Como se preparar para uma entrevista de emprego: 5 dicas

Como se preparar para uma entrevista de emprego: 5 dicas

Tempo de leitura: 5 minutos

A entrevista de emprego é o primeiro contato real que o candidato tem com a empresa em que ele pode vir a se tornar um colaborador. Trata-se de uma etapa importante, e se dar bem nela, é fundamental, embora isso garanta a contratação. 

No artigo de hoje, vamos mostrar como se preparar para uma entrevista de emprego, dando dicas importantes de como agir para se sair bem nesse significativo processo de seleção. Confira.

Sabia que uma entrevista pode ser conduzida através de onboarding? Confira nosso ChekList Gratuito sobre o assunto clicando aqui!

O que é entrevista de emprego? 

A entrevista de emprego é o momento que o recrutador tem para conhecer os candidatos às suas vagas em aberto. É nessa hora que serão confirmados os dados expostos no currículo, além de detalhes de perfil e a experiência prévia para ocupação da(s) vaga(s) aberta(s).

Essa conversa frente a frente pode ocorrer de maneira presencial ou online e pode ser uma aliada, ou então, prejudicar o candidato, e é por esse motivo que alguns cuidados com o que se fala, assim como a imagem transmitida ao selecionador devem ser levadas em consideração. 

Como se preparar para uma entrevista de emprego: 5 dicas 

A forma de agir durante a entrevista de emprego é fundamental para conseguir o trabalho pretendido, no entanto, pode ser fatal se o candidato não se portar de maneira adequada aos questionamentos ou então, transmitir uma imagem que o recrutador pode interpretar de maneira errônea.

Pensando nisso, separamos as 5 principais dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego. Confira cada uma delas logo a seguir.

1. Pesquise sobre a empresa

Essa é a principal dica antes de qualquer entrevista de emprego: Pesquisar sobre a empresa. 

A pesquisa sobre a empresa, faz com que o candidato aprenda e obtenha informações sobre a mesma, podendo demonstrar o conhecimento adquirido durante a entrevista. Trata-se de uma ótima forma de passar credibilidade ao recrutador. 

2. Se prepare para as perguntas

Você já sabe que tipo de cargo está buscando. A partir disso, elabore uma lista com o tipo de pergunta que você considera importante e acredita que terá de enfrentar na hora da entrevista de emprego. Inclua em seu questionário algumas questões absurdas, afinal, nunca se sabe o que pode cruzar o seu caminho na hora da seleção. 

3. Entreviste-se para o cargo que você deseja

Finja que você é o empregador, ou peça para seus amigos, parentes, namorado(a) façam o papel de entrevistador, tentando ser o mais duro possível. Embora possa parecer algo bobo, esse tipo de exercício é de grande valia na hora de contornar perguntas ou situações de pressão durante a entrevista de emprego.

4. Lembre-se de experiências passadas

Aprender com os erros é fundamental para quem está em busca de novas oportunidades, além disso, lembrar do que pode ter te atrapalhado em situações passadas é de grande ajuda para evitar erros e garantir aquela vaga que você tanto almeja. 

5. Procure estar confortável

Conforto é fundamental para a existência de confiança e isso precisa ser levado em consideração. Sendo assim, busque sua essência na hora da entrevista de emprego e evite “fazer tipos” ou seguir algum personagem que você não é. Vale lembrar que usar roupas confortáveis e de acordo com o ambiente de trabalho em que você busca uma vaga também aumentam o seu destaque de maneira positiva.

Não deixe de fazer perguntas

Não saia da entrevista de emprego com algum tipo de dúvidas. Esse momento é uma via de mão dupla, ou seja, ele serve para que o recrutador conheça o candidato, assim como deve ser visto como uma oportunidade do candidato conhecer a empresa. 

Por isso, tire todas as sua dúvidas. Questione sobre benefícios, metas, planos de carreiras, flexibilidade de horários e tudo o mais que vier à sua mente. 

Cuidado com as redes sociais 

Nos dias atuais as redes sociais pode ser considerada uma faca de dois gumes, ou seja, ela pode ajudar, assim como pode atrapalhar na contratação.

Profissionais de RH recomendam que quem busca por vagas, busque ser o mais ameno possível em redes como Facebook ou Instagram, por exemplo. Evitando ao máximo embates políticos, religiosos e até mesmo esportivos.

Pessoas que se exaltam nas redes sociais, têm menores de chances de serem contratadas, pois seu comportamento online, pode refletir seu comportamento rotineiro e o que pode trazer discórdia e falta de equilíbrio no ambiente de trabalho. 

A dica aqui é simples, ou usar as redes sociais de modo ameno, ou deixá-la aberta somente aos amigos e familiares, afinal, é importante ter em mente que todas as empresas pesquisam sobre os candidatos nas redes sociais. 

O que evitar durante a entrevista de emprego?

Tão importante quanto agir e saber o que fazer durante uma entrevista de emprego, é saber o que não fazer. 

Por isso, pensando em te ajudar a lograr êxito e ser contratado, separamos a seguinte lista do que deve ser evitado durante a entrevista de emprego:

  • Comentários políticos, afinal, você não sabe qual a posição do seu entrevistador e, na grande maioria dos casos, esse assunto é totalmente dispensável em qualquer entrevista de emprego;
  • Gírias e expressões de baixo calão;
  • Piadas, pois o entrevistador pode não considerar seu humor adequado e você pode se colocar em uma situação constrangedora desnecessária;
  • Expressar qualquer tipo de preconceito;
  • Tentar forçar intimidade com o entrevistador;
  • Inventar experiências para ganhar crédito, pois já está mais do que comprovado que isso pode causar problemas posteriores;
  • Falar da sua vida privada além do que foi questionado. 

Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego, basta encarar as que vão surgir daqui pra frente com as dicas que demos aqui, certamente suas chances irão aumentar. Boa sorte. 

onboarding_de_funcionarios

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.