Cultura organizacional: entenda os benefícios para a produtividade

Tempo de leitura: 6 minutos

Cultura organizacional é um tema recorrente nos dias de hoje, pois muitas empresas já perceberam que seu impacto pode afetar diretamente a motivação dos colaboradores e, consequentemente, sua produtividade.

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter uma equipe altamente motivada pode ser a chave para que uma organização se destaque e obtenha sucesso.

Por causa disso, no artigo de hoje, mostraremos como a cultura organizacional pode influenciar os funcionários e dar dicas de como elevar a produtividade fortalecendo essa cultura. Continue lendo e entenda tudo sobre o assunto!

Qual é a importância da cultura organizacional?

Primeiramente, vamos enfatizar o conceito de cultura organizacional, que é um grupo de hábitos, valores e crenças compartilhado por todos os membros de uma organização. É aquilo que torna a empresa única e diferente das outras, mesmo que do mesmo setor. A ideia é que todos os integrantes da empresa tenham os mesmos objetivos estratégicos e utilizem, compartilhem e valorizem os mesmos princípios e meios para alcançá-los.

Uma boa cultura tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões do dia a dia na empresa e com a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes.

A empresa que possui uma cultura organizacional bem alinhada e fortalecida facilita a compreensão dos membros da equipe acerca de regras, interesses e relações de poder no ambiente de trabalho.

Esse entendimento influencia o comportamento dos profissionais e molda a imagem que a organização transmite para seu público, baseada nas práticas, costumes e crenças em que o negócio se organiza.

Que pontos a cultura influencia?

Os profissionais que se sentem satisfeitos, engajados e felizes por fazer parte de uma empresa têm orgulho de vestir a camisa da organização e buscam crescer cada dia mais ali dentro. Por causa disso, é essencial que, desde a contratação, seja enraizado nos colaboradores o código de conduta a ser seguido por cada um.

Uma cultura bem definida possui termos de ética, qualidade do serviço e comprometimento e respeito com o próximo, tornando o ambiente corporativo mais  produtivo e agradável. Além disso, é capaz de despertar outros aspectos. Confira alguns a seguir.

Valorização do potencial

Quando um funcionário sente que seu trabalho é valorizado e apreciado, sendo adequadamente compensado por seus esforços, ele tende a se dedicar mais às suas funções. A cultura da empresa deve encorajar e motivar, reconhecendo a importância de cada colaborador, o que resultará em um ambiente mais organizado e produtivo.

Sensação de pertencimento

A retenção de talentos é uma preocupação constante dos gestores, e uma forma de fazer com que os melhores funcionários queiram permanecer na empresa e planejem um futuro ali dentro é despertando esse sentimento de pertencimento.

Isso se dá por meio do envolvimento dos colaboradores, reconhecendo sua participação no sucesso da empresa. Quando o colaborador pode opinar e contribuir para as decisões, ele se torna mais propenso a abraçar a cultura organizacional, vestir a camisa do time e desempenhar melhor seu papel.

Outra forma de fazer com que os profissionais se sintam parte da organização é por meio de programas de participação nos lucros e bônus e benefícios pelo bom desempenho.

Bom relacionamento

Quando a cultura da empresa é baseada em respeito mútuo e apoio entre os colaboradores, todos desfrutam de um nível de produtividade mais elevado, já que o trabalho em equipe torna-se menos estressante e mais aprimorado.

Uma equipe em sinergia promove o conforto dos seus membros para executar suas tarefas diárias com mais eficiência, com foco no que é importante para o coletivo; assim, todas as atividades fluem com mais facilidade e satisfação.

Vale destacar que isso serve até mesmo para evitar acidentes de trabalho — muitos ocasionados por situações de estresse — e problemas de saúde nos funcionários, que resultam em prejuízos.

Como fortalecer a cultura e elevar a produtividade?

Como foi possível ver, a produtividade está relacionada com a cultura organizacional graças à motivação e satisfação dos colaboradores que convivem em um ambiente com uma cultura bem consolidada.

Confira agora algumas dicas de como fortalecer a cultura de sua empresa e desfrutar ao máximo de seus benefícios!

Melhorando a comunicação interna

O primeiro passo para que uma cultura esteja bem fortalecida em cada colaborador é comunicar no que ela consiste de maneira clara. Uma organização geralmente é composta por profissionais com diversas experiências e, por isso, alguns podem não partilhar da mesma visão sobre determinados assuntos.

A comunicação interna é extremamente importante e deve ser democrática, de forma que todos os membros da equipe possam ser ouvidos, por meio de canais que facilitem seu acesso àqueles com quem desejam se comunicar.

Além disso, os líderes precisam estar disponíveis tanto para receber feedbacks como fornecê-los, mostrando metas e objetivos e dando direcionamentos.

As informações úteis para a rotina diária da empresa precisam estar sempre acessíveis e o diálogo deve ser valorizado, já que, por meio dele, inovações e boas ideias podem surgir.

Alinhando a avaliação de desempenho

O desempenho dos colaboradores geralmente é avaliado de acordo com a forma como pratica suas atividades. Porém, em um ambiente que deseja fortalecer sua cultura, na avaliação de desempenho, os gestores também precisam levar em conta os objetivos estratégicos que estão relacionados com as atividades exercidas.

Dessa forma, os profissionais passam a perceber o valor do serviço que prestam e compreendem melhor como ele afeta o todo, o que serve para fortalecer o senso de equipe e colaboração, tendo como base o desenvolvimento e aprimoramento individual.

Incentivando o crescimento profissional

Valorizar os esforços dos colaboradores deve ser um ponto forte dentro da cultura organizacional. Todo bom profissional quer ser bem remunerado pelo seu trabalho e, quando não é, tende a procurar novas oportunidades em empresas em que terá um salário melhor ou, pelo menos, mais chance de negociá-lo.

Apesar disso, não é apenas a remuneração que faz com que um talento se sinta valorizado, mas também as perspectivas de crescimento dentro da empresa em que está inserido. A oportunidade de mudar de área e a possibilidade de um plano de carreira são um excelente incentivo para que o profissional dê o seu melhor e seja mais produtivo.

Utilizando essas e outras estratégias, a cultura corporativa vai estar cada vez mais enraizada nos funcionários e o impacto atingirá todas as áreas da empresa. O resultado será uma equipe de alto desempenho, engajada, dedicada e com a produtividade crescendo a cada dia.

Agora que você entende melhor sobre os benefícios da cultura organizacional e como ela pode afetar a produtividade de seus colaboradores, leia também nosso artigo que revela qual o papel do rh na motivação no trabalho.

 

Clima Organizacional: Como melhorar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *