Confira os principais motivos para investir em uma plataforma online!

Tempo de leitura: 6 minutos

Como o RH de sua empresa tem realizado a gestão de pessoas? Se sua resposta envolve papelada e planilhas, queremos conversar com você sobre uma ferramenta que pode revolucionar a forma de trabalho da sua equipe de recursos humanos: a plataforma online de gestão.

Continue lendo este artigo e descubra que há um universo de benefícios para organizações que investem na inovação na gestão de pessoas. No texto, vamos mostrar como grandes empresas têm lidado com este tema e quais são os principais motivos para que essa tecnologia faça parte da rotina da sua empresa. Vamos lá?

As tendências na área de recursos humanos

Nos últimos anos, grandes corporações internacionais como Google, Chevron, Twitter e Adobe têm se destacado por conta de um fator: a forma como tratam seus funcionários. A cultura “people first” tem se espalhado pelo globo a partir do entendimento de que pessoas são mais importantes do que lucros.

Independentemente do tamanho da sua organização, adotar esse pensamento produz um ambiente organizacional mais sadio, com profissionais mais engajados e melhores resultados.

A cultura “people first” tem outra grande tendência como aliada, que é a de usar a tecnologia em favor da área de recursos humanos. Afinal, os recursos tecnológicos são eficazes na centralização e otimização de processos.

O efeito disso? Mais tempo livre para que o time de RH possa elaborar estratégias para atrair e reter talentos, recrutar com maior índice de acertos e criar formas de fortalecer a cultura da empresa e gerar satisfação. Esse é o cenário ideal, certo?

Os motivos para usar uma plataforma online

É surpreendente que muitas empresas ainda não tenham saído do básico no que se trata de ferramentas de gestão de recursos humanos. Se esse é o caso da sua organização, queremos mostrar alguns dos principais motivos para evoluir para uma plataforma online e trilhar o caminho de grandes e inovadoras empresas.

Centralização de informações

Certamente um dos pontos chave para quem vai adotar uma plataforma online de gestão de RH é a facilidade de centralizar as informações geradas pela rotina de trabalho. Para pequenas empresas, isso pode não parecer de grande valia, mas, à medida que um negócio começa a expandir, ele passa a gerar tantos dados que uma organização pobre destas informações inviabiliza a gestão.

Além de não ser nada profissional, uma gestão descentralizada confunde, cria problemas, toma tempo para encontrar dados e torna impossível a tomada de decisões baseada nesses dados.

Otimização de processos

Além da centralização, uma plataforma online garante otimização. Sim, são duas coisas diferentes, porém, uma acaba sendo consequência da outra.

Com informações e processos centralizados em um só sistema, esse mesmo sistema vai ser capaz de dar as respostas que você precisa de forma muito mais rápida. Isso só vai deixar o trabalho do setor de RH mais fluído e eficiente.

Otimizar processos é a regra de ouro em um cenário competitivo, no qual o tempo precisa ser gasto com boas iniciativas e não com burocracias e processamento de informações que poderiam ser automatizadas.

Rapidez para acessar dados

Ainda que muitas empresas optem por softwares em servidores físicos, essa ainda não é a melhor opção, considerando o volume de dados que produzimos atualmente. Por isso, a tecnologia de cloud computing — computação na nuvem — se mostra como a alternativa ideal. Dados armazenados online são acessados de forma mais rápida, de qualquer lugar e com segurança.

Acesso dos colaboradores

Uma plataforma online de qualidade, além de beneficiar o time de RH, vai ser útil também para os funcionários da empresa. Isso porque ela reserva espaços de interação e acesso à informação. Esses fatores contribuem para uma cultura corporativa que traga mais satisfação aos colaboradores, levando sua organização a alcançar padrões “people first” como os citados no início deste artigo.

Facilidade para feedback

Como já falamos, a satisfação e engajamento dos funcionários precisam se tornar alvo do RH. Para isso, contar com ferramentas que deem voz aos colaboradores é fundamental para medir o clima organizacional. Esse é mais um motivo para investir em uma plataforma de gestão.

Alinhamento de metas

Centralizar informações é também possibilitar uma comunicação mais integrada. Com isso, fica ainda mais simples alinhar a equipe e fazer com que todos estejam olhando na mesma direção, com os mesmos objetivos e metas. Em uma boa plataforma online, você vai encontrar um espaço de interação, como um mural, onde será possível repassar informações importantes para os colaboradores.

Acesso a métricas

Os KPIs — Key Performance Indicators — são parte da rotina administrativa de qualquer corporação. Por meio da análise dos indicadores são tomadas decisões com embasamento e segurança. Assim, contar com um sistema que colete, organize e interprete dados é uma necessidade para gestores. Esse fator influencia na autonomia da gestão e pode levar a empresa a melhores resultados.

O que deve ser considerado na escolha de uma plataforma

Agora que você conhece diversos motivos para trocar planilhas e papéis por uma plataforma online, pode estar se perguntando quais fatores precisa considerar no momento de escolher seu sistema. Vamos ajudar você nisso também!

Para começar, é importante ter entendimento do tamanho da demanda do departamento pessoal da sua empresa. Isso vai ser influenciado não só pelo cenário atual da organização, mas também pelas metas de crescimento nos anos seguintes.

Afinal, se sua empresa tem expectativa de contratar mais, é preciso abrir espaço na rotina otimizando processos e pensar que em breve a demanda será maior.

Outro ponto a pôr na balança são os recursos que a plataforma disponibiliza: se ela é rápida, se tem boa capacidade de armazenamento de informações e é constantemente atualizada. Por fim, você pode observar se a plataforma pode ser testada previamente e qual foi o feedback de outros gestores que já estão usando o sistema.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Renovar pode ser desafiador, mas é sempre indispensável para empresas que querem bons resultados. Como você viu, contar com uma plataforma online de gestão de RH traz possibilidades de crescimento para sua organização.

Se você já decidiu dar um passo adiante para a inovação em sua empresa, venha conhecer o Convenia, software de gestão de RH focado em otimizar processos de forma moderna e simples. Nossa equipe espera seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *