Qual a importância da comunicação empresarial?

Saiba quais são os fatores que tornam a comunicação corporativa um item indispensável para as empresas da era digital

Comunicação Corporativa 3

O cenário atual do mercado de trabalho global tem no mundo virtual um de seus principais aliados e inimigos, e saber a maneira correta de promover a comunicação corporativa por meio do universo digital é essencial para o sucesso e a manutenção da boa imagem de uma empresa.

Com isso em mente, fica mais simples entender por que a necessidade de adaptação de gerações de trabalho mais antigas ao mundo digital é uma pauta tão abordada dos dias de hoje; em que o domínio das redes sociais e ferramentas virtuais é fundamental para a execução de uma comunicação corporativa de qualidade e eficiência.

Levando em conta que, atualmente, os olhares de todo o mundo estão voltados para o mundo digital, é quase óbvio dizer que estar inserido nas mais relevantes redes sociais é essencial para promover a comunicação clara e aberta entre os funcionários, gestores, clientes e consumidores de uma corporação.

O gerenciamento de crises – tido como uma das responsabilidades mais importantes dos profissionais que atuam no controle da comunicação corporativa – também tem no mundo virtual uma ferramenta poderosa.

No entanto, conforme citado anteriormente, é preciso dominar as formas de se comunicar por meio desse tipo de ferramenta; já que ela pode tanto ser de grande ajuda para contornar situações de crise como agravar ainda mais uma ocorrência que tenha, por algum motivo, manchado a imagem de uma empresa.

A oportunidade que o universo digital e as redes sociais oferecem de comunicação direta e quase que imediata com o consumidor e os clientes de uma organização é outro fator que pode tanto a ajudar como prejudicar a comunicação de uma corporação – permitindo que esclarecimentos sejam feitos mas, também, que uma resposta errada agrave problemas relatados no mundo virtual.

Com isso, a importância da comunicação corporativa dentro e fora das redes fica ainda maior, sendo um item que deve estar presente em absolutamente todos os tipos de planejamento e estratégias de uma organização.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Este post tem um comentário

  1. Pjones

    Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
    site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
    mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

Contribua com este post