Frases para colocar no objetivo do curriculum

Tempo de leitura: 6 minutos

Você trabalha com RH e quer entender tudo sobre análise de curriculum? Este artigo é para você. Mas se o seu caso é o de alguém que está querendo melhorar o curriculum, aqui você também encontrará dicas extremamente úteis.

Quem analisa candidatos ou quem busca uma nova posição no mercado de trabalho deve saber que algumas frases fazem toda a diferença no curriculum! Afinal, nos dias de hoje, a objetividade e a certeza do que um candidato procura para a sua vida profissional são quesitos bastante valorizados pela maioria dos recrutadores.

Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância das frases na área de objetivo do curriculum. Continue a leitura e descubra como recrutadores agem para analisar os candidatos!

Quais frases chamam atenção de um recrutador na análise de curriculum?

Com a quantidade de demanda diária e os diversos desafios de atuar em um RH estratégico, é preciso garantir táticas que agilizem o trabalho. Além disso, a responsabilidade de contratar exige um olhar apurado para todos candidatos que passam no sistema do setor de recursos humanos.

Pesquisas mostram que a média de tempo que cada recrutador gasta na primeira análise de curriculum é de apenas 30 segundos. Quais informações são mais importantes neste momento?

Entre os principais dados que merecem a atenção de um recrutador, estão as frases de objetivo. Elas oferecem um panorama sobre quem é o candidato, sua atual situação profissional e seu desejo de performance na empresa.

Durante a análise de curriculum, profissionais de recrutamento e seleção são atraídos por informações que são diretas e causam impacto. Um bom exemplo é a menção de “soft skills”, cada vez mais requisitadas pelas corporações.

Se um candidato fala que se preocupa com o clima organizacional, com os valores da empresa, em trabalhar em equipe e colaborar com o crescimento da organização por meio de suas habilidades, certamente seu curriculum vale uma observação mais detalhada.

O ideal é que o documento tenha um apelo especial e direto ao perfil da empresa que faz o recrutamento. O cuidado em personalizar a candidatura é uma mostra de interesse real na vaga, eliminando aqueles que estão “atirando para todos os lados”.

Quais os critérios usados na análise de curriculum?

Não há uma fórmula absoluta para a análise. Cada recrutador pode criar seus próprios métodos e até usar ferramentas digitais para fazer uma primeira análise. No entanto, para ajudar quem precisa avaliar a candidatura de um profissional, resolvemos elencar alguns critérios que precisam ser observados:

  • apresentação estética do curriculum: espaçamentos, formalidade, disposição dos dados e português correto;
  • formação adequada para a vaga: é fundamental que o candidato preencha os requisitos necessários;
  • descrição pessoal e dos objetivos profissionais: como o profissional se apresenta, o que fala sobre seus pontos fracos e fortes, o que espera da empresa e o que está disposto a oferecer;
  • trajetória profissional: a experiência em cargos similares e o tempo do candidato em cada empresa;
  • habilidades específicas: soft skills e hard skills.

Quando um recrutador deixa um curriculum de lado?

Assim como algumas frases chamam a atenção de um recrutador, outras questões podem fazer com que um candidato seja descartado na análise de curriculum.

Por exemplo, frases com erros de português ou excesso de clichês costumam ser prontamente desqualificadas. O mesmo acontece se o curriculum parece excessivamente neutro e impessoal, como algo copiado de um site.

Outro fator que pode desqualificar rapidamente um candidato é o não entendimento do perfil da vaga. Muitos profissionais se candidatam a vagas cujas exigências não correspondem à sua formação. Ao perceber essa atitude, o curriculum é deixado de lado e o recrutador ainda pode marcar negativamente o profissional.

Quais são as melhores ideias de objetivo para curriculum?

Muitos profissionais ainda têm dificuldade em encontrar frases certas para colocar no objetivo do curriculum. De modo geral, elas devem ser simples, fáceis de entender e bastante objetivas, de forma a sintetizar os desejos profissionais do candidato, sem muita enrolação.

Para facilitar a vida de quem está elaborando um novo curriculum e passando por dificuldades para preencher o quesito ‘objetivo’, sugerimos algumas construções de frases. Adaptadas ao seu segmento, elas podem ajudar a compor uma apresentação atraente aos olhos dos recrutadores. Veja a seguir:

  • “Gostaria de fazer parte da equipe de funcionários da empresa, tendo o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva, além de contribuir para o desenvolvimento da organização como um todo.”
  • “Procuro novos desafios profissionais e uma efetivação no mercado. O desenvolvimento das minhas habilidades e a geração de resultados positivos são os meus objetivos, de modo que seja possível viabilizar um crescimento qualitativo e quantitativo da empresa.”
  • “Busco uma vaga no mercado para colocar minhas habilidades em prática e colaborar com equipes de trabalho, tendo o crescimento da organização e o desenvolvimento pessoal e profissional como os principais focos.”
  • “Procuro uma efetivação no mercado para colocar em prática o que aprendi ao longo do meu tempo como profissional, desenvolvendo minhas habilidades e contribuindo para o crescimento da empresa.”

O que aumenta as chances de contratação?

Sabemos que a disputa pelas melhores vagas do mercado tem se intensificado. Criar estratégias que diminuam as chances de erros e aumentem as chances de contratação é fundamental.

O curriculum é uma peça chave no primeiro contato com a organização. Por isso, é importante passar nesse documento a sua real intenção e capacidade de alcançar os objetivos da vaga.

Separamos, logo abaixo, dicas sobre ações que aumentam as chances de um candidato e chamam atenção do recrutador.

  • avaliar bem a cultura organizacional da empresa. Quanto maior for o alinhamento a esta cultura, maiores são as chances de contratação;
  • realizar, antes da entrevista, uma pesquisa sobre a empresa, sobre a vaga de trabalho, sobre a equipe etc. Isso demonstra o real interesse do candidato na oportunidade;
  • não ter medo de expor os defeitos. Quanto mais sincero o candidato for, mais credibilidade será passada para o entrevistador;
  • Se o cargo for de liderança, o candidato que demonstra já ter conduzido equipes para o sucesso, maximizando o resultado das pessoas, ganha pontos positivos.

Esperamos que este artigo ajude você a perceber o quanto a análise de curriculum com cuidado e estratégia é um processo fundamental em qualquer recrutamento. Afinal, este é o processo responsável por trazer os melhores talentos para o time da empresa.

Redes sociais são um espaço importante para o contato entre empresas e profissionais. Para ficar por dentro das novidades do mundo corporativo, siga os nossos perfis. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e Youtube.

Convenia - Gestão de RH incrivelmente simples

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.