Dicas especiais para melhorar a concentração no trabalho

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  2 min. de leitura

Confira dicas práticas para melhorar a concentração no ambiente de trabalho e veja sua produtividade aumentar

 

Num tempo em que os celulares e smartphones “viciam” e acabam com a atenção de cada vez mais pessoas, é preciso ficar ligado em formas de melhorar a concentração na hora do trabalho e dos estudos – permitindo que informações sejam absorvidas e que a execução de tarefas complexas seja realizada.

Nem sempre o silêncio pode ser considerado uma boa forma de melhorar a concentração de uma pessoa e, pensando nos equívocos cometidos por muitos que buscam o foco no ambiente de trabalho sem atingir essa meta, separamos algumas dicas especiais para que o seu nível de atenção direcionada aumente no exercício de suas funções e na sua vida de uma forma geral. Confira:

  • Ouça música (mas não suas preferidas)
    A música pode ajudar a relaxar as pessoas e a bloquear ruídos no ambiente. No entanto, é preciso escolher faixas as quais você seja indiferente, já que músicas muito adoradas, detestadas ou novas podem provocar, justamente, o efeito contrário – prejudicando sua capacidade de atenção.
  • Exercite-se
    Manter o corpo em movimento regular é fundamental para desenvolver partes do cérebro conectadas com a memória, e os benefícios podem ser percebidos em pouco tempo, segundo pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos.
  • Durma bem
    Dormir pelo menos sete horas por noite garante uma atividade cerebral maior em relação aos que não conseguem esse relaxamento, e tirar pequenos cochilos durante o dia também pode ajudar a melhorar a concentração.
  • Mantenha-se devidamente alimentado e hidratado
    Além de fornecer a energia necessária para que desempenhe suas funções, alimentação e hidratação em dia também podem influenciar na rapidez com que tarefas são executadas.
  • Faça pausas
    De acordo com estudos, nosso cérebro só consegue se dedicar totalmente a um único objetivo pelo período de uma hora. Por isso, ao atingir essa merca, o ideal é fazer uma pausa para levantar ou tomar uma bebida – e se a bebida for café, melhor ainda; já que ele é capaz de ajudar a diminuir as distrações.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!