Confira o artigo e descubra algumas formas práticas e rápidas de medir a satisfação de colaboradores da sua empresa
A satisfação de colaboradores é um fator fundamental para que os níveis de motivação e de produtividade de uma empresa estejam sempre em alta – tendo em vista que, quanto maior for a felicidade de um funcionário em relação ao seu trabalho, maior será o seu empenho e, consequentemente, as suas conquistas (tanto para si como para a organização como um todo).
Com isso em mente, não fica difícil entender que o nível de satisfação de colaboradores deve ser medido de forma constante em uma corporação; permitindo que o setor de recursos humanos possa manter as medidas que deixam o trabalhador feliz ou mesmo modificar os elementos que os fazem insatisfeitos com suas funções, posições ou atuações.
Confira, a seguir, algumas dicas práticas para medir a satisfação dos empregados de sua empresa – por meio da abordagem de fatores determinados – e poder bolar estratégias eficientes de motivação e aumento de produtividade:
- Benefícios
Os colaboradores estão satisfeitos com os benefícios corporativos que a empresa oferece? Ele tem novas idéias de benefícios considerados mais desejados por ele próprio e seus colegas? - Transporte
Há satisfação nas formas de transporte que o empregado encontra para chegar ao trabalho? A empresa pode melhorá-las de alguma forma? Reembolsos de gastos com transportes podem tornar os colaboradores mais satisfeitos? - Gerência
O desempenho da gerência é aprovado ou admirado por seus subordinados? A comunicaçã é considerada clara pelos empregados? Há fácil acesso ao gerente por parte dos seus funcionários? - Equipe ou departamento
O colaborador está satisfeito com a atuação de seus colegas de trabalho junto à ele? O clima organizacional é agradável e motivador? - Afastamento
Questionar funcionários que pedem o afastamento da empresa é outro ponto fundamental; já que, por meio desse tipo de investigação, é possível encontrar uma série de motivos que impedem a satisfação de outros colaboradores.
Imagem: reprodução
Questão 2/5 – Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A percepção dos funcionários em relação aos programas de treinamento, à remuneração, à administração dos benefícios, aos programas de desenvolvimento de carreiras e os motivos que os levam a pedir desligamento de uma empresa representam qual tipo de medida que pode ser utilizada pela área de recursos humanos? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
A Medidas de desempenho
B Medidas de adequação
C Medidas de satisfação dos funcionários
D Medidas indiretas de desempenho dos funcionários
Preciso saber a resposta dessa questão.
Boa tarde Jefferson, tudo bem?
Neste caso, aconselhamos verificar a questão com a banca avaliadora do Centro Universitário que aplica essas questões.