliar na hora de elaborar um plano de carreira, por ser capaz de processar e automatizar as rotinas do seu Departamento Pessoal.

Isso ajuda a economizar tempo e, ainda, a engajar seus colaboradores — é possível até mesmo criar um clube de benefícios personalizados para seus funcionários!

O salário já não é o único ponto de atração para os trabalhadores. A satisfação pessoal está sendo cada vez mais valorizada. Por isso, saber como elaborar um plano de carreira é importante para que sua empresa encontre os funcionários ideais. O mercado está bastante competitivo, e sai na frente quem consegue manter seus talentos.

Quer aprender mais sobre Gestão de Recursos Humanos? Então, que tal conhecer nossa plataforma de gerenciamento? Não deixe de entrar em contato para descobrir como podemos facilitar o dia a dia da sua empresa!

ebook_funcionarios_valorizam_beneficios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *