Convênios comerciais: clube de vantagens para colaboradores

Convênios comerciais: clube de vantagens para colaboradores

Tempo de leitura: 5 minutos

Convênios comerciais são cada vez mais comuns e importantes para o engajamento dos funcionários nas empresas. Porém, sempre fica a dúvida de como começar a organizar essas parcerias: vale a pena fazer internamente ou contratar o Convenia para ter a solução completa?

Contar com uma solução integrada e desenvolvida especificamente para gerir, administrar e oferecer convênios comerciais para os colaboradores é uma solução eficiente para empresas dos mais diversos segmentos. A ação oferece diversos benefícios.

Quer oferecer benefícios e vantagens aos colaboradores, mas não sabe como? Conheça o Clube de Vantagens Convenia, uma plataforma que simplifica a gestão de benefícios e oferece descontos incríveis!

Explicamos agora, em detalhes, o que são convênios comerciais e também quais são os principais itens a serem considerados. Veja abaixo os detalhes e ótima leitura!

O que são convênios comerciais?

Quando se trata de convênios comerciais, é bastante comum que existam dúvidas a respeito do que eles são e como funciona sua aplicação. Também, sobre quais são seus benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Também conhecidos como parcerias comerciais, eles são benefícios e vantagens oferecidos pela empresa aos colaboradores. Eles são feitos por meio de acordos feitos com outros negócios, como cinemas, restaurantes, farmácias, entre outros.

Em geral, os convênios oferecem ao colaborador da empresa vantagens específicas por serem parte de uma determinada organização. Entre elas, descontos, formas de pagamento diferenciadas, parcelamento de compras, permitindo que o funcionário tenha maior economia no final do mês.

Quais os principais benefícios dos convênios comercias?

Para avaliar se sua empresa vai adotar os convênios comerciais ou não, é interessante entender quais são as principais vantagens para os colaboradores. No mercado atual, oferecer benefícios interessantes para a equipe é uma exigência do mercado. Por isso, pode ser fundamental para a retenção de talentos.

Listamos abaixo alguns dos principais benefícios oferecidos por meio de convênios comerciais:

  • melhoria dos hábitos de saúde: ao fazer parceria com clínicas e academias, os colaboradores podem se engajar em atividades saudáveis, como a prática de esportes, ou mesmo contar com o acompanhamento especializado de nutricionistas, personal trainers, entre outros;
  • menos gastos e maior controle financeiro: outro benefício importante dos convênios comerciais é a economia financeira, já que os colaboradores podem pagar menos por produtos e serviços ou mesmo realizar compras parceladas, facilitando a gestão financeira e reduzindo os gastos dentro do mês;
  • retenção de talentos: esse é outro ponto importante a ser considerado e que representa um benefício para a empresa na adoção dos convênios comerciais, já que um quadro de benefícios interessante é valorizado pelos colaboradores, auxiliando na redução do turnover.

O que considerar antes de implantar um convênio comercial?

Agora que você já entendeu qual o conceito dos convênios comerciais e também suas principais vantagens, é interessante conhecer os pontos que devem ser levantados antes de sua implantação. Listamos abaixo quais são os principais pontos.

1. Prospecção de convênios

Um bom clube de vantagens está sempre atualizado com novos convênios comerciais. É preciso considerar a capacidade de sua equipe em prospectar novos convênios comerciais com bastante frequência. Sem essa inclusão de novos parceiros, rapidamente os funcionários perderão o interesse.

Por isso, é recomendável avaliar, junto aos colaboradores, quais os benefícios mais utilizados e quais são mais atraentes, para que seja possível firmar acordos com parceiros que façam sentido para sua base de funcionários.

2. Usabilidade

Considerando que você tem bons convênios comerciais, como é a usabilidade dessas vantagens? É fácil para o funcionário ou familiar resgatar um benefício? Ele consegue acessar todas as vantagens de qualquer lugar ou apenas da sua mesa no escritório?

Se o benefício exigir muitas etapas ou for difícil de utilizar, ele pode se tornar menos atrativo e desestimular o colaborador a utilizá-lo. Por isso, busque entender como o funcionário poderá utilizar o benefício e se ele será realmente útil para o público de sua empresa.

3. Comunicação

Como você comunicará a entrada de novos parceiros? Exigirá a contratação de uma agência de design ou algo do tipo? Você precisará de outras áreas da empresa (como comunicação interna) para aprovar as peças de comunicação ou você mesmo poderá dispará-las?

Comunicar é tão importante quanto fechar as parcerias. Portanto, pense na estrutura que facilitará este trabalho no dia-a-dia.

4. Relatórios de uso

Você só conseguirá melhorar os seus convênios comerciais se você obtiver dados de utilização sempre atualizados. Portanto, pense em capturar tudo que seus funcionários utilizam e, a partir daí, faça um planejamento para oferecer cada vez mais coisas que eles desejam. Com isso, a percepção de valor aumentará e o seu investimento será recompensado.

O Convenia é especialista na gestão de clubes de vantagens para funcionários. Por meio de nossas ferramentas, dezenas de milhares de funcionários já utilizam convênios comerciais de qualidade e empresas gerenciam tudo online. Se mesmo assim você desejar fazer internamente, temos um eBook que orienta como criar um clube de vantagens na sua empresa. O download do material é gratuito.

O que você achou de entender melhor o que são convênios comerciais, quais seus principais benefícios e os elementos que você deve considerar para decidir sua adoção? Se você deseja conhecer uma ferramenta desenvolvida especialmente para esse processo, agende uma demonstração conosco e saiba todas as vantagens do Convenia!

Clube de Vantagens: Como Montar

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