Saiba como manter um namoro com um(a) colega de trabalho

Saiba como manter um namoro com um(a) colega de trabalho

Saiba como manter um namoro com um(a) colega de trabalho

Muitas empresas possuem normas e códigos de conduta no que diz respeito ao namoro entre seus funcionários. Porém, segundo a lei trabalhista brasileira, não é permitido que a organização restrinja liberdades e direitos individuais a cada um de seus empregados, principalmente fora da jornada de trabalho. Por outro lado, o empregador possui o direito de evitar comportamentos inadequados durante o expediente e ter assegurado o bom andamentos dos negócios. Portanto, algumas medidas devem ser tomadas tanto pelo empregado como pelo empregador para garantir um ambiente de trabalho propício e respeito a individualidade de cada um.

Confira abaixo algumas condutas importantes de se estabelecer no ambiente de trabalho:

Empresa:

Respeitar: como foge do controle da empresa, aceitar e respeitar a relação é essencial.

Conversar: os superiores diretos devem conversar com o casal envolvido e reforçar os cuidados a serem tomados, principalmente em relação à descrição e a continuidade das tarefas designadas a cada um.

Evitar medidas drásticas: demissões, por exemplo, devem ser evitadas. Caso o relacionamento esteja interferindo na rotina de trabalho, uma mudança de setor pode ser uma boa solução.


Funcionários:

Não esconder: o relacionamento não deve ser um segredo. Uma conversa franca com o superior imediato eleva o nível de confiança entre vocês e evita que o casal se torne alvo de “fofocas de corredor” dentro da empresa.

Respeitar: tanto o ambiente de trabalho como os colegas devem ser respeitados. Demostrações de afeto e carinho devem ser evitadas durante o expediente.

Evitar distrações: o relacionamento não pode interferir no desempenho individual do casal. É necessário separar a relação profissional da pessoal ainda mais se os envolvidos trabalharem na mesma área ou setor.
Além disso, as ferramentas de comunicação da empresa são para o bom andamento do negócio. Evite conversar amorosas por e-mail e por outros meios.

Perguntar: se houver dúvida em como agir em alguma situação, sempre opte pela opção mais formal e discreta. Caso ainda tenha alguma dúvida, tente levar a questão para o departamento pessoal da sua empresa para que não evitar situações desconfortáveis.

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Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.