Saiba que tipo de atitude deve fazer com que você pense em demitir um empregado o mais cedo possível
O mercado de trabalho dos dias de hoje faz com que líderes e gestores tenham que lidar com situações e perfis de profissionais dos mais inesperados e bizarros, exigindo muito jogo de cintura tanto na hora de contratar como na hora de demitir. E enquanto muitos trabalhadores já são ‘descobertos’ em suas mentiras e enganações logo na hora de uma entrevista de emprego ou ao apresentar o seu currículo; há outros que conseguem ultrapassar esse tipo de teste e ganhar uma vaga dentro da empresa antes de mostrar o seu real perfil – tornando-se um verdadeiro peso para seus empregadores.
Pensando nisso – e deixando as mentiras (que já são, por si, uma ótima motivação para manter um funcionário longe da sua equipe) de lado – apresentamos algumas das características e atitudes que devem fazer com que um líder ou gestor considere, realmente, a possibilidade de demitir um funcionário; podendo se manter afastado dos problemas que este empregado pode causar a qualquer momento. Confira, a seguir:
- Os dramáticos demais
Os profissionais que fazem do escritório um verdadeiro reality show – cheio de drama, acusações e bate-bocas – devem ficar no radar dos gestores; já que, além de acabar com a produtividade (alheia e própria), podem causar situações e conflitos desconfortáveis em setores inteiros de uma organização. - Os que se fazem de vítima
Da mesma forma que os dramáticos, as “vítimas” também devem entrar na lista dos líderes como grandes candidatos ao desligamento da empresa – pois, ao não assumir a responsabilidade por nenhum erro cometido, acabam prejudicando colegas e toda a atuação de uma equipe. - Os inconformados com tudo
Os que não se conformam com as regras da empresa e estão sempre em busca de mostrar sua rebeldia também devem se tornar alvos fáceis de demitir. Profissionais competentes discutem e debatem as suas ideias, mas jamais devem viver o dia-a-dia de trabalho como se dentro de uma “batalha” contra os seus empregadores.