Saiba quais são as perguntas que você deve fazer a si antes de pedir as contas do seu cargo atual para mudar de carreira
A falta de motivação em um emprego é um dos principais fatores para gerar grandes níveis de insatisfação profissional e, consequentemente, fazer com que um trabalhador avalie a possibilidade de mudar de carreira. Mas, enquanto há uma série de exemplos de pessoas que se tornaram extremamente bem-sucedidas a tomar uma decisão de vida nesse sentido, também há muitos exemplos de fracasso – e é fundamental saber o que se perguntar na hora de abandonar o seu emprego atual na busca de um sonho.
Entender bem o seu próprio perfil profissional e saber quais são os seus principais objetivos de vida são informações essenciais para quem está pensando em mudar de carreira – já que, perseguir esse tipo de sonho é algo que exige que um trabalhador corra uma série de riscos, e saber quais são os principais desafios do caminho é essencial para obter sucesso nessa jornada.
Com isso em mente, confira as sete perguntas que todo profissional que analisa a possibilidade de mudar de carreira deve fazer a si mesmo:
- Quais são as suas principais potencialidades como profissional?
Seus talentos, habilidades e capacidades devem estar sempre na ponta da língua. - Com os talentos que tenho, uma mudança é possível?
É preciso avaliar bem se as suas habilidades são capazes de lhe dar a chance de mudança que você busca. - Por que estou tão insatisfeito onde estou?
Em muitos casos, a insatisfação pessoal pode acabar fazendo com que a pessoa se torne insatisfeita profissionalmente – e as bolas não podem ser trocadas, já que uma mudança sem motivos reais é a porta para o fracasso. - Quem pode me orientar?
Buscar ajuda e a opinião de um mentor (ou um profissional de coaching) é essencial. - Você sabe o que lhe espera?
Seja em um novo ambiente de trabalho ou no seu novo empreendimento, é preciso saber que tipo de desafios terá que enfrentar – e se está devidamente preparado para eles. - Você está atualizado com o mercado?
Abandonar um cargo sem saber exatamente as demandas e ferramentas mais novas do cenário atual pode ser um verdadeiro tiro no pé. - Você sabe como se planejar?
Planejar-se (financeiramente, psicologicamente e profissionalmente) é fundamental para se dar bem em qualquer tipo de mudança e evitar os maiores riscos desse tipo de desafio.
Imagem: reprodução