Características profissionais de um executivo

Características profissionais de um executivo

Projetar um perfil executivo pode ser o passaporte para alcançar posições de liderança no mercado de trabalho atual

O perfil executivo é hoje um fator determinante nas chances de um profissional tornar-se um líder e gerenciar cargos de alta demanda. Composto por variados fatores e competências – que incluem, por exemplo, habilidades como falar bem em público, cativar e convencer ouvintes e projetar uma imagem de confiança – este perfil hoje representa quase 30% das qualidades buscadas em um profissional capaz de assumir posições de liderança.

Segundo uma pesquisa realizada pelo CTI – Center of Talent Innovation com mais de 250 executivos sênior do mercado de trabalho norte-americano, ter boa aparência, ser confiante, ter habilidades de discurso, linguagem clara e objetividade são alguns dos fatores presentes em boa parte dos profissionais com perfil executivo e, portanto, devem ser especialmente levados em consideração por quem busca avanços e promoções na carreira.

Embora não pareça um item de tanta relevância para parte da força de trabalho atual, a aparência – incluindo vocabulário e vestuário – de um profissional pode influir bastante para que ele se enquadre no perfil de liderança desejado pelo mercado e, trajar roupas muito justas, casuais ou reveladoras (principalmente no caso das mulheres) pode fazer um funcionário perder muitos pontos na corrida em direção a promoções e novos cargos.

Soar como alguém de pouco conhecimento (em função de um linguajar inapropriado ou de alguma forma “pobre”) também é um fator extremamente negativo para quem busca se encaixar no perfil executivo, e uma boa saída para melhorar nesse quesito é pedir feedbacks constantes a pessoas de confiança, que possam apontar os principais erros e acertos na sua postura profissional.

Comunicar-se de uma forma que mostre paixão e sabedoria pelo que é abordado conta muito pontos a favor de um profissional, assim como a capacidade de fazer contato visual, impor-se num debate com um tom de voz adequado, ter respostas rápidas e convincentes e até mesmo ser capaz de dar um aperto de mãos cheio de segurança.

Imagem: reprodução

Clique para avaliar esse post!
[Total: 0 Média: 0]

Equipe Convenia

Nós somos uma HR tech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. Nascemos há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática. Desde então temos trabalhado fortemente para que nossos produtos evoluam junto com os nossos clientes, pois entendemos que diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas tem mais tempo para as pessoas. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de gestão de departamento pessoal, contratação e gestão de benefícios, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

Contribua com este post