Entenda a importância da etiqueta no trabalho e fuja de problemas e constrangimentos no ambiente corporativo
Embora muitas empresas apostem em um ambiente mais descontraído como forma de tornar seus funcionários mais confortáveis e até produtivos, ter em mente noções da etiqueta no trabalho é essencial para fugir de gafes e desconfortos na vida profissional – tendo em vista que, não importa o quão ‘relax’ é o seu ambiente de trabalho, quem ignora por completo as regras da etiqueta corporativa acaba se destacando pelos motivos errados.
Para ajudar os profissionais dos dias de hoje a manter a etiqueta no trabalho e fugir de constrangimentos ao longo da carreira, confira a lista a seguir, e fique por dentro das ‘regras’ de bom senso que não podem faltar entre as qualificações de qualquer profissional:
- Mantenha o respeito
O bom e velho ‘trate os outros como gostaria de ser tratado’ já resolve o problema. - Respeite a privacidade alheia
Não invada ou force sua entrada na privacidade de colegas de trabalho. - Seja pontual
Evite atrasos grandes demais ou muito frequentes no dia-a-dia de trabalho. - Cuidado ao dar apelidos aos colegas
Nem todos encaram bem esse tipo de brincadeira. Portanto, se a própria pessoa não se dá um apelido, você também não deve inventar um. - Brincadeiras devem ter limites
Palavrões e piadas obscenas podem agredir aos colegas, e brincadeiras desse tipo devem ficar da porta do escritório para fora. - Tenha bom senso ao se vestir
Roupas discretas e mais sérias são melhores para o ambiente de trabalho. Há empresas que permitem vestimentas mais descontraídas, mas não se deve abusar, e manter o bom senso é sempre a melhor pedida. - Tenha boa vontade
Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render muitos pontos para a sua imagem profissional. - Cumpra suas obrigações
Respeite prazos e cumpra as suas obrigações no dia-a-dia de trabalho, evitando perder tempo com o que não faz parte do seu cargo ou com assuntos pessoais. - Cuidado com o tom de voz
Falar alto demais ou o tempo inteiro são atitudes bastante mal-vistas no ambiente corporativo. - Respeite a pausa para o almoço
Use esse horário para se alimentar e cuidar de assuntos pessoais, e deixe o trabalho de lado durante a pausa. - Atenção com o olfato alheio
Cuidado com o estilo e a quantidade de perfume usada. - Seja bem-educado com clientes e colegas
Ser simpático e bem-educado – pedindo licença ao entrar na sala de colegas e superiores, por exemplo – é fundamental. - Respeite hierarquias
É preciso estar bem informado em relação às hierarquias da empresa e respeitá-las, mesmo que não concorde.
Imagem: reprodução