Descubra como definir os seus pontos fortes e fracos profissionalmente e de que forma tirar proveito deles para se destacar no mercado
Independentemente do cargo, posição, remuneração ou status, todo e qualquer profissional tem seus pontos fortes e fracos; e cabe a cada um de nós saber como identificar tais dons e falhas para usar essas informações de maneira acertada e, principalmente, vantajosa.
Enquanto muitos ainda se iludem com a ideia de que os profissionais de maior sucesso no mercado alcançam esse nível em função de uma espécie de perfeição curricular, os trabalhadores que realmente se destacam já sabem que o segredo para construir uma boa e rentável carreira está no uso de seus pontos fortes e fracos a seu favor – tirando proveito máximo das partes boas e das ruins que compõem a sua personalidade e a sua forma de atuar no mercado de trabalho.
Com isso em mente, fica claro que a identificação das suas maiores potencialidades e fragilidades é o primeiro passo para se dar bem no mercado – e que o acompanhamento de mais alguns passos específicos, conforme exposto a seguir:
- Identificar os pontos fracos
Mesmo sendo difícil lidar com as próprias limitações e ‘defeitos’, é fundamental definir quais são os seus principais pontos fracos profissionais (por meio de uma análise criteriosa e sincera de si) e buscar alternativas para amenizá-los. - Potencialize os pontos fortes
Saber quais são os seus pontos fortes também é essencial, já que será por meio do seu diferencial e das suas potencialidades que você ganhará destaque no mercado – e fazer o que puder para melhorar, ainda mais, as características em que você já tem sucesso é o melhor caminho para progredir. - Alinhe os pontos fortes e fracos
Nenhum profissional vive apenas de habilidades ou fragilidades, e é preciso alinhar suas melhores características com o que há de mais frágil no seu currículo para compor, dessa forma, um profissional com grande potencial pra crescer e se destacar no mercado.
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