Como fazer gestão de benefícios com o Convenia

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando a gente fala em gestão de benefícios para o RH, qual é a primeira coisa que você pensa?

Em nossa última pesquisa, nós elencamos um top 3 das principais respostas, sendo elas: alto custo, burocracia e demanda operacional.

É natural que benefícios tenham um valor elevado, sendo o segundo maior custo depois da folha de pagamento. Já a burocracia e demanda operacional acabam sendo fatores agravados pela legislação brasileira que não contribui para que isso seja mais ágil e fácil.

Como você sabe a área de gestão de benefícios, ou o profissional de RH que é responsável por isso dentro da empresa, acaba acumulando um volume de tarefas alto e se torna uma área mais problemática do que rentável. Para resolver esse problema, muitas empresas terceirizam a gestão e contratação de benefícios com empresas especializadas. O Convenia é uma dessas empresas que te ajuda desde a escolha dos fornecedores até a sua gestão operacional.

Quer entender um pouco mais de como funciona uma gestão de benefícios eficiente dentro de uma empresa? Continue lendo esse artigo!

Etapas para implementação da gestão de benefícios com o Convenia

1. Estudo do cenário interno

A primeira etapa a ser realizada é entender como está a sua operação de gestão de benefícios atual, onde estão os seus problemas e qual é a sua necessidade daqui para frente para conseguir te ajudar da melhor forma.

2. Avaliação de mercado

A segunda etapa consiste em avaliar o mercado, ou seja, verificar quais são as soluções de benefícios disponíveis que se enquadram na sua necessidade, perfil de colaboradores e no seu budget.

É nessa etapa que avaliaremos juntos os melhores planos e faremos as negociações.

3. Implantação

O terceiro e mais importante passo é o processo de transição ou aquisição de novos benefícios. Esse processo não necessariamente resulta na troca de fornecedor ou inclusão de um novo, pode ser somente um alinhamento com as operadoras atuais ou ajuste de fluxo interno. E também te auxiliamos nessa etapa.

As vantagens de ter uma equipe especializada para fazer a sua gestão de benefícios

1. Gestão automatizada

Uma das vantagens que o Convenia tem é a gestão de RH integrada na nossa plataforma e a comunicação acontecer sempre em tempo real. Por exemplo, para um colaborador começar a trabalhar na empresa, ele precisará ser incluído na plataforma, então no momento em que você vincula ele aos benefícios, nós já recebemos uma notificação para iniciar os processos de inclusão e exclusão com todas as informações que já foram inseridas no Convenia. Logo, a sua movimentação acontecerá de forma automatizada.

2. Canal de comunicação direta

Outra vantagem é a existência de um canal de comunicação direto do colaborador com o especialista em benefícios do Convenia. Assim o seu RH não perde tempo tirando dúvidas muito simples ou em busca de informações que não possui, por exemplo, quando o colaborador quer saber se determinado hospital tem a parte pediátrica. O RH não terá essa informação e vai perder tempo procurando para auxiliar o colaborador, já que não tem obrigação de saber, mas precisa informá-lo mesmo assim. E para o colaborador enviar dúvidas desse tipo para o RH e o RH enviar para o Convenia acaba ficando complicado, por isso encurtamos essa comunicação.

Além das dúvidas, esse canal serve para eventuais reembolsos, não somente a parte operacional em que você envia as informações e nós fazemos o reembolso, como também eliminar possíveis dúvidas e fazer, claro, o acompanhamento de todas essas demandas com os fornecedores.

3. Faturamento

O Convenia também te ajuda em seu faturamento, para os benefícios como vale refeição, saúde, odontológico, seguro de vida, alimentação, transporte, porque temos o espelho da sua folha de pagamento e as faturas anteriores na plataforma. Então fazemos um faturamento que funciona muito melhor do que somente avaliar o que entrou e o que saiu, gerando um ganho operacional.

4. Reavaliação de contrato

Por fim, mas não menos importante, os benefícios são cíclicos dentro da empresa, por isso sempre fazemos a reavaliação depois do término do contrato. Avaliamos se fez sentido continuar com os fornecedores atuais, o que podemos otimizar ou se existe algum fornecedor que tem alguma condição melhor. Caso o fornecedor esteja bom e não necessite de mudança, nós também conseguimos negociar reajuste. Temos vários cases de sucesso assim dentro do Convenia.

Através da nossa gestão, seu RH diminui 40% das demandas operacionais, reduz exposição aos riscos, fica muito mais estratégico para se preocupar com o principal capital de qualquer empresa que são as pessoas.

Esse foi um breve resumo de como conseguimos te ajudar na sua gestão de benefícios. Então entre em contato com a gente e vamos juntos revolucionar a gestão de benefícios na sua empresa!

Benefícios corporativos e outras ferramentas para o seu time

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *