Gestão de talentos em pequenas empresas

Marcelo Furtado
Employer Branding
  2 min. de leitura

Confira aspectos importantes que podem fazer toda a diferença na gestão de talentos em pequenas empresas

 

Para que uma empresa seja bem-sucedida e alcance os seus objetivos de crescimento e progresso, é fundamental contar com uma equipe de funcionários composta por profissionais competentes e escolhidos com critério. No entanto, depois de formar um bom time, é essencial que seja feita a gestão de talentos, evitando a perda de colaboradores importantes e que, no caso das pequenas empresas, podem fazer toda a diferença no progresso da companhia como um todo. 

Em função disso, a gestão de talentos – e, consequentemente, a retenção deles – se torna ainda mais importante para as empresas de pequeno porte, que devem contar com líderes atentos e motivadores para que a manutenção de equipes eficientes possa ser feita. Com isso em mente, confira alguns dos aspectos mais diretamente conectados com a gestão de pessoas que podem ajudar na retenção de profissionais qualificados, e mantenha seus times de colaboradores sem desfalques.

  • Conheça sua equipe
    Saber quais são os principais objetivos profissionais e pessoais da sua equipe é o primeiro passo para mantê-la satisfeita e, consequentemente, sem o desejo de mudar de emprego.
  • Tire proveito da proximidade
    As pequenas empresas têm a vantagem da proximidade entre os profissionais, permitindo que uma relação mais próxima seja estabelecida e que uma gestão mais eficiente dos talentos seja realizada.
  • Comunicação é fundamental
    Seguindo na linha dos primeiros dois itens, manter uma comunicação aberta com os funcionários é de grande importância; permitindo que problemas ou insatisfações (assim como boas e inovadoras idéias e opiniões) sejam conhecidos em pouco tempo e que providências rápidas possam ser tomadas para reverter ou melhorar a situação.
  • Capacitação é palavra-chave
    Investir no progresso e na capacitação dos membros da sua equipe é fundamental e pode fazer toda a diferença para reter bons profissionais.
  • Seja flexível
    Flexibilidade, seja no sentido de liberdade criativa ou de horários de trabalho, é um aspecto de absoluta importância para os profissionais nos dias de hoje, e ter isso em mente é essencial para os gestores que não querem perder os talentos de sua empresa.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!