Os novos desafios do departamento pessoal

Os novos desafios do departamento pessoal

Confira as mudanças do mercado que vem trazendo cada vez mais desafios para quem atua no departamento pessoal

 

Conforme abordado em outros artigos já publicados no Blog Convenia, o departamento pessoal é responsável por uma série de tarefas que tanto complementam como ajudam o trabalho dos profissionais de recursos humanos – embora as suas funções sejam, na realidade, bastante diferentes.

No entanto, com as diferentes mudanças e avanços do mercado de trabalho atual, os profissionais que atuam no departamento pessoal vem ganhando cada vez mais importância dentro dos planejamentos de grandes empresas; já que, por meio da participação desse setor nas estratégias de melhorias de uma companhia, é possível identificar ainda mais fatores a serem destacados – complementando os dados já colhidos pelos recursos humanos e qualquer que seja o tipo de avaliação de desempenho aplicado por eles.

Por meio dessa combinação de informações, os profissionais de RH e do departamento pessoal podem fornecer os dados para que a gestão de pessoas seja feita da melhor maneira – juntando as informações de maior relevância para que planejamentos de melhorias em variados aspectos (como clima organizacional e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho) possam ser traçados com foco e eficiência.

Alinhando os dados e as visões destes diferentes departamentos, é possível visualizar estratégias mais claras e concisas, levando em conta fatores que abordam desde os valores, visões e missões institucionais de uma empresa até as avaliações de desempenho, o desenvolvimento de competências e habilidades de colaboradores e até que tipo de novo desafio pode ser benéfico para as equipes de uma corporação quando propostos.

Dessa forma, novos programas, projetos e estratégias de melhorias podem ser desenvolvidos, chegando cada vez mais próximos de sanar os problemas existentes e, ainda, de deixar colaboradores das mais diferentes hierarquias satisfeitos com suas funções e tarefas.

Imagem: reprodução

  New call-to-action

Clique para avaliar esse post!
[Total: 0 Média: 0]

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post