Gestão da comunicação empresarial e as diferentes gerações

Gestão da comunicação empresarial e as diferentes gerações

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe como realizar efetivamente a gestão da comunicação empresarial no mercado atual? A transformação digital acelerou muito as mudanças de pensamento e ações. Isso teve uma forte influência na vida das pessoas, e o gestor encontra visões totalmente distintas em um mesmo ambiente.

Para tratar dessa diversidade de ideias, é preciso conhecer como cada geração foi criada e se comporta no mercado de trabalho. Neste artigo, traremos essa reflexão e falaremos mais detalhadamente sobre as diferentes gerações. Acompanhe!

Impacto das gerações na gestão da comunicação empresarial

A gestão da comunicação empresarial segue como um grande desafio e, no mercado atual — em que diferentes gerações de força de trabalho atuam sob o mesmo teto —, líderes se veem cada vez mais cobrados a conhecer os principais problemas de comunicação e terem a capacidade de contorná-los.

Tendo em mente que a diferença das práticas entre as gerações que atuam hoje no mercado são os fatores que levam à maior parte dos conflitos de gestão da comunicação empresarial, fica claro que ambos os lados (trabalhadores novos e mais antigos) devem tanto estar cientes do problema como buscar aprender com o outro.

Enquanto a maior parte do grupo de trabalhadores atuantes acima de 50 anos se desenvolveu com uma ideia de que um emprego estável deve ser tido como prioridade de vida, as novas gerações buscam conectar estilo de vida com atuação profissional, se preocupando menos em passar muito tempo em uma só empresa e optando por ter mais flexibilidade no mercado de trabalho.

A discrepância entre essas visões influencia negativamente os dois grupos, dando impressões erradas que acabam por fazer o colaborador se sentir desvalorizado, quando na realidade isso é apenas o resultado de maneiras diferentes de encarar a vida profissional. O reconhecimento no ambiente empresarial também entra na lista de fatores conflitantes na visão das diferentes gerações.

A solução para a melhoria na gestão da comunicação empresarial está justamente na força dos líderes, que devem incentivar o aprendizado mútuo entre o trabalhador de hoje e o das gerações passadas.

Dessa maneira, além de estreitar o relacionamento entre os grupos, o líder concilia o conhecimento dos millennials com a experiência dos baby boomers, que podem se familiarizar com as novas tecnologias e a cultura pop na troca de informações.

Definições das diferentes gerações

Como observamos, o gestor enfrenta uma dificuldade de comunicação justamente por conta da diferença de idade e do forte impacto da transformação em um curto espaço de tempo. Isso gerou diferença de pensamento e ações.

A partir de agora, veremos algumas definições importantes. Não se atente à classificação cronológica, pois as gerações são determinadas mais pelo comportamento do que pelo período exato que nasceram. Por isso, não é uma classificação exata, mas o resultado de várias análises comportamentais. Acompanhe!

1. Baby boomers

Os baby boomers são os mais antigos nessa escala (nasceram entre 1940 e 1960). Não é difícil entender que essas pessoas valorizam o que é relacionado ao tradicional.

Mais especificamente, termos como disciplina, autoridade, poder e resultados são os mais queridos. Eles valorizam o trabalho como se fosse sua própria identidade, e têm mais resistência às inovações tecnológicas.

O papel do gestor com essas pessoas é valorizar o espírito de equipe e detalhar menos as informações. Delegue funções que envolvam mais o controle e a mentoria de ações. Evite diálogos muito tecnológicos.

2. Geração X

A geração X é representada pelos nascidos entre 1960 e 1980. Aqui começa uma transição tecnológica, mas muitos ainda comportam a rigidez do pensamento antigo. Porém, as inovações começam a ser bem recebidas e agregadas à rotina de trabalho.

Aqui o espírito de equipe é substituído pelo trabalho individual, e a qualidade de vida é mais valorizada. Há maior dedicação e comprometimento com a empresa.

Essa geração espera maior valorização por acreditar estar no auge de sua carreira. Então, reconhecer ações é uma boa prática para se aproximar e melhorar a comunicação. Os membros da geração X são mais abertos à tecnologia, mas precisam ser inseridos com mais atenção e necessitam de acompanhamento em situações de mudanças.

3. Millennials

Também conhecidos como geração Y, os millennials nasceram entre 1980 e 2000. Naturalmente, compõem boa parte do mercado e já encontraram um ambiente tecnológico ao ingressar no mundo do trabalho. Por isso, tendem a ser mais conectados em relação aos membros das gerações anteriores.

Termos como globalização, revolução tecnológica e criatividade são muito fortes nessa geração. Os millennials tendem a ser mais adaptativos e têm dificuldade com rigidez e hierarquia.

Lidar com profissionais dessa geração exige um tato psicológico, pois são mais emocionais e instáveis. Seja mais informal e busque encaixá-los em funções em que gostem mais de trabalhar.

4. Geração Z

A geração Z nasceu a partir de 2001, praticamente já conectada com a internet, os smartphones, e com uma forte presença no mundo virtual. São os profissionais do futuro, e o gestor que deseja longevidade na função deve saber trabalhar com eles.

Soluções digitais são o carro chefe dessa geração, e a tecnologia é parte inseparável de suas vidas. A inserção e o reconhecimento devem vir essencialmente de forma virtual para essas pessoas.

Tenha uma linguagem mais digital e procure dar mais liberdade de ação para essas pessoas. Estimule a criatividade e o raciocínio, e valorize a flexibilidade de trabalho.

Percebeu como essas transições aconteceram muito rápido e acabaram impactando fortemente a gestão da comunicação empresarial? Por isso é fundamental diferenciar essas gerações para trabalhá-las com mais precisão. Então registre em suas ideias os pontos e contrapontos listados e aprimore a sua visão sobre cada geração.

Não interrompa essa linha de pesquisa sobre a gestão da comunicação empresarial. Que tal baixar um e-book sobre como motivar millennials?

Comunique seus benefícios e tenha ganhos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *