Como melhorar a comunicação dentro da empresa

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Ter uma comunicação clara e objetiva é uma meta que cresce cada vez mais entre líderes e gestores, já que estes conseguem entender que ela é um dos itens mais importantes para alcançar resultados preestabelecidos dentro de uma organização.

Em função disso, saber como melhorar a comunicação dentro da organização é algo buscado com foco e gana por muitos, no intuito de tornar colaboradores e funcionários cada vez mais satisfeitos, motivados e, consequentemente, produtivos.

Quer melhorar a fluidez dos meios de difusão de informações dentro do seu negócio e otimizar os processos, mas não sabe por onde começar? Siga a leitura e saiba exatamente como melhorar a comunicação da sua empresa e eliminar ruídos que atrapalham a integração dos colaboradores!

Elimine os ruídos da comunicação

Um dos principais fatores de atrasos no cumprimento de tarefas e perda de produtividade dentro das companhias são os ruídos e conversas informais, que começam como uma pequena distração e acabam tornando-se um grande problema.

Criar mecanismos para garantir que as informações sejam difundidas corretamente e garantir que a equipe entenda o conteúdo das mensagens transmitidas é essencial, pois evitará que especulações se espalhem. Aposte em comunicações impressas ou virtuais, lembrando seus subordinados das ações que estão se aproximando e ressaltando o que for importante.

Nesse sentido, é importante lembrar que comunicar não é apenas informar: de nada adianta disparar dezenas de e-mails com mensagens importantes para os colaboradores e não dar espaço para que tirem dúvidas, façam questionamentos ou mesmo sugestões. A comunicação deve ser uma via de duas mãos para estimular o fluxo de novas ideias.

Se o gestor notar que houve algum tipo de ruído e que informações imprecisas estão começando a circular, deve reunir os colaboradores para resolver mal-entendidos e criar um bom clima organizacional. Procure baixar o nível das fofocas de escritório esclarecendo os rumores que puder.

Estimule o cumprimento de metas e objetivos

Afinal, por que um colaborador se engajaria com suas atividades na empresa e procuraria ser altamente produtivo se não sentir que está sendo valorizado pela instituição? Enaltecer os funcionários é de suma importância para quem quer afinar suas estratégias de comunicação interna, já que só assim eles “vestirão a camisa” do negócio e darão o seu melhor para entregar resultados.

Uma boa maneira de estimular o cumprimento de metas e objetivos é estabelecer um sistema de premiações, bônus ou mesmo comissões para quem aumentar seu rendimento. Para que funcione, as normas do sistema devem estar claras para todos os empregados — assim, não há injustiças e todos podem concorrer honestamente.

Além de fortalecer a comunicação entre os colaboradores, sua valorização também é capaz de melhorar sua performance e, por conseguinte, trazer melhores resultados para o negócio como um todo.

Conheça bem seus colaboradores

Não raro, os funcionários têm uma visão deturpada de seus líderes e deixam de se aproximar deles para trocar ideias sobre estratégias para o negócio ou mesmo apenas para criar uma convivência amigável.

Dar abertura a eles e mostrar que todos devem trabalhar em conjunto para alavancar resultados é essencial: colocar o líder como inacessível é técnica que há muito deixou de funcionar.

Como ferramentas interessantes para promover a aproximação de todos os funcionários por parte dos líderes, estão a realização de reuniões mais informais (por serem uma boa forma de conhecer mais de perto os funcionários), aproveitar momentos de pausas ou mesmo circular mais pela companhia, permitindo-se ser visto com mais frequência.

Uma boa comunicação interna exige que todos da instituição se conheçam bem, estejam à vontade uns com os outros e tenham plena ciência de seu papel e obrigações dentro da organização. O líder deve explicar com clareza como cada colaborador deve agir em relação aos valores de responsabilidade social do negócio.

Invista em comunicação interna

Investir em meios de fortalecer a comunicação interna e evitar que haja falhas nos próprios canais de transmissão de informação é primordial para quem deseja ter mais resultados com seus processos, além de influenciar positivamente no próprio clima organizacional da empresa, uma vez que facilita a eliminação de ruídos e o engajamento de funcionários

Os gestores devem, assim, dar atenção especial aos canais que possibilitem interação com os colaboradores, assegurando-se de que e-mails, memorandos ou mesmo recados possam fluir naturalmente sem nenhum tipo de interrupção ou obstrução.

É válido, no entanto, pesquisar bem para saber com certeza quais canais a serem utilizados mais se encaixam no perfil do negócio, afinal, de nada adianta investir em uma televisão, por exemplo, se os funcionários não têm tempo para assistir a ela, ou mesmo enviar e-mails se o sistema cai de hora em hora.

Nesse sentido, vale a pena contar com profissionais especializados para criar um plano de comunicação interna eficaz, bem como com o auxílio de sistemas informatizados de qualidade, para que a transmissão das mensagens e informações entre os colaboradores não se torne verdadeira dor de cabeça, servindo apenas para frustrá-los.

Fortaleça a cultura organizacional do negócio

Uma empresa é composta por diversas pessoas com diversas crenças, personalidades e culturas diferenciadas umas das outras. O gestor deve servir como influenciador para garantir que todas elas sejam capazes de interagir e tenham um bom relacionamento, ainda que isso possa ser um desafio.

A primeira atitude para fortalecer o engajamento dos funcionários é disseminar e investir na cultura organizacional, que nada mais é do que o conjunto formado pelas crenças, hábitos, atitudes e valores que devem ser compartilhados por cada pessoa que faz parte da instituição no desempenho de suas atividades.

Uma boa gestão corporativa está sempre fundada na cultura organizacional do empreendimento, já que é ela que determina políticas, regras, procedimentos e objetivos da própria companhia, sendo que a alteração de suas bases também resultará na mudança da alteração desse conjunto de princípios — afinal, é por meio de sua cultura que uma empresa pode transmitir seus padrões de atuação e ideais de existência, o que cria certa personificação do negócio.

Quando a empresa mantém uma cultura saudável, seus funcionários costumam se engajar mais e mostrar um trabalho em equipe mais eficiente, melhorando, assim, o desempenho da instituição como um todo. Logo, para além de estabelecê-la, é essencial que o gestor dissemine-a e zele por ela no ambiente de trabalho.

Dê feedback

Estimular a cultura do feedback dentro da instituição é essencial para fortalecer sua comunicação interna, uma vez que só assim torna-se viável analisar o desempenho dos colaboradores e conferir a eles a oportunidade de saber exatamente o que deve ser mudado e no que devem se empenhar mais profundamente.

Muitas empresas acabam perdendo excelentes funcionários apenas porque eles não conseguem se adequar ao modelo do negócio e nem sabem qual mudança de atitude é esperada por parte deles.

Estabelecer a cultura de feedbacks é essencial para melhorar a comunicação dentro da empresa. Desse modo, é viável analisar o desempenho dos colaboradores e dar a eles a oportunidade de saberem exatamente em que aspecto podem melhorar.

Uma comunicação de excelência exige que os empregados sintam-se livres para dar e receber feedbacks, o que ocasiona uma melhora gradual de seu desempenho e serve para aprimorar suas habilidades. Aceitar sugestões e mostrar que as opiniões dos colaboradores estão sendo consideradas é essencial para promover engajamento e melhorar a fluidez das informações que transitam nas instituições.

E então, está pronto para seguir nossas dicas e já sabe como melhorar a comunicação interna na sua empresa? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade para fortalecer a cultura organizacional do seu negócio!

Imagem: reprodução

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