Conversa no trabalho pode prejudicar carreiras

Conversa no trabalho pode prejudicar carreiras

Saiba de que forma a conversa no trabalho pode atrapalhar a produtividade dos profissionais e ainda prejudicar suas chances de sucesso

Conversa - trabalho

Apontada como um dos principais motivos para grandes baixas na produtividade, a conversa no trabalho é uma atitude que deve ser tomada de forma cuidadosa para que não prejudique quem a pratique e nem quem seja afetado por ela. Podendo provocar até mesmo demissões, de acordo com a sua intensidade, o bate-papo no ambiente de trabalho, em muitos casos, nem mesmo é percebido por quem o executa – fazendo com que a situação fuja de controle em boa parte das empresas em que isso ocorre.

Para desvendar os segredos e os principais pontos prejudiciais presentes na conversa no trabalho, a desenvolvedora de aplicativos TrackVia realizou, nos Estados Unidos, uma pesquisa especial – abordando o nível de distração que o bate-papo exagerado no dia-a-dia profissional pode causar em todo o ambiente.

Batizado de Time Waste at Work (na tradução: Perda de Tempo no Trabalho), o estudo contou com a participação de 300 profissionais para saber que tipo de atitude ou acontecimento mais tira a sua concentração e a produtividade durante o serviço – revelando que, de acordo com 14% dos participantes, a conversa entre colegas é o principal fator para tirar o foco das tarefas que devem ser realizadas.

Julgadas por muitos como os grandes culpados pela perda de tempo no trabalho nos dias de hoje, as redes sociais como Facebook e Twitter foram apontadas por apenas 5% dos entrevistados como um motivo de distração – ao passo que 11% dos participantes culparam as falhas em computadores e a realização excessiva de reuniões como fatores determinantes para a perda de tempo no ambiente profissional.

Quando questionados sobre o tema reuniões, 37% dos entrevistados disseram que pelo menos metade do tempo gasto nesse tipo de encontro é perdido; enquanto apenas 8% afirmaram considerar estes eventos totalmente produtivos.

Imagem: reprodução

 

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