Millennials no mercado de trabalho

Millennials no mercado de trabalho

Um dos grandes desafios das empresas modernas é lidar com diferentes gerações no seu time de colaboradores. No passado, as mudanças ocorridas nos perfis geracionais eram mínimas – mas essa não é a realidade atual. Por exemplo, falando sobre a geração millennials, podemos dizer que tem traços bem distintos das gerações anteriores.

Mas quem são os millennials? Quais são as suas principais características? Descubra as respostas neste artigo. Acompanhe!

Quem são os millennials?

Os millennials, ou geração Y, englobam o grupo de pessoas nascidas nas proximidades da virada do século 20 para o 21. Portanto, estão atualmente na faixa média dos 23 aos 30 anos. Atualmente, são os profissionais que estão ingressando ou têm poucos anos de experiência no mercado de trabalho.

Essa geração também é conhecida como os “nativos digitais”, pois cresceram junto com o desenvolvimento de tecnologias inteligentes, dispositivos eletrônicos e das redes sociais. Para atender as expectativas desses jovens profissionais, as empresas estão remodelando os seus processos.

De acordo com o estudo “The Millennial Survey 2020”, produzido pela Deloitte, as organizações estão criando um ambiente interno mais criativo, inovador, diverso e flexível. Dessa forma, os negócios não só atraem como também retém os millennials.  

Gerações no mercado de trabalho

No geral, as equipes das empresas atuais são compostas por 4 gerações. São elas:

  • Baby boomer – profissionais nascidos entre os anos de 1940 e 1960. Essas pessoas tendem a ser mais conservadoras, gostarem de estabilidade no emprego, desejam uma carreira linear e valorizam a fidelidade a empresa;
  • X – são os nascidos entre as décadas de 1960 e 1980. Essa geração tem traços da anterior, como o perfil conservador. Porém, são mais flexíveis quanto a remodelagem de processos empresariais e não tão fiéis a uma organização;
  • Millennials ou Y – esses nasceram entre as décadas de 1990 e 2000. Suas características estão sendo abordadas neste artigo;
  • Z – essa geração se confunde um pouco com a millennial. Como ponto de demarcação, podemos apontar os que estão com idade próxima dos 20 anos. São bem jovens, mas já estão mostrando as “caras” no mercado de trabalho. Sua principal característica é a disrupção, ou seja, a inovação à frente da tradição. Um exemplo típico da personalidade “Z” é visto na cultura interna das startups.

Millennials nas empresas – principais características de atuação

Se pudéssemos reunir todas as características da geração millennial em um único pacote, ficaria assim:

  • Soft skills – espírito de equipe, pensamento estratégico e consciência inovadora;
  • Modelo de trabalho – flexível, tecnológico, saudável, integrado e inclusivo;
  • Valores – sustentabilidade, empatia e companheirismo;
  • Desejos – desenvolvimento profissional, carreira desafiadora, diálogo próximo com gestores e colegas de trabalho, além de uma boa experiência de emprego.

Ainda sobre o estudo da Deloitte, foi ressaltado no conteúdo que as coisas nunca voltarão a ser como eram antes da pandemia do Covid-19. Nas mãos dos jovens está a oportunidade de criarem um mundo diferente e melhor.

Podemos dizer que, nas mãos das empresas, está a oportunidade de entenderem e ajudarem esses profissionais nessa jornada.

O que achou do nosso artigo? Entendeu qual é o perfil da geração millennial? Quer aprofundar seus conhecimentos sobre esses jovens profissionais? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book: Como motivar millennials.

New call-to-action

 

Clique para avaliar esse post!
[Total: 0 Média: 0]

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post