5 dicas para promover o endomarketing em sua empresa

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  6 min. de leitura

Quando falamos de comunicação, muitos pensam que se trata apenas do relacionamento da empresa com seus clientes e o endomarketing entra justamente para provar o contrário. 

Para gerar um bom atendimento aos seus clientes, é necessário construir uma boa comunicação interna com os seus colaboradores e sua equipe.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup em 2017, colaboradores muito engajados ajudam a melhorar indicadores como satisfação do cliente.

Segundo o estudo, funcionários engajados têm um volume de vendas 20% maior do que os que não se identificam com a empresa.

Nessa mesma pesquisa é informado que, cerca de 65% dos funcionários que pediram o desligamento do seu antigo trabalho o fizeram por não se sentirem devidamente reconhecidos dentro da empresa.

Por isso, implantar estratégias de endomarketing na sua empresa faz toda a diferença no desempenho e produtividade da equipe, gerando ainda mais resultados.

Separamos 5 dicas para te ajudar a promover o endomarketing em sua organização, são elas:

  • Datas comemorativas;
  • Segurança e bem-estar;
  • Reconhecimento dos colaboradores;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Palestras motivacionais.

Além disso, vamos explicar quais os benefícios dessas estratégias e como elas podem mudar um ambiente de trabalho. Confira!

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma das estratégias de marketing interna da empresa, ou seja, é um conjunto de ações que visam os benefícios e relacionamento entre os colaboradores e empregadores.

5 dicas de implementação do endomarketing

Vamos ensinar dicas simples, mas objetivas que farão a diferença na relação da sua empresa com os seus colaboradores.

Datas comemorativas

Dia das mães, dia das mulheres, dia dos pais, aniversário e carnaval. Essas são algumas das datas comemorativas mais famosas no Brasil e no mundo. 

Por isso, fornecer pequenas lembranças aos seus colaboradores pode ser uma prova de carinho e reconhecimento.

Permitir um day off no aniversário, dar presentes e lembranças em datas comemorativas faz toda a diferença, criando um sentimento de empatia e pertencimento.

Segurança e bem-estar

Um lugar aconchegante, seguro e tranquilo ajuda na produtividade do time, por isso, oferecer um ambiente de paz e harmonia para seus colaboradores afeta diretamente na forma como eles enxergam a empresa.

Além de fornecer este ambiente, incentivar atividades físicas (como, por exemplo, ginástica laboral) demonstra cuidado com a saúde dos colaboradores, principalmente neste momento de home office, onde o estresse está cada vez mais presente por conta da necessidade de equilibrar a rotina do trabalho com as adversidades de casa.

Reconhecimento dos colaboradores

Uma das coisas que mais ajudam os colaboradores a entenderem a sua importância e valor dentro da empresa, é o reconhecimento de líderes e superiores pelo seu esforço e dedicação. 

Por isso, anunciar em uma reunião de equipe que um colaborador bateu a sua meta ou ensinou os novatos da empresa como funciona o Facebook Ads, faz toda a diferença. 

Além disso, o reconhecimento também pode vir em formas de presentes e brindes, seja com um gift card, uma cesta de chocolate ou descontos em lojas parceiras.

Treinamentos e capacitações

Outro ponto muito importante é a implementação de novos treinamentos, atualizados e inovadores para desenvolver as habilidades de seus colaboradores. 

Assim, eles aprendem algo novo para aprimorar o que já sabem e fazerem um trabalho ainda melhor.

Você pode contratar um profissional ou selecionar um, até mesmo dentro da empresa, para ministrar um treinamento sobre como anunciar no Google Ads, por exemplo. 

E depois, até produzir algum quiz entre os colaboradores, com prendas e recompensas finais. 

Palestras motivacionais

Conhecimento sempre será a chave para o amadurecimento profissional e pessoal, por isso, fornecer palestras voltadas para essas duas áreas pode ajudar muito os seus colaboradores a se conhecerem mais e entenderem seus pontos a melhorar.

Você pode contratar profissionais que ministram palestras sobre como funciona o Twitter Ads e sobre a importância de cuidar da saúde mental. 

Dessa forma, você permite que o colaborador aprimore técnicas na sua profissão e cuide também da sua vida pessoal.

Afinal de contas, quando a vida pessoal do colaborador se encontra abalada, na maioria das vezes ele reflete nos seus resultados profissionais. 

Investir em cuidado físico e mental para seus empregados fará toda a diferença no ambiente de trabalho. 

Essas são algumas das estratégias mais usadas e eficazes dentro das empresas, com objetivo de auxiliar seus colaboradores e criar um ambiente ainda melhor entre todos. 

Quais os benefícios do endomarketing?

Implantar estratégias certeiras voltadas para o endomarketing traz benefícios incríveis para a sua equipe, como:

Mais produtividade

Quando os colaboradores são incluídos nas estratégias de endomarketing, eles se sentem mais acolhidos e introduzidos dentro do universo empresarial e entendem o motivo do seu trabalho.

Por isso, aderir aos benefícios citados anteriormente pode estimular seus colaboradores a produzirem ainda mais nas suas áreas e até mesmo, auxiliar colegas e líderes em momentos difíceis.

Cria um ótimo ambiente de trabalho 

Compartilhar suas conquistas e recompensas é uma das coisas mais comuns entre colaboradores de empresas que não abrem mão das estratégias de endomarketing.

Isso cria um ótimo ambiente de trabalho, onde todos se dão bem, compartilham momentos bons e ruins, seus desafios e recompensas. 

Seja entre colaboradores, líderes ou gerentes. 

O ambiente se torna leve, alegre e responsável, sabendo que cada um será reconhecido pelo seu trabalho e esforço.

Diminui o número de desligamentos

Quando os colaboradores se encontram em um ambiente onde todos se ajudam e o seu trabalho é constantemente reconhecido pelos seus colegas e líderes, as chances dessa pessoa sair para outra oportunidade se torna cada vez menor. 

Os colaboradores aprendem a valorizar tudo o que a empresa faz por eles e as oportunidades de crescimento que ela oferece, incentivando o empregado a continuar naquele ambiente.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o endomarketing fornece, trazendo muito mais do que bons resultados, mas bons profissionais e seres humanos. 

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você e que a maioria das suas dúvidas relacionadas ao endomarketing tenham sido esclarecidas!

Lembre-se sempre da importância de cada colaborador dentro da empresa, são eles que mais se esforçam para que os resultados cheguem e para que a empresa cresça. 

Investir em anúncios, produtos e estruturas é muito importante, mas investir em pessoas é ainda melhor.

Conteúdo produzido em parceria com a Ideal Marketing.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!